Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
DOI: | 10.21713/2358-2332.2016.v13.924 |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/924 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo revisar temas relacionados a relações raciais e à pós-graduação na sociedade brasileira, com base em três eixos temáticos: políticas de ação afirmativa; trajetórias e mobilidade educacional na pós-graduação; e a pós-graduação, planos e metas. Este estudo, situado no campo da Psicologia Social, serviu de revisão de literatura como base para o desenvolvimento de pesquisa sobre trajetórias de estudantes negros de pós-graduação na sociedade brasileira. |
id |
CAPES-1_f425d761f80381184615711e6cb5484d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/924 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduaçãoPolíticas y prácticas contemporáneas sobre relaciones raciales y posgradoPolicies and practices on contemporary race relations and graduate studyPostgrado. Relaciones Raciales. Desigualdades Educativas.Educação; Psicologia Social; Relações raciais;Pós-Graduação. Relações Raciais. Desigualdades Educacionais.Graduate Study. Race Relations. Educational Inequalities.O presente artigo tem como objetivo revisar temas relacionados a relações raciais e à pós-graduação na sociedade brasileira, com base em três eixos temáticos: políticas de ação afirmativa; trajetórias e mobilidade educacional na pós-graduação; e a pós-graduação, planos e metas. Este estudo, situado no campo da Psicologia Social, serviu de revisão de literatura como base para o desenvolvimento de pesquisa sobre trajetórias de estudantes negros de pós-graduação na sociedade brasileira.Este artículo tiene como objetivo revisar los temas afines con las relaciones raciales y los postgrados en la sociedad brasilera, basado en tres temas: las políticas de acción afirmativa, trayectorias y movilidad educativa en la universidad, y el postgrado, planes y metas. Este estudio se sitúa en el campo de la Psicología Social, y se sirve de revisión de literatura como base para el desarrollo de la investigación sobre las trayectorias de estudiantes negros y de postgrado en la sociedad brasileña.This article aims to review issues related to race relations and graduate study in Brazilian society, based on three themes: affirmative action policies, educational trajectories and mobility in graduate study, and graduate education plans and goals. This study, situated in the field of Social Psychology, served as a literature review for the development of research on the trajectories of black graduate students in Brazilian society.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCAPESBatista da Silva, Marcos Antonio2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/92410.21713/2358-2332.2016.v13.924RBPG; v. 13, n. 30 (2016)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/924/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/924/96info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação Políticas y prácticas contemporáneas sobre relaciones raciales y posgrado Policies and practices on contemporary race relations and graduate study |
title |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
spellingShingle |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação Batista da Silva, Marcos Antonio Postgrado. Relaciones Raciales. Desigualdades Educativas. Educação; Psicologia Social; Relações raciais; Pós-Graduação. Relações Raciais. Desigualdades Educacionais. Graduate Study. Race Relations. Educational Inequalities. Batista da Silva, Marcos Antonio Postgrado. Relaciones Raciales. Desigualdades Educativas. Educação; Psicologia Social; Relações raciais; Pós-Graduação. Relações Raciais. Desigualdades Educacionais. Graduate Study. Race Relations. Educational Inequalities. |
title_short |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
title_full |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
title_fullStr |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
title_sort |
Políticas e práticas contemporâneas sobre relações raciais e a pós-graduação |
author |
Batista da Silva, Marcos Antonio |
author_facet |
Batista da Silva, Marcos Antonio Batista da Silva, Marcos Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista da Silva, Marcos Antonio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postgrado. Relaciones Raciales. Desigualdades Educativas. Educação; Psicologia Social; Relações raciais; Pós-Graduação. Relações Raciais. Desigualdades Educacionais. Graduate Study. Race Relations. Educational Inequalities. |
topic |
Postgrado. Relaciones Raciales. Desigualdades Educativas. Educação; Psicologia Social; Relações raciais; Pós-Graduação. Relações Raciais. Desigualdades Educacionais. Graduate Study. Race Relations. Educational Inequalities. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem como objetivo revisar temas relacionados a relações raciais e à pós-graduação na sociedade brasileira, com base em três eixos temáticos: políticas de ação afirmativa; trajetórias e mobilidade educacional na pós-graduação; e a pós-graduação, planos e metas. Este estudo, situado no campo da Psicologia Social, serviu de revisão de literatura como base para o desenvolvimento de pesquisa sobre trajetórias de estudantes negros de pós-graduação na sociedade brasileira. Este artículo tiene como objetivo revisar los temas afines con las relaciones raciales y los postgrados en la sociedad brasilera, basado en tres temas: las políticas de acción afirmativa, trayectorias y movilidad educativa en la universidad, y el postgrado, planes y metas. Este estudio se sitúa en el campo de la Psicología Social, y se sirve de revisión de literatura como base para el desarrollo de la investigación sobre las trayectorias de estudiantes negros y de postgrado en la sociedad brasileña. This article aims to review issues related to race relations and graduate study in Brazilian society, based on three themes: affirmative action policies, educational trajectories and mobility in graduate study, and graduate education plans and goals. This study, situated in the field of Social Psychology, served as a literature review for the development of research on the trajectories of black graduate students in Brazilian society. |
description |
O presente artigo tem como objetivo revisar temas relacionados a relações raciais e à pós-graduação na sociedade brasileira, com base em três eixos temáticos: políticas de ação afirmativa; trajetórias e mobilidade educacional na pós-graduação; e a pós-graduação, planos e metas. Este estudo, situado no campo da Psicologia Social, serviu de revisão de literatura como base para o desenvolvimento de pesquisa sobre trajetórias de estudantes negros de pós-graduação na sociedade brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/924 10.21713/2358-2332.2016.v13.924 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/924 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2016.v13.924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/924/pdf http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/924/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 13, n. 30 (2016) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 13, n. 30 (2016) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1821893379023175680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21713/2358-2332.2016.v13.924 |