O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente, Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho.
id CATOLICA_87db771cc068b4acfcd576ff7d627b71
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2090
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTECiências Humanas; EducaçãoEstágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade.O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho.Núcleo de Publicação UNICATÓLICACNPqUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraFreitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ DocenteLima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/209010.25190/rec.v6i1.2090Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 36-422357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2090/208/*ref*/ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. 156 p./*ref*/CASCIANO, R. L. Onde está a didática como núcleo articulador da formação e da atuação profissional docente? In XVIII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016./*ref*/COSTA, E. A. da S. Formação continuada de professores alfabetizadores em Horizonte: de momentos graves a momentos grávidos. 74p. Monografia (Curso de Especialização em Educação Biocêntrica). Fortaleza: UECE, 2008./*ref*/COSTA, E. A. da Silva; LIMA, M. S. L. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 69­74, 2012./*ref*/GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015./*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011./*ref*/LIBÂNEO, J. C. Gestão e Organização do Espaço Pedagógico: Teoria e Prática. 5 ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008./*ref*/LIMA, M. S. L. Prática de estágio supervisionado em formação continuada. In: ROSA, D. E. G.; SOUSA, V. Camilo de. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002./*ref*/______. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p. (Coleção Formar)/*ref*/MARIN, A. J. O trabalho docente: núcleo de perspectiva globalizadora de estudos sobre ensino. In: ______. (Coord.). Didática e trabalho docente. Araraquara: JM, 1996. p. 23-43./*ref*/NÓVOA, A. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991./*ref*/ORSANO, A. C. F. Narrativas de professores: revelando a profissionalidade docente e sua construção na educação profissional e tecnológica. In XVII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016./*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 8. ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez, 2017./*ref*/SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. P. 61-92.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-18T15:01:07Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2090Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-09-18T15:01:07Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
title O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Ciências Humanas; Educação
Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade.
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
author Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
author_facet Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
author_role author
author2 Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação
Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade.
topic Ciências Humanas; Educação
Estágio Supervisionado. Formação docente. Profissionalidade.
description O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090
10.25190/rec.v6i1.2090
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090
identifier_str_mv 10.25190/rec.v6i1.2090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090/pdf
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/downloadSuppFile/2090/208
/*ref*/ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. 156 p.
/*ref*/CASCIANO, R. L. Onde está a didática como núcleo articulador da formação e da atuação profissional docente? In XVIII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016.
/*ref*/COSTA, E. A. da S. Formação continuada de professores alfabetizadores em Horizonte: de momentos graves a momentos grávidos. 74p. Monografia (Curso de Especialização em Educação Biocêntrica). Fortaleza: UECE, 2008.
/*ref*/COSTA, E. A. da Silva; LIMA, M. S. L. Os desafios da aprendizagem da profissão e o estágio. Revista Expressão Católica, v. 1, p. 69­74, 2012.
/*ref*/GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.
/*ref*/IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
/*ref*/LIBÂNEO, J. C. Gestão e Organização do Espaço Pedagógico: Teoria e Prática. 5 ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.
/*ref*/LIMA, M. S. L. Prática de estágio supervisionado em formação continuada. In: ROSA, D. E. G.; SOUSA, V. Camilo de. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
/*ref*/______. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 172 p. (Coleção Formar)
/*ref*/MARIN, A. J. O trabalho docente: núcleo de perspectiva globalizadora de estudos sobre ensino. In: ______. (Coord.). Didática e trabalho docente. Araraquara: JM, 1996. p. 23-43.
/*ref*/NÓVOA, A. A formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
/*ref*/ORSANO, A. C. F. Narrativas de professores: revelando a profissionalidade docente e sua construção na educação profissional e tecnológica. In XVII ENDIPE, Anais..., Cuiabá: UFMT, 2016.
/*ref*/PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 8. ed. (Revisada e Ampliada). São Paulo: Cortez, 2017.
/*ref*/SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991. P. 61-92.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 36-42
2357-8483
10.25190/rec.v6i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421200486400