O mestrado profissional na política atual da Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renato Janine
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72
Resumo: O artigo destaca os principais argumentos que levam a Capes a apostar na proposta do mestrado profissional (MP) retomando e desenvolvendo pontos discutidos no seminário “Para além da academia – a pósgraduação contribuindo para a sociedade”. O papel do MP no desenvolvimento econômico e social do Brasil é defendido com base em três constatações: primeira, a sociedade atual requer uma formação cada vez mais qualificada, mesmo para setores que não lidam com a docência nem com a pesquisa de ponta; segunda, com o aumento das titulações no País, constata-se que boa parte dos mestres e uma parte significativa dos doutores encaminham-se para um destino que não é o ensino superior; e, terceira, a inexistência de preconceito da Capes quanto à transferência  de conhecimento científico para as empresas ou para o mercado, desde que a sociedade como um todo, e o setor público e os movimentos sociais em particular, também sejam alvo dessa transferência. O autor também formula sugestões sobre como o MP poderá ser constituído, frisando modos pelos quais ele possa não apenas aumentar a produção na economia, mas também promover avanços significativos no resgate de nossa dívida social.
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This article highlights the principal arguments that have led Capes to bet on Professional Masters Programs (MP), reconsidering and developing points discussed during the Seminar “Beyond Academia – graduate study contributing to society”. The role of the MP in the social and economic development of Brazil is defended in terms of three postulates. First, today’s society requires a formation that is increasingly qualified, even in those sectors that do not deal with sophisticated levels of research and teaching. Second, with the increase in degree holders in the country, a good part of those with master’s degrees and a significant portion of those with doctorates are pursuing careers outside the field of higher education. Third, Capes is not prejudiced against the transfer of scientific knowledge to companies or to the marketplace, as long as society as a whole and the public sector and social movements in particular are also targets of such a transfer. The author also formulates suggestions regarding how the MP could be constituted, emphasizing ways in which it not only can increase economic production but also promote significant advances with respect to repaying our social debt.
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