Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawachi, Guilherme Jotto, 1986-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_fd46613ba73c55727efd982824ae3137
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342129
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidadeCritical literacy and affect in contemporary language education : reflections on educational proposals at the universityLinguagem e educaçãoAfeto (Psicologia)LetramentoLanguage and educationAffect (Psychology)LiteracyLetramento críticoContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de um vírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidos em diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguística contemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauração forçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como um espaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE, 2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo. A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários, parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticas sensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos deles e levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o potencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fim de favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflito inerentes ao trabalho com a criticidadeAbstract: The challenges of survival in dark times, marked by the destructive power of a virus and the equally devastating force of necropolitics (MBEMBE, 2016) are felt in different spheres of society, with significant impacts on contemporary language education. In this context, the deprivation of social contact as a result of the forced establishment of remote teaching proved to be a challenge for the construction of the classroom as a space of feeling, intimacy (HOOKS, 2017) and of hopeful love (FREIRE, 2013, 2014). This is the difficult scenario that circumscribes the didactic sequence discussed in this article. The proposal, which was worked on in an English language course with university students, starts from a literary text to discuss racism, affectivity and (lack of) hope. The sensitive themes reverberated in the emotions of the students, proving to be painful for many of them and raising questions of different orders. Thus, the objective of this article is to discuss the potential of affect for language education in its interface with critical literacy, in order to favor dialogue, embodied listening and hope, even in situations of conflict inherent to working with criticalityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKawachi, Guilherme Jotto, 1986-Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10832KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T12:26:46Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T12:26:46Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
Critical literacy and affect in contemporary language education : reflections on educational proposals at the university
title Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
spellingShingle Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
Kawachi, Guilherme Jotto, 1986-
Linguagem e educação
Afeto (Psicologia)
Letramento
Language and education
Affect (Psychology)
Literacy
Letramento crítico
title_short Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
title_full Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
title_fullStr Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
title_full_unstemmed Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
title_sort Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
author Kawachi, Guilherme Jotto, 1986-
author_facet Kawachi, Guilherme Jotto, 1986-
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author_role author
author2 Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawachi, Guilherme Jotto, 1986-
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e educação
Afeto (Psicologia)
Letramento
Language and education
Affect (Psychology)
Literacy
Letramento crítico
topic Linguagem e educação
Afeto (Psicologia)
Letramento
Language and education
Affect (Psychology)
Literacy
Letramento crítico
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832
KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832
identifier_str_mv KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829639270400