A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23 |
Resumo: | A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador. |
id |
CAPES-1_485ef2547f0c16c1cbf82817b47a9e94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/23 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de SergipeA formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe*formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.education of researchers, graduate studies, research activitiesA Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.Research is one of the most important functions of the university. The education of researchers has rarely been studied from the viewpoint of the target population of the process: the graduate students themselves. This study aims to analyze the opinions of master’s degree candidates regarding their mastery of research methods and the required conditions for improvement their scientific education. A questionnaire was applied to the students at the master’s program in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The results reveal that most of the students evaluated positively their mastery of research methods. They also suggested steps to improve their education, related to material conditions (40%), the processes of learning (20%), and the structure of the program (20%). These suggestions will be analyzed by the program director, in order to improve the education of researchers.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe – FAP-SEAndrade, Tatiana Cardosode Santana, Ilka Thiziane TeixeiraCosta Carvalho, Ana Beatriz GarciaPardo, Maria Benedita Lima2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2310.21713/2358-2332.2004.v1.23RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe* |
title |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
spellingShingle |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe Andrade, Tatiana Cardoso formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa. education of researchers, graduate studies, research activities |
title_short |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
title_full |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
title_fullStr |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
title_full_unstemmed |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
title_sort |
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe |
author |
Andrade, Tatiana Cardoso |
author_facet |
Andrade, Tatiana Cardoso de Santana, Ilka Thiziane Teixeira Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia Pardo, Maria Benedita Lima |
author_role |
author |
author2 |
de Santana, Ilka Thiziane Teixeira Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia Pardo, Maria Benedita Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe – FAP-SE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Tatiana Cardoso de Santana, Ilka Thiziane Teixeira Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia Pardo, Maria Benedita Lima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa. education of researchers, graduate studies, research activities |
topic |
formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa. education of researchers, graduate studies, research activities |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador. Research is one of the most important functions of the university. The education of researchers has rarely been studied from the viewpoint of the target population of the process: the graduate students themselves. This study aims to analyze the opinions of master’s degree candidates regarding their mastery of research methods and the required conditions for improvement their scientific education. A questionnaire was applied to the students at the master’s program in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The results reveal that most of the students evaluated positively their mastery of research methods. They also suggested steps to improve their education, related to material conditions (40%), the processes of learning (20%), and the structure of the program (20%). These suggestions will be analyzed by the program director, in order to improve the education of researchers. |
description |
A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23 10.21713/2358-2332.2004.v1.23 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2004.v1.23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 1, n. 1 (2004) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074731868160 |