Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367 |
Resumo: | O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional. |
id |
CAPES-1_189d1d32e253bdba719560fd7df4d91c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/367 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuroCollective Health Graduate Program: present situation and challenges to the futureEstudios de posgrado en Salud Colectiva: situación actual y desafíos hacia el futuroGraduate Program. Public Health. Collective HealthPosgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.El estudio analiza los desafíos del posgrado en Salud Colectiva a principios del siglo XXI, teniendo en cuenta los aspectos específicos de este tipo de formación y los cambios ocurridos en el campo de las prácticas de salud pública a la luz de las transformaciones sociales y históricas. El principal objetivo fue la problematización de diferentes aspectos que pueden orientar la formulación de programas de posgrado. El texto se compone de una breve historia del desarrollo del posgrado en este área, consideraciones acerca de la situación actual de los programas acreditados, los retos para el futuro del posgrado stricto sensu, las implicaciones del proceso de globalización para los saberes y las prácticas de la salud pública, la nueva salud pública y los desafíos para la formación académica y profesional.The article discusses the challenges for graduate programs in Public Health at the beginning of the XXI century, considering the specific aspects of training such as the changes in the field of public health practices in terms of social and historical transformations. The main objective is to discuss different aspects that should inform the formulation of graduate programs. The text is composed of a brief history of the development of graduate studies in the area, considerations about the current status of accredited programs, challenges for the future of this area, the implications of globalization for the knowledge and practices of public health, and the new public health challenges for academic and professional training.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoBarata, Rita BarradasSantos, Ricardo Ventura2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/36710.21713/2358-2332.2013.v10.367RBPG; v. 10, n. 19 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 19 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367/310##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro Collective Health Graduate Program: present situation and challenges to the future Estudios de posgrado en Salud Colectiva: situación actual y desafíos hacia el futuro |
title |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
spellingShingle |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro Barata, Rita Barradas Graduate Program. Public Health. Collective Health Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva. Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva. |
title_short |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
title_full |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
title_fullStr |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
title_full_unstemmed |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
title_sort |
Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro |
author |
Barata, Rita Barradas |
author_facet |
Barata, Rita Barradas Santos, Ricardo Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ricardo Ventura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barata, Rita Barradas Santos, Ricardo Ventura |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduate Program. Public Health. Collective Health Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva. Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva. |
topic |
Graduate Program. Public Health. Collective Health Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva. Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional. El estudio analiza los desafíos del posgrado en Salud Colectiva a principios del siglo XXI, teniendo en cuenta los aspectos específicos de este tipo de formación y los cambios ocurridos en el campo de las prácticas de salud pública a la luz de las transformaciones sociales y históricas. El principal objetivo fue la problematización de diferentes aspectos que pueden orientar la formulación de programas de posgrado. El texto se compone de una breve historia del desarrollo del posgrado en este área, consideraciones acerca de la situación actual de los programas acreditados, los retos para el futuro del posgrado stricto sensu, las implicaciones del proceso de globalización para los saberes y las prácticas de la salud pública, la nueva salud pública y los desafíos para la formación académica y profesional. The article discusses the challenges for graduate programs in Public Health at the beginning of the XXI century, considering the specific aspects of training such as the changes in the field of public health practices in terms of social and historical transformations. The main objective is to discuss different aspects that should inform the formulation of graduate programs. The text is composed of a brief history of the development of graduate studies in the area, considerations about the current status of accredited programs, challenges for the future of this area, the implications of globalization for the knowledge and practices of public health, and the new public health challenges for academic and professional training. |
description |
O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367 10.21713/2358-2332.2013.v10.367 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2013.v10.367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 10, n. 19 (2013) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 19 (2013) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075067412480 |