Ações da Capes para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clímaco, João Carlos Teatini de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Neves, Carmen Moreira de Castro, de Lima, Bruno Fernandes Zenobio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/286
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) faz jus ao reconhecimento nacional e internacional por sua atuação na indução, no fomento e na avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Com a Lei nº 11.502, de julho de 2007, a agência assumiu uma nova e desafiadora missão na educação básica: induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais de magistério e sua valorização em todos os níveis e todas as modalidades de ensino. Em apenas três anos, a “nova” Capes conduz ações importantes na área, com as instituições brasileiras de ensino superior e demais órgãos do Ministério da Educação (MEC), por meio de duas diretorias específicas: Educação Básica Presencial e Educação a Distância. Este artigo apresenta as principais ações desenvolvidas e sua interação potencial com a pós-graduação, hoje insuficiente, mas que terá como beneficiários diretos a educação superior e o desenvolvimento do Brasil.
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The Brazilian Federal Agency the Support and Evaluation of Graduate Education (Capes) merits national and international recognition for its role in the induction, development and evaluation of the National Graduate Education System. With the Federal Law n.11502, of July 2007, the Agency assumed a new and challenging mission in basic education: induce and support the undergraduate and lifelong education of teachers and their valorization at all levels and in all forms of education. In only three years, the “new” Capes has undertaken important actions in the area, in conjunction with Brazilian higher education institutions and other agencies of the Ministry of Education (MEC), through two specific boards that deal, respectively, with Basic Education and Distance Education. This article presents the main actions developed and their potential interaction with the graduate level, nowadays insufficient, but that will directly benefit higher education and development in Brazil.
La Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes) hace justicia al reconocimiento nacional e internacional por su actuación en la inducción, el fomento y la evaluación del Sistema Nacional de Posgrado. Con la Ley. 11.502, de julio de 2007, el organismo asumió una nueva y desafiante misión en la educación básica: impulsar y fomentar la formación inicial y continuada de profesionales del magisterio y su valorización en todos los niveles y las modalidades de enseñanza. En sólo tres años, la “nueva” Capes desarrolla importantes acciones en el área, con las instituciones brasileñas de enseñanza superior y otros órganos del Ministerio de la Educación (MEC), por medio de dos direcciones específicas: Educación Básica Presencial y Educación a Distancia. Este artículo presenta las principales acciones desarrolladas y su potencial interacción con el posgrado, hoy día insuficiente, pero que tendrá como beneficiarios directos a la educación superior y al desarrollo de Brasil.
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