A institucionalização da pós-graduação no Brasil: o primeiro decênio da Capes (1951-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/312
Resumo: This paper has the objective of analyzing the first decade of the National Campaign for the Improvement of High Level Personnel (CAPES) that covers the period between the years 1951 and 1960. It places the CAPES institution within the apparatus of the federal government in a historic context marked by the nationalist-development model. The path to acheiving this objective has as essential elements the utilization of reports, letters, presidential messages and legal documents articulated through strategies and tactics by individuals-collectives that have built an institutional network that led CAPES to take on a central role in the elaboration of public education policies within Ministry of Education. This centrality had as its result the attempt to build a national system of graduate study that constitutes a legacy to be studied now.
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Este artigo tem como objetivo analisar o primeiro decênio de existência da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual Capes – Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior), que abarca o período de 1951 a 1960, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal em um contexto histórico marcado pelo modelo nacional-desenvolvimentista. O caminho para o alcance desse objetivo tem como elementos essenciais a utilização de relatórios, correspondências, mensagens presidenciais e documentos legais articulados sob o signo da utilizaçãode estratégias e táticas por indivíduos-coletivos que edificaram uma rede institucional que levou a Capes a um papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação. Tal centralidade teve como resultados a tentativa de construção de um sistema nacional de pós-graduação que se constitui em um legado a ser examinado no tempo presente.
Este artículo tiene como objetivo analizar la primera década de la existencia de la Campaña Nacional para la Mejora de la Enseñanza Superior (la actual Capes), que abarca el período de 1951 a 1960, ubicando a la institución en el ámbito del aparato estatal federal en un contexto histórico marcado por el modelo nacional-desarrollista. Para lograr esta meta son elementos esenciales el uso de informes, cartas, mensajes presidenciales y documentos legales articulados bajo el signo de la utilización de estrategias y tácticas por individuos colectivos que construyeron una red institucional que llevó la Capes a ocupar un papel central en la elaboración de políticas públicas de educación en el seno del Ministerio de Educación. Esto tuvo como resultados el intento de construir de un sistema nacional de posgrado que constituye un legado para ser examinado en el tiempo presente.
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