Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381 |
Resumo: | A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país. |
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Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestãoInterdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba – Unesp: experiencias de gestiónInterdisciplinary in the Graduate Program in Environmental Sciences of the Institute of Science and Technology of Sorocaba – Unesp: experiences of managementGestión Académica. Postgrado. Investigación.Academic Management. Graduation. Research.Ciências AmbientaisGestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa.A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.The area of Environmental Sciences is recent and emerging in the Brazilian graduate level, and its complexity emphasizes the importance of the interdisciplinary approach in the dimensions of teaching, research, and extension. This study presents an account of the experiences of academic management that promoted interdisciplinarity in the Postgraduate Program in Environmental Sciences (PPGCA) of the Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. The study covered the results of the management guidelines to the promotion of interdisciplinarity, in a scholarly and social context, along the period between 2013 and 2015. Some of the effects of these guidelines are consolidated in the events promoted to the university’s internal and external community, aimed to a specific public, such as university members, Sorocaba region inhabitants, and students of primary and secondary schools. The innovative teaching activities adopted corresponded to the constructivist approach, correlation of different subjects, and a structuring project. The internationalization activities of the program, in turn, included the invitation of visiting professors from international research and teaching institutions, as well as the participation of professors and students of the program in exchange activities, teaching and postdoctoral internships. As consequence, there has been an increase in the interdisciplinary bibliographical production, by their teaching and student body, published in high quality journals – from 3.2% in 2013 to 41.7% in 2015. Such results show the strengthening of PPGCA, based on guidelines oriented towards the promotion of interdisciplinarity, being able to serve as basis for the discussions of other graduate programs around the country.El área de Ciencias Ambientales es reciente y emergente en el posgrado brasileño y su complejidad destaca la importancia del enfoque interdisciplinario en las dimensiones universitarias de docencia, investigación y extensión. Este artículo presenta un relato sobre las experiencias de gestión académica para promover la interdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales (PPGCA) del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba. Se hizo un levantamiento de los desdoblamientos de las directrices de gestión destinadas a promover la interdisciplinariedad en su contexto académico y social en el período de 2013-2015. Estos desdoblamientos, como eventos para la comunidad interna y externa de la universidad, fueron dirigidos para públicos específicos, como la academia, la sociedad del entorno de Sorocaba y la enseñanza primaria y secundaria. El método constructivista y un proyecto estructurante fueran innovaciones para integrar las disciplinas del PPGCA. Las acciones de internacionalización del programa incluyeron el estímulo a la llegada de profesores visitantes de instituciones de enseñanza e investigación internacionales, así como la participación de profesores y alumnos del PPGCA en programas de intercambio, pasantías en docencia y postdoctorado. Un reflejo de estos desdoblamientos fue el aumento relativo de la producción bibliográfica interdisciplinaria de alta calidad de profesores y alumnos en este período, que osciló del 3.2 % en 2013 al 41.7 % en 2015. Los resultados reportados demostraron el fortalecimiento del PPGCA, basado en directrices para promover la interdisciplinariedad, fundamentando y subsidiando las discusiones de otros programas de postgrado del país.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSem auxílioFraceto, Leonardo Fernandesde Medeiros, Gerson Araujo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/138110.21713/2358-2332.2017.v14.1381RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
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A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país. The area of Environmental Sciences is recent and emerging in the Brazilian graduate level, and its complexity emphasizes the importance of the interdisciplinary approach in the dimensions of teaching, research, and extension. This study presents an account of the experiences of academic management that promoted interdisciplinarity in the Postgraduate Program in Environmental Sciences (PPGCA) of the Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. The study covered the results of the management guidelines to the promotion of interdisciplinarity, in a scholarly and social context, along the period between 2013 and 2015. Some of the effects of these guidelines are consolidated in the events promoted to the university’s internal and external community, aimed to a specific public, such as university members, Sorocaba region inhabitants, and students of primary and secondary schools. The innovative teaching activities adopted corresponded to the constructivist approach, correlation of different subjects, and a structuring project. The internationalization activities of the program, in turn, included the invitation of visiting professors from international research and teaching institutions, as well as the participation of professors and students of the program in exchange activities, teaching and postdoctoral internships. As consequence, there has been an increase in the interdisciplinary bibliographical production, by their teaching and student body, published in high quality journals – from 3.2% in 2013 to 41.7% in 2015. Such results show the strengthening of PPGCA, based on guidelines oriented towards the promotion of interdisciplinarity, being able to serve as basis for the discussions of other graduate programs around the country. El área de Ciencias Ambientales es reciente y emergente en el posgrado brasileño y su complejidad destaca la importancia del enfoque interdisciplinario en las dimensiones universitarias de docencia, investigación y extensión. Este artículo presenta un relato sobre las experiencias de gestión académica para promover la interdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales (PPGCA) del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba. Se hizo un levantamiento de los desdoblamientos de las directrices de gestión destinadas a promover la interdisciplinariedad en su contexto académico y social en el período de 2013-2015. Estos desdoblamientos, como eventos para la comunidad interna y externa de la universidad, fueron dirigidos para públicos específicos, como la academia, la sociedad del entorno de Sorocaba y la enseñanza primaria y secundaria. El método constructivista y un proyecto estructurante fueran innovaciones para integrar las disciplinas del PPGCA. Las acciones de internacionalización del programa incluyeron el estímulo a la llegada de profesores visitantes de instituciones de enseñanza e investigación internacionales, así como la participación de profesores y alumnos del PPGCA en programas de intercambio, pasantías en docencia y postdoctorado. Un reflejo de estos desdoblamientos fue el aumento relativo de la producción bibliográfica interdisciplinaria de alta calidad de profesores y alumnos en este período, que osciló del 3.2 % en 2013 al 41.7 % en 2015. Los resultados reportados demostraron el fortalecimiento del PPGCA, basado en directrices para promover la interdisciplinariedad, fundamentando y subsidiando las discusiones de otros programas de postgrado del país. |
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