Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraceto, Leonardo Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Medeiros, Gerson Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381
Resumo: A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.
id CAPES-1_d54df9bef457777f70fc2ccee8132008
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/1381
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestãoInterdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba – Unesp: experiencias de gestiónInterdisciplinary in the Graduate Program in Environmental Sciences of the Institute of Science and Technology of Sorocaba – Unesp: experiences of managementGestión Académica. Postgrado. Investigación.Academic Management. Graduation. Research.Ciências AmbientaisGestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa.A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.The area of Environmental Sciences is recent and emerging in the Brazilian graduate level, and its complexity emphasizes the importance of the interdisciplinary approach in the dimensions of teaching, research, and extension. This study presents an account of the experiences of academic management that promoted interdisciplinarity in the Postgraduate Program in Environmental Sciences (PPGCA) of the Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. The study covered the results of the management guidelines to the promotion of interdisciplinarity, in a scholarly and social context, along the period between 2013 and 2015. Some of the effects of these guidelines are consolidated in the events promoted to the university’s internal and external community, aimed to a specific public, such as university members, Sorocaba region inhabitants, and students of primary and secondary schools. The innovative teaching activities adopted corresponded to the constructivist approach, correlation of different subjects, and a structuring project. The internationalization activities of the program, in turn, included the invitation of visiting professors from international research and teaching institutions, as well as the participation of professors and students of the program in exchange activities,  teaching and postdoctoral internships. As consequence, there has been an increase in the interdisciplinary bibliographical production, by their teaching and student body, published in high quality journals – from 3.2% in 2013 to 41.7% in 2015. Such results show the strengthening of PPGCA, based on guidelines oriented towards the promotion of interdisciplinarity, being able to serve as basis for the discussions of other graduate programs around the country.El área de Ciencias Ambientales es reciente y emergente en el posgrado brasileño y su complejidad destaca la importancia del enfoque interdisciplinario en las dimensiones universitarias de docencia, investigación y extensión. Este artículo presenta un relato sobre las experiencias de gestión académica para promover la interdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales (PPGCA) del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba. Se hizo un levantamiento de los desdoblamientos de las directrices de gestión destinadas a promover la interdisciplinariedad en su contexto académico y social en el período de 2013-2015. Estos desdoblamientos, como eventos para la comunidad interna y externa de la universidad, fueron dirigidos para públicos específicos, como la academia, la sociedad del entorno de Sorocaba y la enseñanza primaria y secundaria. El método constructivista y un proyecto estructurante fueran innovaciones para integrar las disciplinas del PPGCA. Las acciones de internacionalización del programa incluyeron el estímulo a la llegada de profesores visitantes de instituciones de enseñanza e investigación internacionales, así como la participación de profesores y alumnos del PPGCA en programas de intercambio, pasantías en docencia y postdoctorado. Un reflejo de estos desdoblamientos fue el aumento relativo de la producción bibliográfica interdisciplinaria de alta calidad de profesores y alumnos en este período, que osciló del 3.2 % en 2013 al 41.7 % en 2015. Los resultados reportados demostraron el fortalecimiento del PPGCA, basado en directrices para promover la interdisciplinariedad, fundamentando y subsidiando las discusiones de otros programas de postgrado del país.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSem auxílioFraceto, Leonardo Fernandesde Medeiros, Gerson Araujo2017-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/138110.21713/2358-2332.2017.v14.1381RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
Interdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba – Unesp: experiencias de gestión
Interdisciplinary in the Graduate Program in Environmental Sciences of the Institute of Science and Technology of Sorocaba – Unesp: experiences of management
title Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
spellingShingle Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
Fraceto, Leonardo Fernandes
Gestión Académica. Postgrado. Investigación.
Academic Management. Graduation. Research.
Ciências Ambientais
Gestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa.
title_short Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
title_full Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
title_fullStr Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
title_sort Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão
author Fraceto, Leonardo Fernandes
author_facet Fraceto, Leonardo Fernandes
de Medeiros, Gerson Araujo
author_role author
author2 de Medeiros, Gerson Araujo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

Sem auxílio
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraceto, Leonardo Fernandes
de Medeiros, Gerson Araujo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Gestión Académica. Postgrado. Investigación.
Academic Management. Graduation. Research.
Ciências Ambientais
Gestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa.
topic Gestión Académica. Postgrado. Investigación.
Academic Management. Graduation. Research.
Ciências Ambientais
Gestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa.
dc.description.none.fl_txt_mv A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.
The area of Environmental Sciences is recent and emerging in the Brazilian graduate level, and its complexity emphasizes the importance of the interdisciplinary approach in the dimensions of teaching, research, and extension. This study presents an account of the experiences of academic management that promoted interdisciplinarity in the Postgraduate Program in Environmental Sciences (PPGCA) of the Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba of the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. The study covered the results of the management guidelines to the promotion of interdisciplinarity, in a scholarly and social context, along the period between 2013 and 2015. Some of the effects of these guidelines are consolidated in the events promoted to the university’s internal and external community, aimed to a specific public, such as university members, Sorocaba region inhabitants, and students of primary and secondary schools. The innovative teaching activities adopted corresponded to the constructivist approach, correlation of different subjects, and a structuring project. The internationalization activities of the program, in turn, included the invitation of visiting professors from international research and teaching institutions, as well as the participation of professors and students of the program in exchange activities,  teaching and postdoctoral internships. As consequence, there has been an increase in the interdisciplinary bibliographical production, by their teaching and student body, published in high quality journals – from 3.2% in 2013 to 41.7% in 2015. Such results show the strengthening of PPGCA, based on guidelines oriented towards the promotion of interdisciplinarity, being able to serve as basis for the discussions of other graduate programs around the country.
El área de Ciencias Ambientales es reciente y emergente en el posgrado brasileño y su complejidad destaca la importancia del enfoque interdisciplinario en las dimensiones universitarias de docencia, investigación y extensión. Este artículo presenta un relato sobre las experiencias de gestión académica para promover la interdisciplinariedad en el Programa de Posgrado en Ciencias Ambientales (PPGCA) del Instituto de Ciencia y Tecnología de Sorocaba. Se hizo un levantamiento de los desdoblamientos de las directrices de gestión destinadas a promover la interdisciplinariedad en su contexto académico y social en el período de 2013-2015. Estos desdoblamientos, como eventos para la comunidad interna y externa de la universidad, fueron dirigidos para públicos específicos, como la academia, la sociedad del entorno de Sorocaba y la enseñanza primaria y secundaria. El método constructivista y un proyecto estructurante fueran innovaciones para integrar las disciplinas del PPGCA. Las acciones de internacionalización del programa incluyeron el estímulo a la llegada de profesores visitantes de instituciones de enseñanza e investigación internacionales, así como la participación de profesores y alumnos del PPGCA en programas de intercambio, pasantías en docencia y postdoctorado. Un reflejo de estos desdoblamientos fue el aumento relativo de la producción bibliográfica interdisciplinaria de alta calidad de profesores y alumnos en este período, que osciló del 3.2 % en 2013 al 41.7 % en 2015. Los resultados reportados demostraron el fortalecimiento del PPGCA, basado en directrices para promover la interdisciplinariedad, fundamentando y subsidiando las discusiones de otros programas de postgrado del país.
description A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381
10.21713/2358-2332.2017.v14.1381
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2017.v14.1381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1381/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 14 (2017)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073687486464