A educação na pandemia : sobreviveremos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao aluno |
id |
CAMP_fe4a43b5db8847bae21c8b5f02dccd4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182540 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação na pandemia : sobreviveremos?Education during the pandemic : will we survive?PandemiasTeletrabalhoPandemicsTeleworkingArtigo originalAcolhimento escolarWelcoming schoolResumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao alunoAbstract: This article presents the narratives of three public school teachers from three different cities, regarding their experiences, anxieties and questions in times of pandemic due to the COVID-19 virus. The organization of the work follows an increasing order according to the grades each one acts in: the first, a teacher from Elementary School I; the second, from Elementary School II; and the third, from high school. The three narratives, although composed separately, find each other in the similarities of the challenges experienced, and in the search for a redefinition of the teaching role, they also allow us to conclude that it is necessary and urgent to think of the school as a welcoming environment for the studentAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendonça, Lilian Cardoso de, 1991-Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976-Archangelo, Ana, 1965-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182540porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T08:23:25Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-13T08:23:25Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação na pandemia : sobreviveremos? Education during the pandemic : will we survive? |
title |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
spellingShingle |
A educação na pandemia : sobreviveremos? Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991- Pandemias Teletrabalho Pandemics Teleworking Artigo original Acolhimento escolar Welcoming school |
title_short |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
title_full |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
title_fullStr |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
title_full_unstemmed |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
title_sort |
A educação na pandemia : sobreviveremos? |
author |
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991- |
author_facet |
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991- Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- Archangelo, Ana, 1965- |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- Archangelo, Ana, 1965- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991- Silva, Rosiane Cristina dos Santos, 1976- Archangelo, Ana, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemias Teletrabalho Pandemics Teleworking Artigo original Acolhimento escolar Welcoming school |
topic |
Pandemias Teletrabalho Pandemics Teleworking Artigo original Acolhimento escolar Welcoming school |
description |
Resumo: O presente artigo traz as narrativas de três professoras da rede pública de três cidades, a respeito de suas experiências, angústias e questionamentos em tempos de pandemia devida ao vírus COVID-19. O trabalho foi organizado seguindo uma ordem crescente de acordo com a atuação de cada uma: a primeira, uma professora do Ensino Fundamental I; a segunda, do Ensino Fundamental II; e a terceira, do Ensino Médio. As três narrativas, embora compostas separadamente, encontram-se nas similaridades dos desafios vividos e na procura por uma ressignificação da função docente e permitem concluir que é necessário e urgente pensar a escola como um ambiente de acolhimento ao aluno |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138 MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, Lilian Cardoso de; SILVA, Rosiane Cristina dos Santos; ARCHANGELO, Ana. A educação na pandemia: sobreviveremos?. Linha mestra. Campinas, SP : Associação de Leitura do Brasil, 2020. Vol. 14, n. 41a (set., 2020), p. 35-43. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648138. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030820652974080 |