Análisis de la aplicación de la Grounded Theory (Teoría Fundamentada en Datos) en la producción científica brasileña entre 2008-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maricel Karina López
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira, Paulo Cristiano, Nunes, Carolina Schmitt, Nakayama, Marina Keiko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/509
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos conceituais da Grounded Theory e identificar o delineamento das teses e dissertações brasileiras entre os anos de 2008 e 2012, em relação às três principais linhas ou escolas teóricas assumidas pelo método. Buscou-se identificar a abordagem clássica, a abordagem descritiva conceitual completa (full conceptual description) e a abordagem construtivista, bem como as áreas ou temáticas trabalhadas no contexto da produção científica brasileira. Os procedimentos metodológicos incluíram a busca, a recuperação e a análise de documentos provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 278 documentos no período. Do total recuperado no sistema de busca, foram analisadas 182 teses e dissertações. Os resultados apontaram ênfase na utilização da Grounded Theory nas áreas de Enfermagem, Administração e Psicologia. Também se observou que os autores mais referenciados são Strauss e Corbin, seguidos por Charmaz, ou seja, há ênfase na full conceptual description e na abordagem construtivista. Identificada a utilização da Grounded Theory na produção de dissertações e de teses no contexto brasileiro, parece relevante refletir sobre a necessidade de promoção de formas de audiência e discussão sobre a sua prática em diferentes contextos, a fim de que ela possa alcançar o que se propõe na construção de conhecimento novo, em pesquisas. 
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Os procedimentos metodológicos incluíram a busca, a recuperação e a análise de documentos provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 278 documentos no período. Do total recuperado no sistema de busca, foram analisadas 182 teses e dissertações. Os resultados apontaram ênfase na utilização da Grounded Theory nas áreas de Enfermagem, Administração e Psicologia. Também se observou que os autores mais referenciados são Strauss e Corbin, seguidos por Charmaz, ou seja, há ênfase na full conceptual description e na abordagem construtivista. Identificada a utilização da Grounded Theory na produção de dissertações e de teses no contexto brasileiro, parece relevante refletir sobre a necessidade de promoção de formas de audiência e discussão sobre a sua prática em diferentes contextos, a fim de que ela possa alcançar o que se propõe na construção de conhecimento novo, em pesquisas. Este artículo tiene como objetivo presentar aspectos conceptuales de la Grounded Theory y identificar el delineación de tesis científicas y disertaciones brasileñas entre los años 2008 y 2012, respecto a las tres principales líneas o escuelas teóricas asumidas por el método. Se trató de identificar los enfoques: clásico, descriptivo conceptual completo (full conceptual description) y constructivista, así como las áreas o temáticas adoptadas en el contexto de la producción científica brasileña. Los procedimientos metodológicos incluyeron la búsqueda, la recuperación y el análisis de documentos provenientes de la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Se han encontrado 278 documentos en el período. Del total recuperado en el sistema de búsqueda, se han analizado182 tesis científicas y disertaciones. Los resultados indicaron énfasis de adopción de la Grounded Theory en el área de Enfermería, Administración y Psicología. Igualmente, se pudo observar que los autores más citados fueron Strauss y Corbin, seguidos por Charmaz, o sea, hay énfasis en el enfoque full conceptual description y en el constructivista. Identificada la adopción de la Grounded Theory en la producción de disertaciones y tesis en el contexto brasileño, parece relevante reflexionar acerca de la necesidad de promoción de formas de participación y de discusión acerca de su práctica en distintos contextos, con el fin de poder alcanzar lo que se propone en la construcción de nuevo conocimiento en investigaciones.This article aims to present the conceptual aspects of the Grounded Theory and identify the delineation of thesis and dissertations in Brazil between 2008 and 2012, in relation to the three main lines or theoretical schools assumed by the method. We tried to identify the classical approach, the full conceptual description approach, and the constructivist approach, as well as areas or themes addressed within the context of Brazilian scientific production. The methodological procedures included the search, recovery and analysis of documents from the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD). A total of 278 documents were found in this period. Of those recovered in the search system, we analyzed 182 thesis and dissertations. The results indicated emphasis on the use of Grounded Theory in the fields of nursing, administration and psychology.We also noted that the most frequently mentioned authors are Strauss and Corbin, followed by Charmaz. In other words, there is an emphasis on full conceptual description and on the constructivist approach. The adoption of Grounded Theory in the production of dissertations and thesis in the Brazilian context makes it relevant to reflect on the need to promote forms of audience and discussion about the theory’s practice in different contexts, so that it can achieve what is proposed in the construction of new knowledge via research.