A educação na pandemia : sobreviveremos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-, Archangelo, Ana, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138
Resumo: Resumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao aluno
id CAMP_fe4a43b5db8847bae21c8b5f02dccd4f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182540
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A educação na pandemia : sobreviveremos?Education during the pandemic : will we survive?PandemiasTeletrabalhoPandemicsTeleworkingArtigo originalAcolhimento escolarWelcoming schoolResumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao alunoAbstract: This article presents the narratives of three public school teachers from three different cities, regarding their experiences, anxieties and questions in times of pandemic due to the COVID-19 virus. The organization of the work follows an increasing order according to the grades each one acts in: the first, a teacher from Elementary School I; the second, from Elementary School II; and the third, from high school. The three narratives, although composed separately, find each other in the similarities of the challenges experienced, and in the search for a redefinition of the teaching role, they also allow us to conclude that it is necessary and urgent to think of the school as a welcoming environment for the studentAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendonça, Lilian Cardoso de, 1991-Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-Archangelo, Ana, 1965-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182540porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T08:23:25Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-13T08:23:25Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação na pandemia : sobreviveremos?
Education during the pandemic : will we survive?
title A educação na pandemia : sobreviveremos?
spellingShingle A educação na pandemia : sobreviveremos?
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Pandemias
Teletrabalho
Pandemics
Teleworking
Artigo original
Acolhimento escolar
Welcoming school
title_short A educação na pandemia : sobreviveremos?
title_full A educação na pandemia : sobreviveremos?
title_fullStr A educação na pandemia : sobreviveremos?
title_full_unstemmed A educação na pandemia : sobreviveremos?
title_sort A educação na pandemia : sobreviveremos?
author Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
author_facet Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
Archangelo, Ana, 1965-
author_role author
author2 Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
Archangelo, Ana, 1965-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-
Archangelo, Ana, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemias
Teletrabalho
Pandemics
Teleworking
Artigo original
Acolhimento escolar
Welcoming school
topic Pandemias
Teletrabalho
Pandemics
Teleworking
Artigo original
Acolhimento escolar
Welcoming school
description Resumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao aluno
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138
MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138
identifier_str_mv MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182540
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820652974080