Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria do Socorro Pimentel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges, Mônica Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251
Resumo: Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.
id CAPES-1_3e5e926bb4db36a5b22a15996cf59b24
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/251
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue interculturalLanguage policies and pedagogical practices of intercultural bilingual educationLas políticas lingüísticas y las prácticas pedagógicas de la educación bilingüe interculturalBilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento.Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production.Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento.Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.Nuestro objetivo en este artículo es mostrar cómo las investigaciones realizadas por el Observatorio de la Educación Escolar Indígena, articuladas con las investigaciones de la beca y del proyecto extraescolar del curso de Licenciatura Intercultural de Formación de Profesores Indígenas de la Universidade Federal de Goiás, contribuyen al conocimiento de la realidad sociolingüística de los pueblos indígenas de la región Araguaia-Tocantins y a la adopción de políticas lingüísticas en las prácticas de la enseñanza bilingüe en la escuela y de políticas de fortalecimiento de las lenguas maternas originarias en las comunidades.Our aim in this paper is to present how research studies conducted by the Indigenous Education Observatory, combined with investigations conducted within the context of internship and extracurricular projects associated with the undergraduate program for Teacher Intercultural Indigenous Education at Federal University of Goiás, contribute to knowledge about the sociolinguistic reality of the indigenous region Araguaia-Tocantins and to the adoption of language policies pertaining to bilingual teaching practices in the school and to the strengthening of native languages originating in the context of local communities.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãoda Silva, Maria do Socorro PimentelBorges, Mônica Veloso2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25110.21713/2358-2332.2011.v8.251RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251/240##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
Language policies and pedagogical practices of intercultural bilingual education
Las políticas lingüísticas y las prácticas pedagógicas de la educación bilingüe intercultural
title Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
spellingShingle Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
da Silva, Maria do Socorro Pimentel
Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento.
Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production.
Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento.
title_short Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
title_full Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
title_fullStr Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
title_full_unstemmed Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
title_sort Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
author da Silva, Maria do Socorro Pimentel
author_facet da Silva, Maria do Socorro Pimentel
Borges, Mônica Veloso
author_role author
author2 Borges, Mônica Veloso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria do Socorro Pimentel
Borges, Mônica Veloso
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento.
Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production.
Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento.
topic Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento.
Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production.
Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento.
dc.description.none.fl_txt_mv Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.
Nuestro objetivo en este artículo es mostrar cómo las investigaciones realizadas por el Observatorio de la Educación Escolar Indígena, articuladas con las investigaciones de la beca y del proyecto extraescolar del curso de Licenciatura Intercultural de Formación de Profesores Indígenas de la Universidade Federal de Goiás, contribuyen al conocimiento de la realidad sociolingüística de los pueblos indígenas de la región Araguaia-Tocantins y a la adopción de políticas lingüísticas en las prácticas de la enseñanza bilingüe en la escuela y de políticas de fortalecimiento de las lenguas maternas originarias en las comunidades.
Our aim in this paper is to present how research studies conducted by the Indigenous Education Observatory, combined with investigations conducted within the context of internship and extracurricular projects associated with the undergraduate program for Teacher Intercultural Indigenous Education at Federal University of Goiás, contribute to knowledge about the sociolinguistic reality of the indigenous region Araguaia-Tocantins and to the adoption of language policies pertaining to bilingual teaching practices in the school and to the strengthening of native languages originating in the context of local communities.
description Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251
10.21713/2358-2332.2011.v8.251
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2011.v8.251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251/240
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075918856192