Institutional project: teacher education and social responsibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Destro, Adriana Mendonça
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Carvalho, Dalmo Gomes, Jung, Maricelma Simiano, Severo, Marilete, Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann, Schafaschek, Rosicler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252
Resumo: Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade.
id CAPES-1_0ff9104ec2fc6328dcfe652c1462228d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/252
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Institutional project: teacher education and social responsibilityProjeto Institucional: formação docente e compromisso socialProyecto institucional: la formación del profesorado y el compromiso socialInterdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social.Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social.Teacher Education. Social Responsibility. InterdisciplinarityEste artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade.This article presents the Integrated Project of Teaching Degree Courses: teaching formation and social commitment, of the University of the South of Santa Catarina – UNISUL – as part of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID), launched by Ministry of Education and Culture – MEC, in December, 2007. The Teaching Degree Courses of UNISUL, through discussions and implementations of integrated projects, along with interdisciplinary actions in public schools, have inserted their students into the professional reality, promoting an inter-institutional relationship, by rethinking their commitment to the education of the region of which they are a part. Therefore, the Project here presented supports the training of teachers committed to building quality education.Este artículo presenta el Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social (Proyecto Integrado de las Licenciaturas: formación docente y compromiso social) de la Universidad del Sur de Santa Catarina (Unisul), como parte integral del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid), lanzado por el Ministerio de Educación y Cultura (MEC) en diciembre de 2007. Los cursos de licenciatura de Unisul, a través de discusiones e implementaciones de proyectos integrados con acciones interdisciplinarias en las escuelas públicas, han inserido sus académicos en la realidad profesional, promoviendo una relación interinstitucional con el fin de reconsiderar su compromiso con la educación en la región donde opera. Por lo tanto, el proyecto presentado subsidia la formación de profesores comprometidos con la construcción de una educación de calidad.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoDestro, Adriana Mendonçade Carvalho, Dalmo GomesJung, Maricelma SimianoSevero, MarileteSachetti Hubbe, Rosandra SchlickmannSchafaschek, Rosicler2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25210.21713/2358-2332.2012.v8.252RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252/241http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/252/17##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Institutional project: teacher education and social responsibility
Projeto Institucional: formação docente e compromisso social
Proyecto institucional: la formación del profesorado y el compromiso social
title Institutional project: teacher education and social responsibility
spellingShingle Institutional project: teacher education and social responsibility
Destro, Adriana Mendonça
Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social.
Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social.
Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity
title_short Institutional project: teacher education and social responsibility
title_full Institutional project: teacher education and social responsibility
title_fullStr Institutional project: teacher education and social responsibility
title_full_unstemmed Institutional project: teacher education and social responsibility
title_sort Institutional project: teacher education and social responsibility
author Destro, Adriana Mendonça
author_facet Destro, Adriana Mendonça
de Carvalho, Dalmo Gomes
Jung, Maricelma Simiano
Severo, Marilete
Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann
Schafaschek, Rosicler
author_role author
author2 de Carvalho, Dalmo Gomes
Jung, Maricelma Simiano
Severo, Marilete
Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann
Schafaschek, Rosicler
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Destro, Adriana Mendonça
de Carvalho, Dalmo Gomes
Jung, Maricelma Simiano
Severo, Marilete
Sachetti Hubbe, Rosandra Schlickmann
Schafaschek, Rosicler
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social.
Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social.
Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity
topic Interdisciplinaridade. Formação Docente. Compromisso Social.
Interdisciplinaridad. Formación del Profesorado. Compromiso Social.
Teacher Education. Social Responsibility. Interdisciplinarity
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade.
This article presents the Integrated Project of Teaching Degree Courses: teaching formation and social commitment, of the University of the South of Santa Catarina – UNISUL – as part of the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID), launched by Ministry of Education and Culture – MEC, in December, 2007. The Teaching Degree Courses of UNISUL, through discussions and implementations of integrated projects, along with interdisciplinary actions in public schools, have inserted their students into the professional reality, promoting an inter-institutional relationship, by rethinking their commitment to the education of the region of which they are a part. Therefore, the Project here presented supports the training of teachers committed to building quality education.
Este artículo presenta el Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social (Proyecto Integrado de las Licenciaturas: formación docente y compromiso social) de la Universidad del Sur de Santa Catarina (Unisul), como parte integral del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Pibid), lanzado por el Ministerio de Educación y Cultura (MEC) en diciembre de 2007. Los cursos de licenciatura de Unisul, a través de discusiones e implementaciones de proyectos integrados con acciones interdisciplinarias en las escuelas públicas, han inserido sus académicos en la realidad profesional, promoviendo una relación interinstitucional con el fin de reconsiderar su compromiso con la educación en la región donde opera. Por lo tanto, el proyecto presentado subsidia la formación de profesores comprometidos con la construcción de una educación de calidad.
description Este artigo apresenta o Projeto Integrado das Licenciaturas: formação docente e compromisso social da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), como parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), lançado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) em dezembro de 2007. Os cursos de licenciatura da Unisul, por meio de discussões e implementações de projetos integrados, com ações interdisciplinares em escolas da rede pública, têm inserido seus acadêmicos na realidade profissional, promovendo uma relação interinstitucional, a fim de repensar seu compromisso com a educação da região onde está inserida. Para tanto, o projeto aqui apresentado subsidia a formação de professores comprometidos com a construção de uma educação de qualidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252
10.21713/2358-2332.2012.v8.252
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/252/241
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/252/17
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074773811201