O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruno Miranda; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Elisangela André da Silva; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente, Lima, Maria Socorro Lucena; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Docente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2090
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre o estágio curricular como campo de conhecimento espaço/tempo de construção da profissionalidade docente. Teve como ponto de partida a necessidade de discussão sobre as diferentes concepções de estágio que se fizeram presentes no contexto da formação de professores no Brasil, dessa forma, seus reflexos sobre a construção da identidade profissional dos professores. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, destacando as produções teóricas que abordam as categorias, concepções de estágio supervisionado e profissionalidade docente. Para tanto, foram utilizadas produções de pesquisadores de referência e textos presentes nos anais do XVIII Endipe, realizado em 2016 em Cuiabá / Mato Grosso. Os resultados apontam para o estágio com pesquisa como uma perspectiva emergente na formação de professores, que potencializa o desenvolvimento de uma identidade profissional docente marcada pela compreensão crítica da realidade e pela postura investigativo-reflexiva no contexto de trabalho.
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