CADÊ A MÚSICA QUE ESTAVA AQUI? O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3993 |
Resumo: | O tema proposto neste estudo é resultante de uma pesquisa que tratou de analisar a frequência do uso de músicas na vida escolar dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que traz referências sobre a relação da criança com a música, foi realizado um levantamento no campo empírico para compreender a vivência das crianças com a música ou da falta desta no ambiente escolar. Para a coleta de dados, usou-se o survey como metodologia privilegiada, por meio de entrevistas e questionários a docentes e pais de alunos, permitindo averiguar as relações desses e os sentidos atribuídos à necessidade de inserção da música na educação das crianças. A pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva está fundamentada nos documentos de base da Educação Nacional e em autores como Romanelli (2013), Ilari (2009) e Loureiro (2003, 2004). O estudo demonstrou, como resultado, a substituição do trabalho musical bastante presente na Educação Infantil, por conteúdos curriculares mais tradicionais, reduzindo a oportunidade de transdisciplinar e fortalecer a unicidade e a significação dos conhecimentos oportunizados pela musicalização em diversas ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a expectativa de pais para com o ensino de música formal e não do uso dessa como recurso por parte dos docentes da escola básica. |
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CADÊ A MÚSICA QUE ESTAVA AQUI? O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALPráticas pedagógicas; Recursos didáticos; Música na Educação de criançasO tema proposto neste estudo é resultante de uma pesquisa que tratou de analisar a frequência do uso de músicas na vida escolar dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que traz referências sobre a relação da criança com a música, foi realizado um levantamento no campo empírico para compreender a vivência das crianças com a música ou da falta desta no ambiente escolar. Para a coleta de dados, usou-se o survey como metodologia privilegiada, por meio de entrevistas e questionários a docentes e pais de alunos, permitindo averiguar as relações desses e os sentidos atribuídos à necessidade de inserção da música na educação das crianças. A pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva está fundamentada nos documentos de base da Educação Nacional e em autores como Romanelli (2013), Ilari (2009) e Loureiro (2003, 2004). O estudo demonstrou, como resultado, a substituição do trabalho musical bastante presente na Educação Infantil, por conteúdos curriculares mais tradicionais, reduzindo a oportunidade de transdisciplinar e fortalecer a unicidade e a significação dos conhecimentos oportunizados pela musicalização em diversas ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a expectativa de pais para com o ensino de música formal e não do uso dessa como recurso por parte dos docentes da escola básica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARomanelli, Guilherme Gabriel Ballande; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilSoek, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilKoloda, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilSouza, Amanda de; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/399310.25190/rec.v9i2.3993Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 22-312357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3993/pdf2/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/BEYER, E. S. W. Cante, bebê, que eu estou ouvindo: do surgimento do balbucio musical. In: BEYER, E. S. W. O som e a criatividade: dimensões da experiência musical. Santa Maria: UFSM, 2005./*ref*/BRASIL. A educação musical como prática educativa no cotidiano escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 65-74, mar. 2004./*ref*/BRASIL. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Ed. D. UFPR, 2006./*ref*/BRASIL. Lei n° 11.274 de 06 de junho de 2006. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 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