ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de Quixadá, Belmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070
Resumo: Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.
id CATOLICA_255ed9fde7abd48cac00694e7e7def3d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2070
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAISCiências HumanasPsicologia. Redes Sociais. Publicidade.Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de QuixadáOliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de QuixadáBelmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/207010.25190/rec.v6i2.2070Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 40-462357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/176http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/192/*ref*/ALVES, G. F. A Importância da Publicidade e Propaganda na Gestão Estratégica para as Empresas Clientes da TV Verdes Mares Cariri. Anais... XXI Semana Acadêmica da USP. São Paulo: Butantã, p. 23-29, 2010./*ref*/ANSOFF, H. I. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 2017./*ref*/ARAÚJO, A.; GARBOGGINI, F. B. O conceito de novas mídias e a utilização das mídias na publicidade. Revista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUC, n. 4, v. 1, p. 1-9, 2013./*ref*/BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Presses, Paris, 1977./*ref*/BARROSO, L. F. A importância de um Código de Ética. Revista da EMERJ, n. 3, v. 9, p. 123-140, 2013./*ref*/BEZERRA, J. C. C.; BRITO, S. O. Redes Sociais como ferramenta pedagógica: O caso do projeto e-Jovem. Revista Curios, n. 5, v. 2, p. 88 – 99, 2014./*ref*/CALAZANS, F. M. de A. Propaganda subliminar multimídia. São Paulo: Summus Editorial, 2012./*ref*/CARDOZO, M. L. Mercado e Publicidade Online. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, n. 1, v. 1, p. 2-14, 2014./*ref*/CERTO, S. C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 2013./*ref*/CLARO, D. P. Marketing de relacionamento: conceitos e desafios para o sucesso do negócio. São Paulo: IBMEC 2006./*ref*/CLEMENTE, A. P. A publicidade criativa e a sua interatividade na internet. Revista Eletrônica Temática, n. 3, v. 2, p. 45 - 60, 2013./*ref*/CHURCHILL, G. A. Marketing; criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva 2016./*ref*/COBRA, M. H. N. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013./*ref*/COBRA, M. H. N. Casos do marketing best. São Paulo: Saraiva 2012./*ref*/CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética do Profissional Psicólogo, CFP, Brasília, 2005. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 003/2007, CFP, Brasília, 2007./*ref*/COSTA, E. A. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, 2014./*ref*/CORREIA, P. M. A. R.; MOREIRA, M. F. R. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. Revista Alceu, n. 14, v. 28, p. 168 – 187, 2014./*ref*/DIAS, S. R.; et al. Marketing: estratégia e valor. São Paulo: Saraiva, 2006./*ref*/FERRAZ, J.C. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. São Paulo: Campus, 2007./*ref*/GERHARDT, F. D. Reconhecendo a própria personalidade e avaliando o espaço ético. Revista Intelecto C, n. 7, v. 3, p. 5-18, 2013./*ref*/GIL, A. Manual de Pesquisas. Vozes: São Paulo, 2004./*ref*/HAMEL, G. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 2007./*ref*/HERMAN, V. A. Código de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 7. ed., 2001, cit. p. 270./*ref*/KLEPPNER.O. Publicidad. México: Prentice Hall Hispanoamericana, 2009./*ref*/KOTLER, P. Administração de Marketing. Análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Trad. Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/KOTLER, P. Administração de Marketing: A edição do novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2009./*ref*/LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009./*ref*/MACKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 2013./*ref*/MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2014./*ref*/MARTORELL, L. B.; NASCIMENTO, W. F.; GARRAFA, V. Redes sociais, privacidade, confidencialidade e ética: a exposição de imagens de pacientes no facebook. Interface (botucatu), n. 20, v. 56, p.13-23, 2016./*ref*/McCARTHY, E J. Marketing Essencial “uma abordagem gerencial e global”. São Paulo: Atlas, 2015./*ref*/MINTZBERG, H. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013./*ref*/MOREIRA, J. C. T.; et al. Administração de Vendas. São Paulo: Saraiva, 2004./*ref*/NANNI, H. C.; CAÑETE, K. V. S. A Importância das Redes Sociais como Vantagem Competitiva nos Negócios Corporativos. Revista Cetuirs, n. 7, v. 2, p.1-15, 2014./*ref*/NORA, C. R. D.; ZOBOLI, E. L. C.; VIEIRA, M. M. Deliberação ética em saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Bioética, n. 23, v.1, p. 114-123, 2015./*ref*/OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22 ed. São Paulo: Atlas, 2005./*ref*/PIMENTA, M. A. Comunicação empresarial. 4. ed. Campinas: Alínea, 2004./*ref*/PORTER, M. E. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 2007./*ref*/ROSLOW, S. et al. The enigma of cooperative advertising. Journal of Business & Industrial Marketing, n. 8, p. 70-79, 2009./*ref*/SABA, C. F.; GUEVARA, A. J. H. Marketing na Era Digital e Cases. Revista Bisus, n. 3, v. 2, p. 170-192, 2014./*ref*/SILVEIRA, M. J. O marketing de relacionamento como alternativa em mercados competitivos. 