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoTorres, Maricel Karina Lópezde Oliveira, Paulo CristianoNunes, Carolina SchmittNakayama, Marina Keiko2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/50910.21713/2358-2332.2014.v11.509RBPG; v. 11, n. 24 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 24 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/509/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
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Este artículo tiene como objetivo presentar aspectos conceptuales de la Grounded Theory y identificar el delineación de tesis científicas y disertaciones brasileñas entre los años 2008 y 2012, respecto a las tres principales líneas o escuelas teóricas asumidas por el método. Se trató de identificar los enfoques: clásico, descriptivo conceptual completo (full conceptual description) y constructivista, así como las áreas o temáticas adoptadas en el contexto de la producción científica brasileña. Los procedimientos metodológicos incluyeron la búsqueda, la recuperación y el análisis de documentos provenientes de la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Se han encontrado 278 documentos en el período. Del total recuperado en el sistema de búsqueda, se han analizado182 tesis científicas y disertaciones. Los resultados indicaron énfasis de adopción de la Grounded Theory en el área de Enfermería, Administración y Psicología. Igualmente, se pudo observar que los autores más citados fueron Strauss y Corbin, seguidos por Charmaz, o sea, hay énfasis en el enfoque full conceptual description y en el constructivista. Identificada la adopción de la Grounded Theory en la producción de disertaciones y tesis en el contexto brasileño, parece relevante reflexionar acerca de la necesidad de promoción de formas de participación y de discusión acerca de su práctica en distintos contextos, con el fin de poder alcanzar lo que se propone en la construcción de nuevo conocimiento en investigaciones.
This article aims to present the conceptual aspects of the Grounded Theory and identify the delineation of thesis and dissertations in Brazil between 2008 and 2012, in relation to the three main lines or theoretical schools assumed by the method. We tried to identify the classical approach, the full conceptual description approach, and the constructivist approach, as well as areas or themes addressed within the context of Brazilian scientific production. The methodological procedures included the search, recovery and analysis of documents from the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD). A total of 278 documents were found in this period. Of those recovered in the search system, we analyzed 182 thesis and dissertations. The results indicated emphasis on the use of Grounded Theory in the fields of nursing, administration and psychology.We also noted that the most frequently mentioned authors are Strauss and Corbin, followed by Charmaz. In other words, there is an emphasis on full conceptual description and on the constructivist approach. The adoption of Grounded Theory in the production of dissertations and thesis in the Brazilian context makes it relevant to reflect on the need to promote forms of audience and discussion about the theory’s practice in different contexts, so that it can achieve what is proposed in the construction of new knowledge via research.
description Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos conceituais da Grounded Theory e identificar o delineamento das teses e dissertações brasileiras entre os anos de 2008 e 2012, em relação às três principais linhas ou escolas teóricas assumidas pelo método. Buscou-se identificar a abordagem clássica, a abordagem descritiva conceitual completa (full conceptual description) e a abordagem construtivista, bem como as áreas ou temáticas trabalhadas no contexto da produção científica brasileira. Os procedimentos metodológicos incluíram a busca, a recuperação e a análise de documentos provenientes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 278 documentos no período. Do total recuperado no sistema de busca, foram analisadas 182 teses e dissertações. Os resultados apontaram ênfase na utilização da Grounded Theory nas áreas de Enfermagem, Administração e Psicologia. Também se observou que os autores mais referenciados são Strauss e Corbin, seguidos por Charmaz, ou seja, há ênfase na full conceptual description e na abordagem construtivista. Identificada a utilização da Grounded Theory na produção de dissertações e de teses no contexto brasileiro, parece relevante refletir sobre a necessidade de promoção de formas de audiência e discussão sobre a sua prática em diferentes contextos, a fim de que ela possa alcançar o que se propõe na construção de conhecimento novo, em pesquisas. 
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