Indústria e universidade: a cooperação internacional e institucional e o protagonismo da mobilidade estudantil nos sistemas de inovação da Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Racy, Joaquim Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Everton de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136771
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um quadro sobre as políticas empreendidas pela República Federal da Alemanha no sentido de captar as potencialidades técnico-científicas ao redor do mundo, por meio da atração de estudantes e pesquisadores para as universidades do país, levando em consideração as motivações que originaram tal necessidade para a manutenção de sua competitividade industrial, trespassando percalços e desafios econômicos e sociais percebidos e inserindo tal processo no campo da cooperação internacional. Para tanto, o artigo procurará promover a discussão sobre o papel da universidade no processo de produção de conhecimento e, em seguida, ressaltando a cooperação internacional e interinstitucional como elemento fundamental para a mobilidade estudantil e a produção e troca de conhecimento, buscará situar o processo de migração na Alemanha. A partir disso, estabelecendo relações entre produção de conhecimento e geração de inovação, procurará avaliar como essa realidade se manifesta na competitividade industrial alemã. Assim, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, o artigo estará amparado pelo levantamento dos dados disponíveis que demonstram não só a necessidade da iniciativa, mas como ela vem alterando a disposição e a articulação entre os setores com tal finalidade, buscando avaliar os resultados até então observados. Nesse sentido, serão analisados: a circulação de estudantes do mundo em relação à Alemanha; a participação das áreas privadas, estatais e universitárias em pesquisa e inovação; e os resultados apresentados. O período de 2000 a 2012 foi dividido para que se possa delinear a realidade enfrentada pelo país, resultando na implementação do programa. Ainda com base nas informações disponíveis, o artigo procurará delimitar o programa de inovação alemão de maneira a concluir com a indicação de um eventual modelo de geração de inovação passível de reprodução por países em desvantagem em termos de desenvolvimento frente à Alemanha.
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Para tanto, o artigo procurará promover a discussão sobre o papel da universidade no processo de produção de conhecimento e, em seguida, ressaltando a cooperação internacional e interinstitucional como elemento fundamental para a mobilidade estudantil e a produção e troca de conhecimento, buscará situar o processo de migração na Alemanha. A partir disso, estabelecendo relações entre produção de conhecimento e geração de inovação, procurará avaliar como essa realidade se manifesta na competitividade industrial alemã. Assim, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, o artigo estará amparado pelo levantamento dos dados disponíveis que demonstram não só a necessidade da iniciativa, mas como ela vem alterando a disposição e a articulação entre os setores com tal finalidade, buscando avaliar os resultados até então observados. Nesse sentido, serão analisados: a circulação de estudantes do mundo em relação à Alemanha; a participação das áreas privadas, estatais e universitárias em pesquisa e inovação; e os resultados apresentados. O período de 2000 a 2012 foi dividido para que se possa delinear a realidade enfrentada pelo país, resultando na implementação do programa. Ainda com base nas informações disponíveis, o artigo procurará delimitar o programa de inovação alemão de maneira a concluir com a indicação de um eventual modelo de geração de inovação passível de reprodução por países em desvantagem em termos de desenvolvimento frente à Alemanha. This paper aims to present a framework for policies taken by the Federal Republic of Germany in order to absorb the technical and scientific capabilities worldwide as an effect of the attraction of students and researchers. The motivations, which originated the need for keeping its industrial competitiveness, overcoming mishaps, economic and social challenges as well as introducing this process in the field of international cooperation, will be considered. In order to do so, the article will promote discussion on the role of the university in the process of production of knowledge and highlight the international and interinstitutional cooperation as an important element for student mobility, production and exchange of knowledge, including the situation of the migration process inside Germany. Next, after establishing links between the production of knowledge and generation of innovation, it will demonstrate how this process manifests itself in the German industrial competitiveness. To reinforce the literature on the subject, the paper will provide a survey data that demonstrates not only the need for the initiative, but also how it has been changing the arrangement and the articulation among sectors for this purpose. Finally, the article will analyze: the international circulation of students in relation to Germany: the participation of private, public and university sectors in research and innovation; and their consequences. The period 2000-2012 was divided into two parts to make it possible to delineate the reality faced by the country and the outcome of the program’s implementation. Still based on the information available, the article will attempt to delimitate the German innovation program in order to indicate a possible model of innovation that could be reproduced by countries in disadvantage.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13677110.1590/s1517-9702201608146243Educação e Pesquisa; v. 43 n. 2 (2017); 569-584Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 2 (2017); 569-584Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 2 (2017); 569-5841678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136771/132513Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRacy, Joaquim CarlosSilva, Everton de Almeida2017-08-14T16:47:53Zoai:revistas.usp.br:article/136771Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T16:47:53Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
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