2006./*ref*/SOUZA, G. T. O. Psicologia Online: O que pode e é permitido atualmente. Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da USP, n. 12, v. 2, p. 123-136, 2016./*ref*/SÁ, A. L. Ética Profissional. Atlas: São Paulo, 2013./*ref*/TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007./*ref*/TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A.R.; CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Revista Ciência Informática, n. 34, v. 2, p. 93-104, 2013./*ref*/TROUT, J. Estratégia de Marketing. São Paulo: M. Books do Brasil Editor Ltda.2005./*ref*/ULUP, L.; BARBOSA, R. B. A formação profissional e a ressignificação do papel do Psicólogo no cenário escolar: uma proposta de atuação – de estagiários a psicólogos escolares. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, n. 32, v. 1, p. 250-263, 2012./*ref*/VALADARES, M. C. B. Planejamento Estratégico empresarial: foco em clientes e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:39Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2070Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:39Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
title ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
spellingShingle ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Humanas
Psicologia. Redes Sociais. Publicidade.
title_short ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
title_full ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
title_fullStr ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
title_full_unstemmed ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
title_sort ÉTICA PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA E A PUBLICIDADE DE PSICÓLOGOS EM REDES SOCIAIS
author Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Oliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de Quixadá
Belmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio
author_role author
author2 Oliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de Quixadá
Belmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jordan Prazeres Freitas da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Oliveira, Mércia Capistrano; Centro Universitário Católica de Quixadá
Belmino, Marcus Cézar de Borba; Centro Universitário Leão Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia. Redes Sociais. Publicidade.
topic Ciências Humanas
Psicologia. Redes Sociais. Publicidade.
description Várias foram as mudanças que a informática e a internet causaram na sociedade nos últimos trinta anos. O surgimento da internet como um novo sistema eletrônico de comunicação, caracterizado pelo seu alcance global; integração de todos os meios de comunicação e interatividade potencial, está mudando e mudará para sempre as culturas mundiais A partir disso, este trabalho tem como foco a questão da publicidade profissional do psicólogo na rede social Facebook, e, foi fruto da monitoria de Ética e Psicologia. Tem por objetivo analisar aspectos éticos referentes à publicidade do trabalho dos psicólogos em perfis pessoais de profissionais integrantes do grupo público do Facebook intitulado Psicologia Ceará. A coleta dos dados foi realizada entre os meses de maio e junho de 2017, do qual selecionou-se, psicólogos que haviam feito publicações referentes à publicidade no grupo da rede social. Nestas publicações foi possível identificar situações de quebra do Código de Ética e da Resolução 003/2007 do Conselho Federal de Psicologia. A partir disso, tentou-se contribuir para a problematização acerca do fenômeno das redes sociais no âmbito profissional do psicólogo, e para a proposição de parâmetros éticos para a complexa regulamentação da matéria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070
10.25190/rec.v6i2.2070
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070
identifier_str_mv 10.25190/rec.v6i2.2070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2070/pdf
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/176
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2070/192
/*ref*/ALVES, G. F. A Importância da Publicidade e Propaganda na Gestão Estratégica para as Empresas Clientes da TV Verdes Mares Cariri. Anais... XXI Semana Acadêmica da USP. São Paulo: Butantã, p. 23-29, 2010.
/*ref*/ANSOFF, H. I. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 2017.
/*ref*/ARAÚJO, A.; GARBOGGINI, F. B. O conceito de novas mídias e a utilização das mídias na publicidade. Revista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUC, n. 4, v. 1, p. 1-9, 2013.
/*ref*/BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Presses, Paris, 1977.
/*ref*/BARROSO, L. F. A importância de um Código de Ética. Revista da EMERJ, n. 3, v. 9, p. 123-140, 2013.
/*ref*/BEZERRA, J. C. C.; BRITO, S. O. Redes Sociais como ferramenta pedagógica: O caso do projeto e-Jovem. Revista Curios, n. 5, v. 2, p. 88 – 99, 2014.
/*ref*/CALAZANS, F. M. de A. Propaganda subliminar multimídia. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
/*ref*/CARDOZO, M. L. Mercado e Publicidade Online. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo, n. 1, v. 1, p. 2-14, 2014.
/*ref*/CERTO, S. C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 2013.
