UTILIZAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM POR PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO DE FLORES-RUSSAS (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aurineide Ribeiro; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Crisóstomo, Luiz Cláudio da Silva, Marinho, Márcia Machado, Marinho, Emmanuel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1494
Resumo: As disciplinas que compreendem o eixo das ciências da natureza são consideradas de difícil compreensão e desvinculadas da realidade e do cotidiano de quem as estuda, causando barreiras entre os alunos e as disciplinas referentes a essas ciências. Diante das dificuldades encontradas pelos alunos e, cientes que a qualidade do ensino e a maneira como o aprendiz enxerga essas disciplinas, depende diretamente de como estes conhecimentos são transmitidos aos mesmos, faz-se necessário o uso de novas ferramentas, como os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar o perfil de utilização dos Objetos Virtuais de Aprendizagem e do Laboratório Escolar de Informática por professores das Ciências da Natureza das escolas da rede pública de ensino, do distrito de Flores/Russas-CE. A metodologia da pesquisa quali-quantitativa teve como base para coleta de dados um questionário misto e, como população de estudo, os professores das Ciências da Natureza de escolas públicas do distrito de Flores no município de Russas-CE. Concluímos que a utilização dos objetos virtuais de aprendizagem tem uma aceitação “tímida” e/ou lenta e, que precisa ser melhor planejada e executada, para que os docentes sejam ainda mais estimulados a aprender a utilizá-las mas, em sua maioria estes acreditam que esses objetos podem contribuir de forma significativa na formação dos alunos. 
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Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar o perfil de utilização dos Objetos Virtuais de Aprendizagem e do Laboratório Escolar de Informática por professores das Ciências da Natureza das escolas da rede pública de ensino, do distrito de Flores/Russas-CE. A metodologia da pesquisa quali-quantitativa teve como base para coleta de dados um questionário misto e, como população de estudo, os professores das Ciências da Natureza de escolas públicas do distrito de Flores no município de Russas-CE. Concluímos que a utilização dos objetos virtuais de aprendizagem tem uma aceitação “tímida” e/ou lenta e, que precisa ser melhor planejada e executada, para que os docentes sejam ainda mais estimulados a aprender a utilizá-las mas, em sua maioria estes acreditam que esses objetos podem contribuir de forma significativa na formação dos alunos. Núcleo de Publicação UNICATÓLICALima, Aurineide Ribeiro; Centro Universitário Católica de QuixadáCrisóstomo, Luiz Cláudio da SilvaMarinho, Márcia MachadoMarinho, Emmanuel Silva2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/149410.25190/rec.v5i1.1494Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1494/1225/*ref*/ARAÚJO, I.S.; VEIT, E.A.; MOREIRA, M.A. Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física: um referencial de trabalho. 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