Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil: avanços e desafios a partir de políticas indutoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Rosana Brandão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Batista, Nildo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/823
Resumo: Este estudo objetivou conhecer as repercussões da indução dos mestrados profissionais em Ensino na Saúde, procurando subsídios para o aprimoramento e a sustentabilidade dos programas. O trabalho teve caráter qualitativo exploratório, reunindo análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos programas, predominando a análise temática dos dados coletados. Evidenciaram-se duas categorias: “Avanços dos programas em Ensino na Saúde na modalidade profissional” e “Desafios na implementação da política indutora”. Os avanços foram identificados pelo crescimento do número de programas, distribuição regional e agregação dos programas na área de Ensino da Capes. Os desafios remetem para a ausência de financiamento, pouca valorização do mestrado profissional e pouca clareza dos critérios de avaliação dos programas.
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spelling Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil: avanços e desafios a partir de políticas indutorasProfessional Master's Programs in Health Teaching in Brazil: advances and challenges with respect to incentives policiesMaestría Profesional en Enseñanza en la Salud en Brasil: avances y retos a partir de políticas inductorasEducação/Tópicos específicos de educação; ensino profissional;Mestrado Profissional. Políticas Públicas. SustentabilidadeProfessional Masters. Public Policies. Sustainability.Maestría Profesional. Políticas Públicas. Sostenibilidad.Este estudo objetivou conhecer as repercussões da indução dos mestrados profissionais em Ensino na Saúde, procurando subsídios para o aprimoramento e a sustentabilidade dos programas. O trabalho teve caráter qualitativo exploratório, reunindo análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos programas, predominando a análise temática dos dados coletados. Evidenciaram-se duas categorias: “Avanços dos programas em Ensino na Saúde na modalidade profissional” e “Desafios na implementação da política indutora”. Os avanços foram identificados pelo crescimento do número de programas, distribuição regional e agregação dos programas na área de Ensino da Capes. Os desafios remetem para a ausência de financiamento, pouca valorização do mestrado profissional e pouca clareza dos critérios de avaliação dos programas.Este estudio tuvo como objetivo conocer las repercusiones de la inducción de la maestría profesional en enseñanza en salud, buscando subvenciones para la mejora y sostenibilidad de los programas. El trabajo tuvo un carácter investigador cualitativo, recopilando análisis documental y llevando a cabo entrevistas semiestructuradas a coordinadores de los programas, predominando el análisis temático de los datos recogidos. Se pusieron de manifiesto dos categorías: “Avances de los programas en enseñanza de la salud en modalidad profesional” y “Retos en la implementación de la política inductora”. Los avances fueran identificados por el crecimiento del número de programas; la distribución regional y la incorporación de los programas en el área de enseñanza de la Capes. Los retos se remiten a ausencia de financiación, poca valorización de la maestría profesional y poca claridad de los criterios de evaluación de los programas.The aim of this study was to identify the repercussions from the incentive for Professional Master's Programs in Education in Health, seeking subsidies for the improvement and sustainability of the programs. The study was exploratory and qualitative, gathering documental analysis and semi-structured interviews with coordinators of the programs, emphasizing a thematic analysis of the collected data. Two categories were observed: Advances in the health education programs of professional mode and Challenges in implementing the induction policy. The advance was identified by the growing number of programs; regional distribution and aggregation of programs in the Teaching Area, as defined by Capes. The challenges refer to: lack of financing, poor appreciation of the professional master and lack of clarity of the criteria for evaluating the programs.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoVilela, Rosana BrandãoBatista, Nildo Alves2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/82310.21713/2358-2332.2015.v12.823RBPG; v. 12, n. 28 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 28 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/823/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com -
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Este estudio tuvo como objetivo conocer las repercusiones de la inducción de la maestría profesional en enseñanza en salud, buscando subvenciones para la mejora y sostenibilidad de los programas. El trabajo tuvo un carácter investigador cualitativo, recopilando análisis documental y llevando a cabo entrevistas semiestructuradas a coordinadores de los programas, predominando el análisis temático de los datos recogidos. Se pusieron de manifiesto dos categorías: “Avances de los programas en enseñanza de la salud en modalidad profesional” y “Retos en la implementación de la política inductora”. Los avances fueran identificados por el crecimiento del número de programas; la distribución regional y la incorporación de los programas en el área de enseñanza de la Capes. Los retos se remiten a ausencia de financiación, poca valorización de la maestría profesional y poca claridad de los criterios de evaluación de los programas.
The aim of this study was to identify the repercussions from the incentive for Professional Master's Programs in Education in Health, seeking subsidies for the improvement and sustainability of the programs. The study was exploratory and qualitative, gathering documental analysis and semi-structured interviews with coordinators of the programs, emphasizing a thematic analysis of the collected data. Two categories were observed: Advances in the health education programs of professional mode and Challenges in implementing the induction policy. The advance was identified by the growing number of programs; regional distribution and aggregation of programs in the Teaching Area, as defined by Capes. The challenges refer to: lack of financing, poor appreciation of the professional master and lack of clarity of the criteria for evaluating the programs.
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