Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/465 |
Resumo: | The purpose of this article is to present and reflect on an experience of collaborative work involving two Brazilian universities; the Universidade Federal de Pelotas (UFPel) and the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), through their graduate programs in education. The activity here analyzed has been developed in the context of the “Projeto Casadinhos” financed through the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), with the aim of promoting a more systematic relationship between a “consolidated Program” (UNISINOS) and a “Program in process of consolidation” (UFPel). Besides describing aspects of the project, pointing out some basic activities carried out, and presenting the results, the authors intend to reflect on the role of graduate studies and its relation to the nature of the task of the University. The text suggests that there are sufficient reasons that justify the dedication of a significant number of graduate study faculty members that, in a solidary working relationship, attempt to bring the results of their work to society. Special attention is given to the social insertion of the two graduate programs and, consequently, to their relation to the production of research and knowledge. |
id |
CAPES-1_9b76ff6a1437db87d00d4fbc07cad8d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/465 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos)Graduate Study in Education and University: reflections about solidarity and social commitment. An analysis of an experience involving UFPel and UNISINOS (Casadinhos Project)Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social.Casadinhos Project. Graduate Studies, Education and Solidarity. Research in Education. Graduate Studies and Social Commitment.The purpose of this article is to present and reflect on an experience of collaborative work involving two Brazilian universities; the Universidade Federal de Pelotas (UFPel) and the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), through their graduate programs in education. The activity here analyzed has been developed in the context of the “Projeto Casadinhos” financed through the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), with the aim of promoting a more systematic relationship between a “consolidated Program” (UNISINOS) and a “Program in process of consolidation” (UFPel). Besides describing aspects of the project, pointing out some basic activities carried out, and presenting the results, the authors intend to reflect on the role of graduate studies and its relation to the nature of the task of the University. The text suggests that there are sufficient reasons that justify the dedication of a significant number of graduate study faculty members that, in a solidary working relationship, attempt to bring the results of their work to society. Special attention is given to the social insertion of the two graduate programs and, consequently, to their relation to the production of research and knowledge.O texto tem o objetivo de expor e refletir uma experiênciade trabalho colaborativo entre duas universidades brasileiras, aUniversidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos), por meio de seus programas de pós-graduaçãoem Educação. O trabalho aqui analisado foi desenvolvido por meio doProjeto Casadinhos: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doRio Grande do Sul (Fapergs), na perspectiva de viabilizar uma relaçãomais sistemática e orgânica entre um programa consolidado (Unisinos)e um programa em consolidação (UFPel). Além de retomar o projeto eapontar para breve análise das atividades e da produção que resultaramdo projeto, os autores intentam refletir a pós-graduação stricto sensue sua relação com a natureza do trabalho da universidade. O textosugere que há motivos que justificam a dedicação de significativonúmero de docentes à pós-graduação, buscando, solidariamente, pôra serviço da sociedade o que resulta de tal investimento. O destaque,portanto, é para a inserção social dos programas de pós-graduaçãoe, por consequência, a relação com a pesquisa e a produção doconhecimento.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGhiggi, GomercindoStreck, Danilo R.2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46510.21713/2358-2332.2013.v10.465RBPG; v. 10, n. 22 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 22 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/465/380##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) Graduate Study in Education and University: reflections about solidarity and social commitment. An analysis of an experience involving UFPel and UNISINOS (Casadinhos Project) |
title |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
spellingShingle |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) Ghiggi, Gomercindo Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social. Casadinhos Project. Graduate Studies, Education and Solidarity. Research in Education. Graduate Studies and Social Commitment. |
title_short |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
title_full |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
title_fullStr |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
title_full_unstemmed |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
title_sort |
Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos) |
author |
Ghiggi, Gomercindo |
author_facet |
Ghiggi, Gomercindo Streck, Danilo R. |
author_role |
author |
author2 |
Streck, Danilo R. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghiggi, Gomercindo Streck, Danilo R. |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social. Casadinhos Project. Graduate Studies, Education and Solidarity. Research in Education. Graduate Studies and Social Commitment. |
topic |
Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social. Casadinhos Project. Graduate Studies, Education and Solidarity. Research in Education. Graduate Studies and Social Commitment. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
The purpose of this article is to present and reflect on an experience of collaborative work involving two Brazilian universities; the Universidade Federal de Pelotas (UFPel) and the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), through their graduate programs in education. The activity here analyzed has been developed in the context of the “Projeto Casadinhos” financed through the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), with the aim of promoting a more systematic relationship between a “consolidated Program” (UNISINOS) and a “Program in process of consolidation” (UFPel). Besides describing aspects of the project, pointing out some basic activities carried out, and presenting the results, the authors intend to reflect on the role of graduate studies and its relation to the nature of the task of the University. The text suggests that there are sufficient reasons that justify the dedication of a significant number of graduate study faculty members that, in a solidary working relationship, attempt to bring the results of their work to society. Special attention is given to the social insertion of the two graduate programs and, consequently, to their relation to the production of research and knowledge. O texto tem o objetivo de expor e refletir uma experiênciade trabalho colaborativo entre duas universidades brasileiras, aUniversidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos), por meio de seus programas de pós-graduaçãoem Educação. O trabalho aqui analisado foi desenvolvido por meio doProjeto Casadinhos: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doRio Grande do Sul (Fapergs), na perspectiva de viabilizar uma relaçãomais sistemática e orgânica entre um programa consolidado (Unisinos)e um programa em consolidação (UFPel). Além de retomar o projeto eapontar para breve análise das atividades e da produção que resultaramdo projeto, os autores intentam refletir a pós-graduação stricto sensue sua relação com a natureza do trabalho da universidade. O textosugere que há motivos que justificam a dedicação de significativonúmero de docentes à pós-graduação, buscando, solidariamente, pôra serviço da sociedade o que resulta de tal investimento. O destaque,portanto, é para a inserção social dos programas de pós-graduaçãoe, por consequência, a relação com a pesquisa e a produção doconhecimento. |
description |
The purpose of this article is to present and reflect on an experience of collaborative work involving two Brazilian universities; the Universidade Federal de Pelotas (UFPel) and the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), through their graduate programs in education. The activity here analyzed has been developed in the context of the “Projeto Casadinhos” financed through the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), with the aim of promoting a more systematic relationship between a “consolidated Program” (UNISINOS) and a “Program in process of consolidation” (UFPel). Besides describing aspects of the project, pointing out some basic activities carried out, and presenting the results, the authors intend to reflect on the role of graduate studies and its relation to the nature of the task of the University. The text suggests that there are sufficient reasons that justify the dedication of a significant number of graduate study faculty members that, in a solidary working relationship, attempt to bring the results of their work to society. Special attention is given to the social insertion of the two graduate programs and, consequently, to their relation to the production of research and knowledge. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/465 10.21713/2358-2332.2013.v10.465 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/465 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2013.v10.465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/465/380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 10, n. 22 (2013) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 22 (2013) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075427074048 |