METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451
Resumo: Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada.
id CATOLICA_405ae5a0f7fd2ff03f4a00aa85bd77b5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1451
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃOCiências Sociaislógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias.Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de QuixadáMeireles, Alandson Mendonça Ribeiro2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/145110.25190/rec.v4i1.1451Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451/1184/*ref*/Almeida, E. S. ET AL. AMBAP: Um Ambiente de Aprendizado de Programação. In: ANAIS DO XXII CONGRESSO DA SOCIEDADEBRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – X WEI, Florianópolis, Brasil, 2002./*ref*/Borges, H. Portugol –No Ensino de Ciências da Computação.Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/portugol-no-ensino-de-ciencias-da-computacao/21464>. Acesso em: 03 julho 2013./*ref*/Dazzi, R. L. S.; Miranda, E. M.; Souza, E. M. S. SAEL: Sistema de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação. In: WORKSHOPDE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO, Araraquara, Brasil, 2000./*ref*/FORBELLONE, A. L. V. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005./*ref*/Gomes, A. J; Mendes, A. J. N. Suporte à Aprendizagem da Programação com o Ambiente SICAS. In: V CONGRESSO ILBERO-AMERICANO DEINFORMÁTICA EDUCATIVA, Viña del Mar, Chile, 2000./*ref*/Medeiros, C. L.; Dazzi, R. L. S. Aprendendo Algoritmos com Auxílio da WEB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, Itajaí, Brasil, 2002./*ref*/Rapkiewicz, C. E; Falkembach, G.; Seixas, L.; Dos Santos Rosa, N.; Da Cunha, V. V.; Klemann, M. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, 2006./*ref*/Rodrigues J. M. C; Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos. In: II Workshop de Educação em Computação e Informática.Feira de Santana, Brasil. 2004./*ref*/Rocha, H. V. Representações computacionais auxiliares ao entendimento de conceitos de programação. Campinas, 1991, 461p. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 1991./*ref*/Santiago, R; Dazzi R. L. S, Ferramenta de Apoio ao Ensino de Algoritmos. Disponível em: <http://www.inf.furb.br/seminco/2004/artigos/96-vf.pdf>. Acesso em 10 julho 2013./*ref*/Santiago, R; Dazzi, R. L. S. Ferramentas que Auxiliam o Desenvolvimento da Lógica de Programação. In: SEMINCO –SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO, Blumenau, Brasil, 2003. p.113-120.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1451Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
title METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
spellingShingle METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias.
title_short METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
title_full METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
title_fullStr METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
title_full_unstemmed METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
title_sort METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
author Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
author_role author
author2 Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias.
topic Ciências Sociais
lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias.
description Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451
10.25190/rec.v4i1.1451
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451
identifier_str_mv 10.25190/rec.v4i1.1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451/1184
/*ref*/Almeida, E. S. ET AL. AMBAP: Um Ambiente de Aprendizado de Programação. In: ANAIS DO XXII CONGRESSO DA SOCIEDADEBRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – X WEI, Florianópolis, Brasil, 2002.
/*ref*/Borges, H. Portugol –No Ensino de Ciências da Computação.Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/portugol-no-ensino-de-ciencias-da-computacao/21464>. Acesso em: 03 julho 2013.
/*ref*/Dazzi, R. L. S.; Miranda, E. M.; Souza, E. M. S. SAEL: Sistema de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação. In: WORKSHOPDE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO, Araraquara, Brasil, 2000.
/*ref*/FORBELLONE, A. L. V. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
/*ref*/Gomes, A. J; Mendes, A. J. N. Suporte à Aprendizagem da Programação com o Ambiente SICAS. In: V CONGRESSO ILBERO-AMERICANO DEINFORMÁTICA EDUCATIVA, Viña del Mar, Chile, 2000.
/*ref*/Medeiros, C. L.; Dazzi, R. L. S. Aprendendo Algoritmos com Auxílio da WEB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, Itajaí, Brasil, 2002.
/*ref*/Rapkiewicz, C. E; Falkembach, G.; Seixas, L.; Dos Santos Rosa, N.; Da Cunha, V. V.; Klemann, M. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, 2006.
/*ref*/Rodrigues J. M. C; Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos. In: II Workshop de Educação em Computação e Informática.Feira de Santana, Brasil. 2004.
/*ref*/Rocha, H. V. Representações computacionais auxiliares ao entendimento de conceitos de programação. Campinas, 1991, 461p. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 1991.
/*ref*/Santiago, R; Dazzi R. L. S, Ferramenta de Apoio ao Ensino de Algoritmos. Disponível em: <http://www.inf.furb.br/seminco/2004/artigos/96-vf.pdf>. Acesso em 10 julho 2013.
/*ref*/Santiago, R; Dazzi, R. L. S. Ferramentas que Auxiliam o Desenvolvimento da Lógica de Programação. In: SEMINCO –SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO, Blumenau, Brasil, 2003. p.113-120.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v4i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420687732736