O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Gracilene Américo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Portela, Carlos dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079
Resumo: A disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.
id UFRGS-7_066b32c3ab434f432538241dc8a76240
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/86079
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e SuperiorSoftwares EducativosLógica de ProgramaçãoMetodologias de EnsinoIntrodução à Lógica de ProgramaçãoA disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8607910.22456/1982-1654.86079Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079/52871Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Gracilene AméricoPortela, Carlos dos Santos2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/86079Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
title O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
spellingShingle O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
Viana, Gracilene Américo
Softwares Educativos
Lógica de Programação
Metodologias de Ensino
Introdução à Lógica de Programação
title_short O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
title_full O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
title_fullStr O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
title_full_unstemmed O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
title_sort O Uso de Softwares Educativos para Introdução de Lógica de Programação no Ensino de Base e Superior
author Viana, Gracilene Américo
author_facet Viana, Gracilene Américo
Portela, Carlos dos Santos
author_role author
author2 Portela, Carlos dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Gracilene Américo
Portela, Carlos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Softwares Educativos
Lógica de Programação
Metodologias de Ensino
Introdução à Lógica de Programação
topic Softwares Educativos
Lógica de Programação
Metodologias de Ensino
Introdução à Lógica de Programação
description A disciplina de Lógica de Programação costuma ter altos níveis de evasão e reprovação. Isto porque a maioria dos alunos não teve um contato anterior com essa disciplina e seus conceitos, como raciocínio lógico e algoritmos. Alguns pesquisadores brasileiros defendem a inserção da Lógica de Programação no ensino de base, assim como ocorre em outros países. Diante deste contexto, esta pesquisa aborda o uso de softwares educativos para apoiar a introdução à lógica e algoritmos tanto no ensino de base quanto no superior. Assim, apresenta-se uma análise de trabalhos que relatam o uso dos softwares Scratch, Robocode e Visualg. Os resultados desta análise apontaram que alguns desses softwares são mais adequados para o ensino fundamental e médio e outros para a graduação. Por fim, sugerem-se propostas de metodologias para adoção dessas ferramentas em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079
10.22456/1982-1654.86079
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.86079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86079/52871
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183576076288