Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
DOI: | 10.21713/2358-2332.2011.v8.251 |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251 |
Resumo: | Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades. |
id |
CAPES-1_3e5e926bb4db36a5b22a15996cf59b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/251 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue interculturalLanguage policies and pedagogical practices of intercultural bilingual educationLas políticas lingüísticas y las prácticas pedagógicas de la educación bilingüe interculturalBilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento.Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production.Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento.Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades.Nuestro objetivo en este artículo es mostrar cómo las investigaciones realizadas por el Observatorio de la Educación Escolar Indígena, articuladas con las investigaciones de la beca y del proyecto extraescolar del curso de Licenciatura Intercultural de Formación de Profesores Indígenas de la Universidade Federal de Goiás, contribuyen al conocimiento de la realidad sociolingüística de los pueblos indígenas de la región Araguaia-Tocantins y a la adopción de políticas lingüísticas en las prácticas de la enseñanza bilingüe en la escuela y de políticas de fortalecimiento de las lenguas maternas originarias en las comunidades.Our aim in this paper is to present how research studies conducted by the Indigenous Education Observatory, combined with investigations conducted within the context of internship and extracurricular projects associated with the undergraduate program for Teacher Intercultural Indigenous Education at Federal University of Goiás, contribute to knowledge about the sociolinguistic reality of the indigenous region Araguaia-Tocantins and to the adoption of language policies pertaining to bilingual teaching practices in the school and to the strengthening of native languages originating in the context of local communities.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãoda Silva, Maria do Socorro PimentelBorges, Mônica Veloso2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25110.21713/2358-2332.2011.v8.251RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251/240##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:53Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural Language policies and pedagogical practices of intercultural bilingual education Las políticas lingüísticas y las prácticas pedagógicas de la educación bilingüe intercultural |
title |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
spellingShingle |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural da Silva, Maria do Socorro Pimentel Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento. Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production. Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento. da Silva, Maria do Socorro Pimentel Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento. Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production. Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento. |
title_short |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
title_full |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
title_fullStr |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
title_full_unstemmed |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
title_sort |
Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural |
author |
da Silva, Maria do Socorro Pimentel |
author_facet |
da Silva, Maria do Socorro Pimentel da Silva, Maria do Socorro Pimentel Borges, Mônica Veloso Borges, Mônica Veloso |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Mônica Veloso |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maria do Socorro Pimentel Borges, Mônica Veloso |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento. Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production. Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento. |
topic |
Bilinguismo. Políticas Linguísticas. Políticas Pedagógicas. Educação Bilíngue Intercultural. Produção de Conhecimento. Bilingualism. Linguistic Policies. Teaching Policies. Intercultural Bilingual Education. Knowledge Production. Bilingüismo. Políticas Lingüísticas. Políticas Pedagógicas. Educación Bilingüe Intercultural. Producción de Conocimiento. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades. Nuestro objetivo en este artículo es mostrar cómo las investigaciones realizadas por el Observatorio de la Educación Escolar Indígena, articuladas con las investigaciones de la beca y del proyecto extraescolar del curso de Licenciatura Intercultural de Formación de Profesores Indígenas de la Universidade Federal de Goiás, contribuyen al conocimiento de la realidad sociolingüística de los pueblos indígenas de la región Araguaia-Tocantins y a la adopción de políticas lingüísticas en las prácticas de la enseñanza bilingüe en la escuela y de políticas de fortalecimiento de las lenguas maternas originarias en las comunidades. Our aim in this paper is to present how research studies conducted by the Indigenous Education Observatory, combined with investigations conducted within the context of internship and extracurricular projects associated with the undergraduate program for Teacher Intercultural Indigenous Education at Federal University of Goiás, contribute to knowledge about the sociolinguistic reality of the indigenous region Araguaia-Tocantins and to the adoption of language policies pertaining to bilingual teaching practices in the school and to the strengthening of native languages originating in the context of local communities. |
description |
Nosso objetivo neste artigo é mostrar como as pesquisas realizadas por meio do Observatório da Educação Escolar Indígena, articuladas com as pesquisas do estágio e do projeto extraescolar do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, contribuem para o conhecimento da realidade sociolinguística dos indígenas da região Araguaia-Tocantins e para a adoção de políticas linguísticas nas práticas pedagógicas bilíngues na escola e de políticas de fortalecimento das línguas maternas originárias nas comunidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251 10.21713/2358-2332.2011.v8.251 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2011.v8.251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/251/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1821895728628236288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21713/2358-2332.2011.v8.251 |