Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murakami, Alice Eiko
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ida, Elza Iouko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/97
Resumo: O presente artigo traz o relato sobre a experiência de consórcio em pós-graduação stricto sensu entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual de Londrina, desde a elaboração dos projetos até a implementação dos programas nas instituições. Os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados são mencionados, sobretudo no processo de avaliação e de viabilização do funcionamento do doutorado consorciado em Física. A cooperação interinstitucional apresenta-se como ponto-chave para o sucesso de todo processo.
id CAPES-1_9f479483e79e09cc1fb5992ade53375a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/97
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)Programas consorciados. Cooperação interinstitucional. Avaliação.Consortiums. Interinstitutional cooperation. Evaluation.O presente artigo traz o relato sobre a experiência de consórcio em pós-graduação stricto sensu entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual de Londrina, desde a elaboração dos projetos até a implementação dos programas nas instituições. Os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados são mencionados, sobretudo no processo de avaliação e de viabilização do funcionamento do doutorado consorciado em Física. A cooperação interinstitucional apresenta-se como ponto-chave para o sucesso de todo processo.This article focuses on a graduate program consortium involving the State University of Maring· and the State University of Londrina, relating the experience from the initial elaboration of the project until the implementation of programs in the two institutions. It discusses the obstacles faced and the successes achieved, especially with respect to the evaluation and development of the joint doctorate in Physics. Institutional cooperation is shown to be the key ingredient for the success of the overall process.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMurakami, Alice EikoIda, Elza Iouko2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/9710.21713/2358-2332.2006.v3.97RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/97/92info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
title Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
spellingShingle Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Murakami, Alice Eiko
Programas consorciados. Cooperação interinstitucional. Avaliação.
Consortiums. Interinstitutional cooperation. Evaluation.
title_short Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
title_full Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
title_fullStr Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
title_full_unstemmed Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
title_sort Cursos de pós-graduação consorciados: a experiência de consórcio entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL)
author Murakami, Alice Eiko
author_facet Murakami, Alice Eiko
Ida, Elza Iouko
author_role author
author2 Ida, Elza Iouko
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Murakami, Alice Eiko
Ida, Elza Iouko
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Programas consorciados. Cooperação interinstitucional. Avaliação.
Consortiums. Interinstitutional cooperation. Evaluation.
topic Programas consorciados. Cooperação interinstitucional. Avaliação.
Consortiums. Interinstitutional cooperation. Evaluation.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo traz o relato sobre a experiência de consórcio em pós-graduação stricto sensu entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual de Londrina, desde a elaboração dos projetos até a implementação dos programas nas instituições. Os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados são mencionados, sobretudo no processo de avaliação e de viabilização do funcionamento do doutorado consorciado em Física. A cooperação interinstitucional apresenta-se como ponto-chave para o sucesso de todo processo.
This article focuses on a graduate program consortium involving the State University of Maring· and the State University of Londrina, relating the experience from the initial elaboration of the project until the implementation of programs in the two institutions. It discusses the obstacles faced and the successes achieved, especially with respect to the evaluation and development of the joint doctorate in Physics. Institutional cooperation is shown to be the key ingredient for the success of the overall process.
description O presente artigo traz o relato sobre a experiência de consórcio em pós-graduação stricto sensu entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Estadual de Londrina, desde a elaboração dos projetos até a implementação dos programas nas instituições. Os obstáculos enfrentados e os sucessos alcançados são mencionados, sobretudo no processo de avaliação e de viabilização do funcionamento do doutorado consorciado em Física. A cooperação interinstitucional apresenta-se como ponto-chave para o sucesso de todo processo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/97
10.21713/2358-2332.2006.v3.97
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/97
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2006.v3.97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/97/92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 3, n. 5 (2006)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075168075776