Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro, Vinícius Silva, Gontijo, Alexandre Bahia, Paes, Thécia Alfenas Silva Valente, Rodrigues, Rogério Leonardo, Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi, Antonini, Yasmine, Ribeiro, Sérvio Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15
Resumo: The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.
id CAPES-1_e7c2499f913919d1188e8d66344867e2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/15
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências BiológicasA new approach to the teaching internship for Biological SciencesUn nuevo abordaje de pasantía docencia para Ciencias BiológicasEcology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto.Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.La asignatura “Curso Básico de Técnicas de Campo” fue creada para promover la asociación entre una disciplina de la graduación y las pasantías de docencia de los estudiantes de maestrías en Ecología de Biomas Tropicales. Con la asignatura, los alumnos del curso de Ciencias Biológicas pueden desarrollar actividades prácticas de técnicas de campo, de forma a ampliar su formación, como biólogos, con relación a las técnicas operativas en proyectos ecológicos. Para los estudiantes de maestrías, el curso ofrece la oportunidad de conducir y coordinar las actividades didácticas, bajo la supervisión de un docente efectivo, representando una oportunidad para consolidar y enriquecer su formación. Los resultados obtenidos señalizan para la eficacia de ese modelo, con resultados promisores, que tiene alcanzado no sólo el curso de posgrado y la formación de sus discentes, pero además se extienden a la formación de los futuros ecólogos.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCampelo, Rodolfo Pessotti MessnerMonteiro, Vinícius SilvaGontijo, Alexandre BahiaPaes, Thécia Alfenas Silva ValenteRodrigues, Rogério LeonardoSant’Anna, Eneida Maria EskinaziAntonini, YasmineRibeiro, Sérvio Pontes2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1510.21713/2358-2332.2010.v7.15RBPG; v. 7, n. 14 (2010)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
A new approach to the teaching internship for Biological Sciences
Un nuevo abordaje de pasantía docencia para Ciencias Biológicas
title Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
spellingShingle Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.
title_short Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
title_full Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
title_fullStr Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
title_sort Uma nova abordagem do estágio docência para Ciências Biológicas
author Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
author_facet Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
Monteiro, Vinícius Silva
Gontijo, Alexandre Bahia
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
Rodrigues, Rogério Leonardo
Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi
Antonini, Yasmine
Ribeiro, Sérvio Pontes
author_role author
author2 Monteiro, Vinícius Silva
Gontijo, Alexandre Bahia
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
Rodrigues, Rogério Leonardo
Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi
Antonini, Yasmine
Ribeiro, Sérvio Pontes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Rodolfo Pessotti Messner
Monteiro, Vinícius Silva
Gontijo, Alexandre Bahia
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
Rodrigues, Rogério Leonardo
Sant’Anna, Eneida Maria Eskinazi
Antonini, Yasmine
Ribeiro, Sérvio Pontes
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.
topic Ecology Field Techniques. University Teacher Training. Integration of Undergraduate and Graduate Students. Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. Universidade Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecología de Campo. Pasantías de Docencia para el Posgrado. Integración Posgrado y Graduación en Biología. Plan de Posgrado en Ecología de Biomas Tropicales. Universidad Federal de Ouro Preto.
Técnicas de Ecologia de Campo. Estágios de Docência para a Pós-Graduação. Integração Pós-Graduação e Graduação em Biologia. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.description.none.fl_txt_mv The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.
A disciplina “Curso Básico de Técnicas de Campo” foi criada para promover a associação entre uma disciplina da graduação e os estágios de docência dos mestrandos em Ecologia de Biomas Tropicais. Com a disciplina, os alunos do curso de Ciências Biológicas podem desenvolver atividades práticas de técnicas de campo, de forma a ampliar sua formação, como biólogos, com relação às técnicas operacionais em projetos ecológicos. Para os mestrandos, o curso oferece a oportunidade de conduzir e coordenar as atividades didáticas, sob a supervisão de um docente efetivo, representando uma oportunidade para consolidar e enriquecer a sua formação. Os resultados obtidos apontam para a eficácia desse modelo, com resultados promissores, que têm alcançado não apenas o curso de pós-graduação e a formação de seus discentes, mas também se estendem na formação dos futuros ecólogos.
La asignatura “Curso Básico de Técnicas de Campo” fue creada para promover la asociación entre una disciplina de la graduación y las pasantías de docencia de los estudiantes de maestrías en Ecología de Biomas Tropicales. Con la asignatura, los alumnos del curso de Ciencias Biológicas pueden desarrollar actividades prácticas de técnicas de campo, de forma a ampliar su formación, como biólogos, con relación a las técnicas operativas en proyectos ecológicos. Para los estudiantes de maestrías, el curso ofrece la oportunidad de conducir y coordinar las actividades didácticas, bajo la supervisión de un docente efectivo, representando una oportunidad para consolidar y enriquecer su formación. Los resultados obtenidos señalizan para la eficacia de ese modelo, con resultados promisores, que tiene alcanzado no sólo el curso de posgrado y la formación de sus discentes, pero además se extienden a la formación de los futuros ecólogos.
description The Basic Course in Field Techniques was designed to promote the association between an undergraduate discipline and teaching experience for Master’s students in the Graduate Program in Ecology of Tropical Biomes. The objective was to enable undergraduate students from the Biology course to participate in field activities, and to improve their training in field techniques for ecological projects. The master’s students had the opportunity to practice teaching and coordinate a discipline under the supervision of an experienced professor. The model was effective and resulted in a positive experience in training capacity for both undergraduate and graduate students, and clearly contributed to the education of future ecologists.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15
10.21713/2358-2332.2010.v7.15
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2010.v7.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 7, n. 14 (2010)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 14 (2010)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075100966912