RESGATANDO UMA BRINQUEDOTECA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Keyssiane Maria de Alencar; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maia, Anice Holanda Nunes, Bezerra, Milena de Holanda Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1433
Resumo: Um projeto de iniciação científica do um curso de psicologia local empreendeu a iniciativa de potencializar esse espaço estruturando atividades a partir de estudo científico pioneiro. Objetiva-se compreender os significados atribuídos à brinquedoteca hospitalar pelas crianças internadas e analisar as demandas para a efetivação deste espaço. Estudo descritivo de natureza qualitativa, usando o método da pesquisa de campo, investigação através de sessões lúdicas com brinquedos e atividades gráficas, e coleta de dados através do registro das sessões realizadas entre 11 de fevereiro a 11 de maio de 2015. Aprovado pelo sistema CONEP/CEP 921.889. Foram realizadas 14 sessões lúdicas, com 2 crianças em média. A idade de maior recorrência foi 5 anos. O recurso estruturado mais utilizado foi o kit médico e não estruturadas foram atividades gráficas. Os significados atribuídos à brinquedoteca revelam as categorias: “lugar de brincar”, “lugar de diversão”, “lugar de encontro”, “refúgio dos medos”, “apoio”. Quanto às demandas, a principal brincadeira foi com a “maleta do médico”, seguida pelo desenho livre e pintura, e brincadeiras livres. Uma unidade hospitalar de média complexidade lida com doenças sazonais, exigindo adaptação, em decorrência da rotatividade de crianças. Entretanto, as crianças foram solícitas à proposta de intervenção demonstrando evidente necessidade por assistência integral e apoio aos desafios de enfrentamento da hospitalização.
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O recurso estruturado mais utilizado foi o kit médico e não estruturadas foram atividades gráficas. Os significados atribuídos à brinquedoteca revelam as categorias: “lugar de brincar”, “lugar de diversão”, “lugar de encontro”, “refúgio dos medos”, “apoio”. Quanto às demandas, a principal brincadeira foi com a “maleta do médico”, seguida pelo desenho livre e pintura, e brincadeiras livres. Uma unidade hospitalar de média complexidade lida com doenças sazonais, exigindo adaptação, em decorrência da rotatividade de crianças. Entretanto, as crianças foram solícitas à proposta de intervenção demonstrando evidente necessidade por assistência integral e apoio aos desafios de enfrentamento da hospitalização.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, Keyssiane Maria de Alencar; Centro Universitário Católica de QuixadáMaia, Anice Holanda NunesBezerra, Milena de Holanda Oliveira2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/143310.25190/rec.v4i2.1433Revista Expressão Católica; v. 4, n. 2 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1433/1164/*ref*/BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 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