/*ref*/CLARO, D. P. Marketing de relacionamento: conceitos e desafios para o sucesso do negócio. São Paulo: IBMEC 2006.
/*ref*/CLEMENTE, A. P. A publicidade criativa e a sua interatividade na internet. Revista Eletrônica Temática, n. 3, v. 2, p. 45 - 60, 2013.
/*ref*/CHURCHILL, G. A. Marketing; criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva 2016.
/*ref*/COBRA, M. H. N. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
/*ref*/COBRA, M. H. N. Casos do marketing best. São Paulo: Saraiva 2012.
/*ref*/CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética do Profissional Psicólogo, CFP, Brasília, 2005. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 003/2007, CFP, Brasília, 2007.
/*ref*/COSTA, E. A. Gestão estratégica. São Paulo: Saraiva, 2014.
/*ref*/CORREIA, P. M. A. R.; MOREIRA, M. F. R. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. Revista Alceu, n. 14, v. 28, p. 168 – 187, 2014.
/*ref*/DIAS, S. R.; et al. Marketing: estratégia e valor. São Paulo: Saraiva, 2006.
/*ref*/FERRAZ, J.C. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. São Paulo: Campus, 2007.
/*ref*/GERHARDT, F. D. Reconhecendo a própria personalidade e avaliando o espaço ético. Revista Intelecto C, n. 7, v. 3, p. 5-18, 2013.
/*ref*/GIL, A. Manual de Pesquisas. Vozes: São Paulo, 2004.
/*ref*/HAMEL, G. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
/*ref*/HERMAN, V. A. Código de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 7. ed., 2001, cit. p. 270.
/*ref*/KLEPPNER.O. Publicidad. México: Prentice Hall Hispanoamericana, 2009.
/*ref*/KOTLER, P. Administração de Marketing. Análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. Trad. Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2008.
/*ref*/KOTLER, P. Administração de Marketing: A edição do novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2009.
/*ref*/LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
/*ref*/MACKENNA, R. Marketing de relacionamento: estratégias bem sucedidas para a era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 2013.
/*ref*/MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2014.
/*ref*/MARTORELL, L. B.; NASCIMENTO, W. F.; GARRAFA, V. Redes sociais, privacidade, confidencialidade e ética: a exposição de imagens de pacientes no facebook. Interface (botucatu), n. 20, v. 56, p.13-23, 2016.
/*ref*/McCARTHY, E J. Marketing Essencial “uma abordagem gerencial e global”. São Paulo: Atlas, 2015.
/*ref*/MINTZBERG, H. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
/*ref*/MOREIRA, J. C. T.; et al. Administração de Vendas. São Paulo: Saraiva, 2004.
/*ref*/NANNI, H. C.; CAÑETE, K. V. S. A Importância das Redes Sociais como Vantagem Competitiva nos Negócios Corporativos. Revista Cetuirs, n. 7, v. 2, p.1-15, 2014.
/*ref*/NORA, C. R. D.; ZOBOLI, E. L. C.; VIEIRA, M. M. Deliberação ética em saúde: revisão integrativa da literatura. Revista Bioética, n. 23, v.1, p. 114-123, 2015.
/*ref*/OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
/*ref*/PIMENTA, M. A. Comunicação empresarial. 4. ed. Campinas: Alínea, 2004.
/*ref*/PORTER, M. E. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
/*ref*/ROSLOW, S. et al. The enigma of cooperative advertising. Journal of Business & Industrial Marketing, n. 8, p. 70-79, 2009.
/*ref*/SABA, C. F.; GUEVARA, A. J. H. Marketing na Era Digital e Cases. Revista Bisus, n. 3, v. 2, p. 170-192, 2014.
/*ref*/SILVEIRA, M. J. O marketing de relacionamento como alternativa em mercados competitivos. 2006.
/*ref*/SOUZA, G. T. O. Psicologia Online: O que pode e é permitido atualmente. Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da USP, n. 12, v. 2, p. 123-136, 2016.
/*ref*/SÁ, A. L. Ética Profissional. Atlas: São Paulo, 2013.
/*ref*/TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
/*ref*/TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A.R.; CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Revista Ciência Informática, n. 34, v. 2, p. 93-104, 2013.
/*ref*/TROUT, J. Estratégia de Marketing. São Paulo: M. Books do Brasil Editor Ltda.2005.
/*ref*/ULUP, L.; BARBOSA, R. B. A formação profissional e a ressignificação do papel do Psicólogo no cenário escolar: uma proposta de atuação – de estagiários a psicólogos escolares. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, n. 32, v. 1, p. 250-263, 2012.
/*ref*/VALADARES, M. C. B. Planejamento Estratégico empresarial: foco em clientes e pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 40-46
2357-8483
10.25190/rec.v6i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421213069312