A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betti, Mauro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Yara Maria de, Daolio, Jocimar, Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48
Resumo: O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.
id CAPES-1_9cac922336a82600d900482f24aa7697
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/48
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e socioculturalA avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e socioculturaleducação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação.physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy.O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.This article seeks to provide elements for the debate over the criteria utilized by Capes (National Council for the Improvement of Higher Education) for the evaluation of graduate programs in Physical Education and their consequences, especially for those that focus on pedagogical and sociocultural matters. Based on a paper by Kokubun (2003), who is currently the Capes representative for the area of Physical Education, questions are raised and suggestions are put forth in a manner that highlights the complexity of the scientific and pedagogical practices undertaken by programs in the field.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoBetti, MauroCarvalho, Yara Maria deDaolio, JocimarPires, Giovani De Lorenzi2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/4810.21713/2358-2332.2004.v1.48RBPG; v. 1, n. 2 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48/45info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural

title A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
spellingShingle A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
Betti, Mauro
educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação.
physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy.
title_short A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
title_full A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
title_fullStr A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
title_full_unstemmed A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
title_sort A avaliação da Educação Física em debate: implicações para a subárea pedagógica e sociocultural
author Betti, Mauro
author_facet Betti, Mauro
Carvalho, Yara Maria de
Daolio, Jocimar
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Carvalho, Yara Maria de
Daolio, Jocimar
Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Betti, Mauro
Carvalho, Yara Maria de
Daolio, Jocimar
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação.
physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy.
topic educação física. grande área da saúde. política de avaliação da Capes. política de pós-graduação.
physical education; Capes evaluation policy; graduate education policy.
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.
This article seeks to provide elements for the debate over the criteria utilized by Capes (National Council for the Improvement of Higher Education) for the evaluation of graduate programs in Physical Education and their consequences, especially for those that focus on pedagogical and sociocultural matters. Based on a paper by Kokubun (2003), who is currently the Capes representative for the area of Physical Education, questions are raised and suggestions are put forth in a manner that highlights the complexity of the scientific and pedagogical practices undertaken by programs in the field.

description O objetivo deste texto é fornecer elementos para o debate a respeito dos critérios utilizados pela Capes para a avaliação dos programas de pósgraduação em Educação Física e suas conseqüências, especialmente para os que privilegiam enfoques pedagógicos e socioculturais. A partir da crítica do artigo de Kokubun (2003), atualmente representante da área na Capes, várias questões são levantadas e sugestões apontadas, ressaltando a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas da área. Destaca-se que ainda são questões pouco exploradas a complexidade das práticas científica e pedagógica dos programas e para qual projeto da Educação Física a política de pós-graduação quer contribuir.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48
10.21713/2358-2332.2004.v1.48
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2004.v1.48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/48/45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 1, n. 2 (2004)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075419734016