A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Tatiana Cardoso
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Santana, Ilka Thiziane Teixeira, Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia, Pardo, Maria Benedita Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23
Resumo: A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.
id CAPES-1_485ef2547f0c16c1cbf82817b47a9e94
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/23
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de SergipeA formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe*formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.education of researchers, graduate studies, research activitiesA Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.Research is one of the most important functions of the university. The education of researchers has rarely been studied from the viewpoint of the target population of the process: the graduate students themselves. This study aims to analyze the opinions of master’s degree candidates regarding their mastery of research methods and the required conditions for improvement their scientific education. A questionnaire was applied to the students at the master’s program in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The results reveal that most of the students evaluated positively their mastery of research methods. They also suggested steps to improve their education, related to material conditions (40%), the processes of learning (20%), and the structure of the program (20%). These suggestions will be analyzed by the program director, in order to improve the education of researchers.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe – FAP-SEAndrade, Tatiana Cardosode Santana, Ilka Thiziane TeixeiraCosta Carvalho, Ana Beatriz GarciaPardo, Maria Benedita Lima2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2310.21713/2358-2332.2004.v1.23RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe*
title A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
spellingShingle A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
Andrade, Tatiana Cardoso
formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.
education of researchers, graduate studies, research activities
title_short A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
title_full A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
title_fullStr A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
title_full_unstemmed A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
title_sort A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
author Andrade, Tatiana Cardoso
author_facet Andrade, Tatiana Cardoso
de Santana, Ilka Thiziane Teixeira
Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia
Pardo, Maria Benedita Lima
author_role author
author2 de Santana, Ilka Thiziane Teixeira
Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia
Pardo, Maria Benedita Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sergipe – FAP-SE

dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Tatiana Cardoso
de Santana, Ilka Thiziane Teixeira
Costa Carvalho, Ana Beatriz Garcia
Pardo, Maria Benedita Lima
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.
education of researchers, graduate studies, research activities
topic formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa.
education of researchers, graduate studies, research activities
dc.description.none.fl_txt_mv A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.
Research is one of the most important functions of the university. The education of researchers has rarely been studied from the viewpoint of the target population of the process: the graduate students themselves. This study aims to analyze the opinions of master’s degree candidates regarding their mastery of research methods and the required conditions for improvement their scientific education. A questionnaire was applied to the students at the master’s program in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The results reveal that most of the students evaluated positively their mastery of research methods. They also suggested steps to improve their education, related to material conditions (40%), the processes of learning (20%), and the structure of the program (20%). These suggestions will be analyzed by the program director, in order to improve the education of researchers.
description A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23
10.21713/2358-2332.2004.v1.23
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2004.v1.23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 1, n. 1 (2004)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074731868160