CADÊ A MÚSICA QUE ESTAVA AQUI? O USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soek, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, Koloda, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, Souza, Amanda de; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3993
Resumo: O tema proposto neste estudo é resultante de uma pesquisa que tratou de analisar a frequência do uso de músicas na vida escolar dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica que traz referências sobre a relação da criança com a música, foi realizado um levantamento no campo empírico para compreender a vivência das crianças com a música ou da falta desta no ambiente escolar. Para a coleta de dados, usou-se o survey como metodologia privilegiada, por meio de entrevistas e questionários a docentes e pais de alunos, permitindo averiguar as relações desses e os sentidos atribuídos à necessidade de inserção da música na educação das crianças. A pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva está fundamentada nos documentos de base da Educação Nacional e em autores como Romanelli (2013), Ilari (2009) e Loureiro (2003, 2004). O estudo demonstrou, como resultado, a substituição do trabalho musical bastante presente na Educação Infantil, por conteúdos curriculares mais tradicionais, reduzindo a oportunidade de transdisciplinar e fortalecer a unicidade e a significação dos conhecimentos oportunizados pela musicalização em diversas ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a expectativa de pais para com o ensino de música formal e não do uso dessa como recurso por parte dos docentes da escola básica.
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A pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva está fundamentada nos documentos de base da Educação Nacional e em autores como Romanelli (2013), Ilari (2009) e Loureiro (2003, 2004). O estudo demonstrou, como resultado, a substituição do trabalho musical bastante presente na Educação Infantil, por conteúdos curriculares mais tradicionais, reduzindo a oportunidade de transdisciplinar e fortalecer a unicidade e a significação dos conhecimentos oportunizados pela musicalização em diversas ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a expectativa de pais para com o ensino de música formal e não do uso dessa como recurso por parte dos docentes da escola básica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICARomanelli, Guilherme Gabriel Ballande; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilSoek, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilKoloda, Ana Maria; Universidade Federal do Paraná, UFPR, BrasilSouza, Amanda de; Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/399310.25190/rec.v9i2.3993Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. 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