Institutional project: teacher education and social responsibility
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade. |
id |
CAPES-1_0ff9104ec2fc6328dcfe652c1462228d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/252 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Institutional project: teacher education and social responsibilityProjeto Institucional: formação docente e compromisso socialProyecto institucional: la formación del profesorado y el compromiso socialInterdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social.Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social.Teacher Education. Social Responsibility. InterdisciplinarityEste artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade.This article presents the Integrated Project of Teaching Degree Courses: teaching formation and social commitment, of the University of the South of Santa Catarina – UNISUL – as part of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID), launched by Ministry of Education and Culture – MEC, in December, 2007. The Teaching Degree Courses of UNISUL, through discussions and implementations of integrated projects, along with interdisciplinary actions in public schools, have inserted their students into the professional reality, promoting an inter-institutional relationship, by rethinking their commitment to the education of the region of which they are a part. Therefore, the Project here presented supports the training of teachers committed to building quality education.Este artículo presenta el Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social (Proyecto Integrado de las Licenciaturas: formación docente y compromiso social) de la Universidad del Sur de Santa Catarina (Unisul), como parte integral del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid), lanzado por el Ministerio de Educación y Cultura (MEC) en diciembre de 2007. Los cursos de licenciatura de Unisul, a través de discusiones e implementaciones de proyectos integrados con acciones interdisciplinarias en las escuelas públicas, han inserido sus académicos en la realidad profesional, promoviendo una relación interinstitucional con el fin de reconsiderar su compromiso con la educación en la región donde opera. Por lo tanto, el proyecto presentado subsidia la formación de profesores comprometidos con la construcción de una educación de calidad.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoDestro, Adriana Mendonçade Carvalho, Dalmo GomesJung, Maricelma SimianoSevero, MarileteSachetti Hubbe, Rosandra SchlickmannSchafaschek, Rosicler2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25210.21713/2358-2332.2012.v8.252RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252/241http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/252/17##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Institutional project: teacher education and social responsibility Projeto Institucional: formação docente e compromisso social Proyecto institucional: la formación del profesorado y el compromiso social |
title |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
spellingShingle |
Institutional project: teacher education and social responsibility Destro, Adriana Mendonça Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social. Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social. Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity |
title_short |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
title_full |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
title_fullStr |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
title_full_unstemmed |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
title_sort |
Institutional project: teacher education and social responsibility |
author |
Destro, Adriana Mendonça |
author_facet |
Destro, Adriana Mendonça de Carvalho, Dalmo Gomes Jung, Maricelma Simiano Severo, Marilete Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann Schafaschek, Rosicler |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Dalmo Gomes Jung, Maricelma Simiano Severo, Marilete Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann Schafaschek, Rosicler |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Destro, Adriana Mendonça de Carvalho, Dalmo Gomes Jung, Maricelma Simiano Severo, Marilete Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann Schafaschek, Rosicler |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social. Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social. Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity |
topic |
Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social. Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social. Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade. This article presents the Integrated Project of Teaching Degree Courses: teaching formation and social commitment, of the University of the South of Santa Catarina – UNISUL – as part of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID), launched by Ministry of Education and Culture – MEC, in December, 2007. The Teaching Degree Courses of UNISUL, through discussions and implementations of integrated projects, along with interdisciplinary actions in public schools, have inserted their students into the professional reality, promoting an inter-institutional relationship, by rethinking their commitment to the education of the region of which they are a part. Therefore, the Project here presented supports the training of teachers committed to building quality education. Este artículo presenta el Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social (Proyecto Integrado de las Licenciaturas: formación docente y compromiso social) de la Universidad del Sur de Santa Catarina (Unisul), como parte integral del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid), lanzado por el Ministerio de Educación y Cultura (MEC) en diciembre de 2007. Los cursos de licenciatura de Unisul, a través de discusiones e implementaciones de proyectos integrados con acciones interdisciplinarias en las escuelas públicas, han inserido sus académicos en la realidad profesional, promoviendo una relación interinstitucional con el fin de reconsiderar su compromiso con la educación en la región donde opera. Por lo tanto, el proyecto presentado subsidia la formación de profesores comprometidos con la construcción de una educación de calidad. |
description |
Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252 10.21713/2358-2332.2012.v8.252 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v8.252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252/241 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/252/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074773811201 |