Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Herivelto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Caleffe, Luiz Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99
Resumo: O objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam.  As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural.    
id CESGRAN-1_4d57c9017a82fdd9552b3eb7808bb27c
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/99
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-GraduaçãoLos Retos de la Enseñanza de Metodologia de Investigacion em los Programas de PosgradoThe Challenges of Teaching Research Methodology in Postgraduate ProgramsDiversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduaçãoDiversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgradoEpistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate schoolO objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam.  As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural.    El propósito de este ensayo es discutir algunas cuestiones relacionadas con la enseñanza de la metodología de la investigación en programas de postgrado. Las preguntas son el resultado de los numerosos desafios y preocupaciones teóricas y prácticas relacionadas con nuestro trabajo como investigadores, autores y profesores de la disciplina en muchos programas de posgrado. Hemos intentado acentuar que la preparación de investigadores en programas de postgrado está directamente relacionada con la visión de los profesores e investigadores que participan en el programa sobre el papel de la disciplina de la metodología de la investigación y la educación de estudiantes en las habilidades y competencias que necesitan. Las respuestas a estas preguntas pueden aparecer en la organización y desarrollo de esta disciplina en los diferentes programas de postgrado en universidades debido a que estos problemas están relacionados con el contexto social y cultural.    The purpose of this essay is to discuss some issues related to the teaching of research methodology in graduate programs. The issues originated from numerous challenges and theoretical and practical concerns related to our work as researchers, authors and teachers of the discipline in many graduate programs. We attempted to emphasize that the preparation of researchers in graduate programs is directly associated with the vision of teachers and researchers involved in the program, of the role of research methodology in students' training as well as of what skills and competencies they need. The answers to these questions may lie on the organization and conduct of the discipline in the various graduate programs in colleges and universities since these issues are related to the social and cultural context.    Fundação CesgranrioMoreira, HeriveltoCaleffe, Luiz Gonzaga2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/9910.22347/2175-2753v3i9.99Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 244 - 2572175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/164https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/165Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-16T18:30:57Zoai:ojs.localhost:article/99Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-02-16T18:30:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
Los Retos de la Enseñanza de Metodologia de Investigacion em los Programas de Posgrado
The Challenges of Teaching Research Methodology in Postgraduate Programs
title Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
spellingShingle Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
Moreira, Herivelto
Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação
Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado
Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school
title_short Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
title_full Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
title_fullStr Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
title_full_unstemmed Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
title_sort Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
author Moreira, Herivelto
author_facet Moreira, Herivelto
Caleffe, Luiz Gonzaga
author_role author
author2 Caleffe, Luiz Gonzaga
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Herivelto
Caleffe, Luiz Gonzaga
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação
Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado
Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school
topic Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação
Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado
Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school
description O objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam.  As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural.    
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99
10.22347/2175-2753v3i9.99
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v3i9.99
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/164
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 244 - 257
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672365883392