METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451 |
Resumo: | Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada. |
id |
CATOLICA_405ae5a0f7fd2ff03f4a00aa85bd77b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1451 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃOCiências Sociaislógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias.Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de QuixadáMeireles, Alandson Mendonça Ribeiro2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/145110.25190/rec.v4i1.1451Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451/1184/*ref*/Almeida, E. S. ET AL. AMBAP: Um Ambiente de Aprendizado de Programação. In: ANAIS DO XXII CONGRESSO DA SOCIEDADEBRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – X WEI, Florianópolis, Brasil, 2002./*ref*/Borges, H. Portugol –No Ensino de Ciências da Computação.Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/portugol-no-ensino-de-ciencias-da-computacao/21464>. Acesso em: 03 julho 2013./*ref*/Dazzi, R. L. S.; Miranda, E. M.; Souza, E. M. S. SAEL: Sistema de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação. In: WORKSHOPDE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO, Araraquara, Brasil, 2000./*ref*/FORBELLONE, A. L. V. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005./*ref*/Gomes, A. J; Mendes, A. J. N. Suporte à Aprendizagem da Programação com o Ambiente SICAS. In: V CONGRESSO ILBERO-AMERICANO DEINFORMÁTICA EDUCATIVA, Viña del Mar, Chile, 2000./*ref*/Medeiros, C. L.; Dazzi, R. L. S. Aprendendo Algoritmos com Auxílio da WEB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, Itajaí, Brasil, 2002./*ref*/Rapkiewicz, C. E; Falkembach, G.; Seixas, L.; Dos Santos Rosa, N.; Da Cunha, V. V.; Klemann, M. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, 2006./*ref*/Rodrigues J. M. C; Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos. In: II Workshop de Educação em Computação e Informática.Feira de Santana, Brasil. 2004./*ref*/Rocha, H. V. Representações computacionais auxiliares ao entendimento de conceitos de programação. Campinas, 1991, 461p. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 1991./*ref*/Santiago, R; Dazzi R. L. S, Ferramenta de Apoio ao Ensino de Algoritmos. Disponível em: <http://www.inf.furb.br/seminco/2004/artigos/96-vf.pdf>. Acesso em 10 julho 2013./*ref*/Santiago, R; Dazzi, R. L. S. Ferramentas que Auxiliam o Desenvolvimento da Lógica de Programação. In: SEMINCO –SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO, Blumenau, Brasil, 2003. p.113-120.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1451Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
title |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
spellingShingle |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias. |
title_short |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
title_full |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
title_fullStr |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
title_sort |
METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
author |
Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Weliff Ferreira; Centro Universitário Católica de Quixadá Meireles, Alandson Mendonça Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias. |
topic |
Ciências Sociais lógica de programação. Ensino. Estudo. Metodologias. |
description |
Na área da ciência da computação um raciocínio lógico e uma rápida análise de dados são pré-requisitos obrigatórios para uma tomada de decisão eficaz. A primeira disciplina que envolve o raciocínio lógico, a Lógica de Programação, é uma das disciplinas com maiores índices de reprovação nos cursos de Tecnologia de Informação. Aprender a programar é um processo difícil e exigente, diante de tal afirmação foi feito um estudo sobre diversas metodologias / ferramentas de ensino que abordam a aprendizagem de lógica de programação. Cada uma dessas metodologias foram descritas e as vantagens e desvantagens de sua utilização foram enumeradas, demonstrando um exemplo prático. Ao final, concluímos que para um melhor processo de ensino de lógica de programação sugere-se a combinação dessas metodologias para absorver o melhor conteúdo de cada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451 10.25190/rec.v4i1.1451 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v4i1.1451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1451/1184 /*ref*/Almeida, E. S. ET AL. AMBAP: Um Ambiente de Aprendizado de Programação. In: ANAIS DO XXII CONGRESSO DA SOCIEDADEBRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – X WEI, Florianópolis, Brasil, 2002. /*ref*/Borges, H. Portugol –No Ensino de Ciências da Computação.Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/portugol-no-ensino-de-ciencias-da-computacao/21464>. Acesso em: 03 julho 2013. /*ref*/Dazzi, R. L. S.; Miranda, E. M.; Souza, E. M. S. SAEL: Sistema de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação. In: WORKSHOPDE INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO, Araraquara, Brasil, 2000. /*ref*/FORBELLONE, A. L. V. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. /*ref*/Gomes, A. J; Mendes, A. J. N. Suporte à Aprendizagem da Programação com o Ambiente SICAS. In: V CONGRESSO ILBERO-AMERICANO DEINFORMÁTICA EDUCATIVA, Viña del Mar, Chile, 2000. /*ref*/Medeiros, C. L.; Dazzi, R. L. S. Aprendendo Algoritmos com Auxílio da WEB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO, Itajaí, Brasil, 2002. /*ref*/Rapkiewicz, C. E; Falkembach, G.; Seixas, L.; Dos Santos Rosa, N.; Da Cunha, V. V.; Klemann, M. Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais, Rio Grande do Sul, v. 4, n. 2, 2006. /*ref*/Rodrigues J. M. C; Experiências Positivas para o Ensino de Algoritmos. In: II Workshop de Educação em Computação e Informática.Feira de Santana, Brasil. 2004. /*ref*/Rocha, H. V. Representações computacionais auxiliares ao entendimento de conceitos de programação. Campinas, 1991, 461p. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Brasil, 1991. /*ref*/Santiago, R; Dazzi R. L. S, Ferramenta de Apoio ao Ensino de Algoritmos. Disponível em: <http://www.inf.furb.br/seminco/2004/artigos/96-vf.pdf>. Acesso em 10 julho 2013. /*ref*/Santiago, R; Dazzi, R. L. S. Ferramentas que Auxiliam o Desenvolvimento da Lógica de Programação. In: SEMINCO –SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO, Blumenau, Brasil, 2003. p.113-120. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v4i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420687732736 |