Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Rita Barradas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Ricardo Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367
Resumo: O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.
id CAPES-1_189d1d32e253bdba719560fd7df4d91c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/367
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuroCollective Health Graduate Program: present situation and challenges to the futureEstudios de posgrado en Salud Colectiva: situación actual y desafíos hacia el futuroGraduate Program. Public Health. Collective HealthPosgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.El estudio analiza los desafíos del posgrado en Salud Colectiva a principios del siglo XXI, teniendo en cuenta los aspectos específicos de este tipo de formación y los cambios ocurridos en el campo de las prácticas de salud pública a la luz de las transformaciones sociales y históricas. El principal objetivo fue la problematización de diferentes aspectos que pueden orientar la formulación de programas de posgrado. El texto se compone de una breve historia del desarrollo del posgrado en este área, consideraciones acerca de la situación actual de los programas acreditados, los retos para el futuro del posgrado stricto sensu, las implicaciones del proceso de globalización para los saberes y las prácticas de la salud pública, la nueva salud pública y los desafíos para la formación académica y profesional.The article discusses the challenges for graduate programs in Public Health at the beginning of the XXI century, considering the specific aspects of training such as the changes in the field of public health practices in terms of social and historical transformations. The main objective is to discuss different aspects that should inform the formulation of graduate programs. The text is composed of a brief history of the development of graduate studies in the area, considerations about the current status of accredited programs, challenges for the future of this area, the implications of globalization for the knowledge and practices of public health, and the new public health challenges for academic and professional training.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoBarata, Rita BarradasSantos, Ricardo Ventura2013-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/36710.21713/2358-2332.2013.v10.367RBPG; v. 10, n. 19 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 19 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367/310##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
Collective Health Graduate Program: present situation and challenges to the future
Estudios de posgrado en Salud Colectiva: situación actual y desafíos hacia el futuro
title Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
spellingShingle Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
Barata, Rita Barradas
Graduate Program. Public Health. Collective Health
Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.
Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.
title_short Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
title_full Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
title_fullStr Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
title_full_unstemmed Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
title_sort Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro
author Barata, Rita Barradas
author_facet Barata, Rita Barradas
Santos, Ricardo Ventura
author_role author
author2 Santos, Ricardo Ventura
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Rita Barradas
Santos, Ricardo Ventura
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Graduate Program. Public Health. Collective Health
Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.
Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.
topic Graduate Program. Public Health. Collective Health
Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.
Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.
El estudio analiza los desafíos del posgrado en Salud Colectiva a principios del siglo XXI, teniendo en cuenta los aspectos específicos de este tipo de formación y los cambios ocurridos en el campo de las prácticas de salud pública a la luz de las transformaciones sociales y históricas. El principal objetivo fue la problematización de diferentes aspectos que pueden orientar la formulación de programas de posgrado. El texto se compone de una breve historia del desarrollo del posgrado en este área, consideraciones acerca de la situación actual de los programas acreditados, los retos para el futuro del posgrado stricto sensu, las implicaciones del proceso de globalización para los saberes y las prácticas de la salud pública, la nueva salud pública y los desafíos para la formación académica y profesional.
The article discusses the challenges for graduate programs in Public Health at the beginning of the XXI century, considering the specific aspects of training such as the changes in the field of public health practices in terms of social and historical transformations. The main objective is to discuss different aspects that should inform the formulation of graduate programs. The text is composed of a brief history of the development of graduate studies in the area, considerations about the current status of accredited programs, challenges for the future of this area, the implications of globalization for the knowledge and practices of public health, and the new public health challenges for academic and professional training.
description O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-30
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367
10.21713/2358-2332.2013.v10.367
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2013.v10.367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/367/310
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 10, n. 19 (2013)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 19 (2013)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075067412480