Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15 |
Resumo: | The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists. |
id |
CAPES-1_e7c2499f913919d1188e8d66344867e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/15 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências BiológicasA new approach to the teaching internship for Biological SciencesUn nuevo abordaje de pasantía docencia para Ciencias BiológicasEcology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto.Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.La asignatura “Curso Básico de Técnicas de Campo” fue creada para promover la asociación entre una disciplina de la graduación y las pasantías de docencia de los estudiantes de maestrías en Ecología de Biomas Tropicales. Con la asignatura, los alumnos del curso de Ciencias Biológicas pueden desarrollar actividades prácticas de técnicas de campo, de forma a ampliar su formación, como biólogos, con relación a las técnicas operativas en proyectos ecológicos. Para los estudiantes de maestrías, el curso ofrece la oportunidad de conducir y coordinar las actividades didácticas, bajo la supervisión de un docente efectivo, representando una oportunidad para consolidar y enriquecer su formación. Los resultados obtenidos señalizan para la eficacia de ese modelo, con resultados promisores, que tiene alcanzado no sólo el curso de posgrado y la formación de sus discentes, pero además se extienden a la formación de los futuros ecólogos.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCampelo, Rodolfo Pessotti MessnerMonteiro, Vinícius SilvaGontijo, Alexandre BahiaPaes, Thécia Alfenas Silva ValenteRodrigues, Rogério LeonardoSant’Anna, Eneida Maria EskinaziAntonini, YasmineRibeiro, Sérvio Pontes2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1510.21713/2358-2332.2010.v7.15RBPG; v. 7, n. 14 (2010)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas A new approach to the teaching internship for Biological Sciences Un nuevo abordaje de pasantía docencia para Ciencias Biológicas |
title |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas Campelo, Rodolfo Pessotti Messner Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_short |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
title_full |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
title_sort |
Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas |
author |
Campelo, Rodolfo Pessotti Messner |
author_facet |
Campelo, Rodolfo Pessotti Messner Monteiro, Vinícius Silva Gontijo, Alexandre Bahia Paes, Thécia Alfenas Silva Valente Rodrigues, Rogério Leonardo Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi Antonini, Yasmine Ribeiro, Sérvio Pontes |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Vinícius Silva Gontijo, Alexandre Bahia Paes, Thécia Alfenas Silva Valente Rodrigues, Rogério Leonardo Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi Antonini, Yasmine Ribeiro, Sérvio Pontes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campelo, Rodolfo Pessotti Messner Monteiro, Vinícius Silva Gontijo, Alexandre Bahia Paes, Thécia Alfenas Silva Valente Rodrigues, Rogério Leonardo Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi Antonini, Yasmine Ribeiro, Sérvio Pontes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto. |
topic |
Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto. Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists. A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos. La asignatura “Curso Básico de Técnicas de Campo” fue creada para promover la asociación entre una disciplina de la graduación y las pasantías de docencia de los estudiantes de maestrías en Ecología de Biomas Tropicales. Con la asignatura, los alumnos del curso de Ciencias Biológicas pueden desarrollar actividades prácticas de técnicas de campo, de forma a ampliar su formación, como biólogos, con relación a las técnicas operativas en proyectos ecológicos. Para los estudiantes de maestrías, el curso ofrece la oportunidad de conducir y coordinar las actividades didácticas, bajo la supervisión de un docente efectivo, representando una oportunidad para consolidar y enriquecer su formación. Los resultados obtenidos señalizan para la eficacia de ese modelo, con resultados promisores, que tiene alcanzado no sólo el curso de posgrado y la formación de sus discentes, pero además se extienden a la formación de los futuros ecólogos. |
description |
The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15 10.21713/2358-2332.2010.v7.15 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2010.v7.15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 7, n. 14 (2010) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075100966912 |