A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
DOI: | 10.21713/2358-2332.2004.v1.48 |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48 |
Resumo: | O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir. |
id |
CAPES-1_9cac922336a82600d900482f24aa7697 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/48 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e socioculturalA avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e socioculturaleducação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação.physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy.O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.This article seeks to provide elements for the debate over the criteria utilized by Capes (National Council for the Improvement of Higher Education) for the evaluation of graduate programs in Physical Education and their consequences, especially for those that focus on pedagogical and sociocultural matters. Based on a paper by Kokubun (2003), who is currently the Capes representative for the area of Physical Education, questions are raised and suggestions are put forth in a manner that highlights the complexity of the scientific and pedagogical practices undertaken by programs in the field.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoBetti, MauroCarvalho, Yara Maria deDaolio, JocimarPires, Giovani De Lorenzi2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/4810.21713/2358-2332.2004.v1.48RBPG; v. 1, n. 2 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48/45info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
title |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
spellingShingle |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural Betti, Mauro educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação. physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy. Betti, Mauro educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação. physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy. |
title_short |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
title_full |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
title_fullStr |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
title_full_unstemmed |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
title_sort |
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural |
author |
Betti, Mauro |
author_facet |
Betti, Mauro Betti, Mauro Carvalho, Yara Maria de Daolio, Jocimar Pires, Giovani De Lorenzi Carvalho, Yara Maria de Daolio, Jocimar Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Yara Maria de Daolio, Jocimar Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betti, Mauro Carvalho, Yara Maria de Daolio, Jocimar Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação. physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy. |
topic |
educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação. physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir. This article seeks to provide elements for the debate over the criteria utilized by Capes (National Council for the Improvement of Higher Education) for the evaluation of graduate programs in Physical Education and their consequences, especially for those that focus on pedagogical and sociocultural matters. Based on a paper by Kokubun (2003), who is currently the Capes representative for the area of Physical Education, questions are raised and suggestions are put forth in a manner that highlights the complexity of the scientific and pedagogical practices undertaken by programs in the field. |
description |
O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48 10.21713/2358-2332.2004.v1.48 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2004.v1.48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48/45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 1, n. 2 (2004) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1821894766961360896 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21713/2358-2332.2004.v1.48 |