Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (português e inglês) |
id |
CAMP_fd46613ba73c55727efd982824ae3137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342129 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidadeCritical literacy and affect in contemporary language education : reflections on educational proposals at the universityLinguagem e educaçãoAfeto (Psicologia)LetramentoLanguage and educationAffect (Psychology)LiteracyLetramento críticoContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Os desafios da (sobre)vivência em tempos sombrios, marcados pelo poder destruidor de um vírus e pela força igualmente devastadora de uma necropolítica (MBEMBE, 2016) são sentidos em diversas esferas da sociedade, com impactos significativos para a educação linguística contemporânea. Nesse contexto, a privação do contato social como resultado da instauração forçada do ensino remoto mostrou-se desafiadora para a construção da sala de aula como um espaço de sentimento, intimidade (HOOKS, 2017) e de amorosidade esperançada (FREIRE, 2013, 2014). Este é o difícil cenário que circunscreve a sequência didática discutida neste artigo. A proposta, que foi trabalhada em uma disciplina de Língua Inglesa com alunos universitários, parte de um texto literário para discutir racismo, afetividade e (falta de) esperança. As temáticas sensíveis reverberaram nas emoções dos alunos, mostrando-se dolorosas para muitos deles e levantando questionamentos de diversas ordens. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o potencial do afeto para a educação linguística em sua interface com o letramento crítico, a fim de favorecer o diálogo, a escuta corporificada e a esperança, mesmo em situações de conflito inerentes ao trabalho com a criticidadeAbstract: The challenges of survival in dark times, marked by the destructive power of a virus and the equally devastating force of necropolitics (MBEMBE, 2016) are felt in different spheres of society, with significant impacts on contemporary language education. In this context, the deprivation of social contact as a result of the forced establishment of remote teaching proved to be a challenge for the construction of the classroom as a space of feeling, intimacy (HOOKS, 2017) and of hopeful love (FREIRE, 2013, 2014). This is the difficult scenario that circumscribes the didactic sequence discussed in this article. The proposal, which was worked on in an English language course with university students, starts from a literary text to discuss racism, affectivity and (lack of) hope. The sensitive themes reverberated in the emotions of the students, proving to be painful for many of them and raising questions of different orders. Thus, the objective of this article is to discuss the potential of affect for language education in its interface with critical literacy, in order to favor dialogue, embodied listening and hope, even in situations of conflict inherent to working with criticalityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKawachi, Guilherme Jotto, 1986-Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10832KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T12:26:46Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342129Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-04T12:26:46Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade Critical literacy and affect in contemporary language education : reflections on educational proposals at the university |
title |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
spellingShingle |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade Kawachi, Guilherme Jotto, 1986- Linguagem e educação Afeto (Psicologia) Letramento Language and education Affect (Psychology) Literacy Letramento crítico |
title_short |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
title_full |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
title_fullStr |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
title_full_unstemmed |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
title_sort |
Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea : reflexões sobre propostas educativas na universidade |
author |
Kawachi, Guilherme Jotto, 1986- |
author_facet |
Kawachi, Guilherme Jotto, 1986- Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawachi, Guilherme Jotto, 1986- Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e educação Afeto (Psicologia) Letramento Language and education Affect (Psychology) Literacy Letramento crítico |
topic |
Linguagem e educação Afeto (Psicologia) Letramento Language and education Affect (Psychology) Literacy Letramento crítico |
description |
Contém 2 arquivos (português e inglês) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832 KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832 |
identifier_str_mv |
KAWACHI, Guilherme Jotto; ROCHA, Claudia Hilsdorf. Letramento crítico e afeto na educação linguística contemporânea: reflexões sobre propostas educativas na universidade. Signum: estudos da linguagem. Londrina, PR : Universidade Estadual de Londrina/Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2022. Vol. 25, n. 2 Educação linguística crítica em línguas Adicionais (ago. 2022), p. 36–52 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10832. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829639270400 |