Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam. As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural. |
id |
CESGRAN-1_4d57c9017a82fdd9552b3eb7808bb27c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/99 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-GraduaçãoLos Retos de la Enseñanza de Metodologia de Investigacion em los Programas de PosgradoThe Challenges of Teaching Research Methodology in Postgraduate ProgramsDiversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduaçãoDiversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgradoEpistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate schoolO objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam. As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural. El propósito de este ensayo es discutir algunas cuestiones relacionadas con la enseñanza de la metodología de la investigación en programas de postgrado. Las preguntas son el resultado de los numerosos desafios y preocupaciones teóricas y prácticas relacionadas con nuestro trabajo como investigadores, autores y profesores de la disciplina en muchos programas de posgrado. Hemos intentado acentuar que la preparación de investigadores en programas de postgrado está directamente relacionada con la visión de los profesores e investigadores que participan en el programa sobre el papel de la disciplina de la metodología de la investigación y la educación de estudiantes en las habilidades y competencias que necesitan. Las respuestas a estas preguntas pueden aparecer en la organización y desarrollo de esta disciplina en los diferentes programas de postgrado en universidades debido a que estos problemas están relacionados con el contexto social y cultural. The purpose of this essay is to discuss some issues related to the teaching of research methodology in graduate programs. The issues originated from numerous challenges and theoretical and practical concerns related to our work as researchers, authors and teachers of the discipline in many graduate programs. We attempted to emphasize that the preparation of researchers in graduate programs is directly associated with the vision of teachers and researchers involved in the program, of the role of research methodology in students' training as well as of what skills and competencies they need. The answers to these questions may lie on the organization and conduct of the discipline in the various graduate programs in colleges and universities since these issues are related to the social and cultural context. Fundação CesgranrioMoreira, HeriveltoCaleffe, Luiz Gonzaga2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/9910.22347/2175-2753v3i9.99Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 244 - 2572175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/164https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/165Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-16T18:30:57Zoai:ojs.localhost:article/99Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2012-02-16T18:30:57Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação Los Retos de la Enseñanza de Metodologia de Investigacion em los Programas de Posgrado The Challenges of Teaching Research Methodology in Postgraduate Programs |
title |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
spellingShingle |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação Moreira, Herivelto Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school |
title_short |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
title_full |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
title_fullStr |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
title_full_unstemmed |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
title_sort |
Os Desafios do Ensino da Disciplina de Metodologia da Pesquisa na Pos-Graduação |
author |
Moreira, Herivelto |
author_facet |
Moreira, Herivelto Caleffe, Luiz Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
Caleffe, Luiz Gonzaga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Herivelto Caleffe, Luiz Gonzaga |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school |
topic |
Diversidade epistemologica; Pesquisa; Metodologia da pesquisa; Pos-graduação Diversidad epistemologica; Investigacion; Metodologia de investigación de postgrado Epistemological diversity; Research; Research methodology; Graduate school |
description |
O objetivo deste ensaio é discutir algumas questões relacionadas ao ensino da disciplina de metodologia da pesquisa nos programas de pós-graduação. As questões resultaram dos inúmeros desafios e preocupações teóricas e práticas relacionadas ao nosso trabalho como pesquisadores, autores e professores da disciplina em diversos programas de pós-graduação. Procuramos enfatizar que a preparação de pesquisadores nos programas de pós-graduação está diretamente associada à visão dos professores e pesquisadores envolvidos no programa sobre o papel da disciplina de metodologia da pesquisa na formação do aluno e nas habilidades e competências de que eles necessitam. As respostas a essas perguntas podem estar na organização e na condução dessa disciplina nos diversos programas de pós-graduação nas faculdades e universidades, pois essas questões estão vinculadas ao contexto social e cultural. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99 10.22347/2175-2753v3i9.99 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v3i9.99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/164 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/99/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 3, n. 9 (2011): Revista Meta: Avaliacao; 244 - 257 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672365883392 |