ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1476 |
Resumo: | A área da economia criativa ou indústrias criativas tem sido cada vez mais explorada nos trabalhos realizados. Objetivando uma utilização frequente e uma ótima ferramenta geradora de renda através da própria cultura local, o que demonstra a profissionalização das empresas e o comprometimento com o bem-estar pessoal, profissional dos colaboradores e o social visando o desenvolvimento não só da entidade, como também da comunidade. Com o intuito de contribuir no campo de estudo da economia criativa, este artigo realizou um estudo bibliométrico, por meio das publicações de artigos do EnANPAD e SPELL sobre as indústrias criativas nos períodos de 2010 a 2015, tendo como o objetivo identificar as principais contribuições na área da economia criativa nos anais e periódicos desses dois importantes instrumentos da administração. Quanto às categorias identificadas na pesquisa, conclui-se que é uma área considerada nova, mas as produções científicas estão acompanhando a evolução do empreendedorismo, principalmente com o quantitativo de publicações e estudos realizados nos encontros do EnANPAD e SPELL, que aparentemente contou com poucas publicações nos anais. |
id |
CATOLICA_b654da6ef6c9bb339eda092a0aa6000a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1476 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015Ciências SociaisEconomia criativa. Empreendedorismo. Cultura brasileira. Bibliometria.A área da economia criativa ou indústrias criativas tem sido cada vez mais explorada nos trabalhos realizados. Objetivando uma utilização frequente e uma ótima ferramenta geradora de renda através da própria cultura local, o que demonstra a profissionalização das empresas e o comprometimento com o bem-estar pessoal, profissional dos colaboradores e o social visando o desenvolvimento não só da entidade, como também da comunidade. Com o intuito de contribuir no campo de estudo da economia criativa, este artigo realizou um estudo bibliométrico, por meio das publicações de artigos do EnANPAD e SPELL sobre as indústrias criativas nos períodos de 2010 a 2015, tendo como o objetivo identificar as principais contribuições na área da economia criativa nos anais e periódicos desses dois importantes instrumentos da administração. Quanto às categorias identificadas na pesquisa, conclui-se que é uma área considerada nova, mas as produções científicas estão acompanhando a evolução do empreendedorismo, principalmente com o quantitativo de publicações e estudos realizados nos encontros do EnANPAD e SPELL, que aparentemente contou com poucas publicações nos anais.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva, Francisco Laurêncio Rodrigues da; Centro Universitário Católica de QuixadáMendes, Daniel PaivaGomes, Douglas Willyam RodriguesCoutinho, Elane Maria de CastroBessa, Marcos James Chaves2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/147610.25190/rec.v5i1.1476Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1476/1209/*ref*/ALBAGLI, S.; PIRES, V. S. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa. Perspect. ciênc.inf., Belo Horizonte, v.17, n.2, jun. 2007./*ref*/ALMEIDA, A. S.; TEIXEIRA, R. M.; LUFT, M. C. M. S. Mapeando a produção científica sobre economia criativa em periódicos nacionais e internacionais de 2000 a 2013. Pensamentos Contemporâneos em Administração, Rio de Janeiro, v. 8, n.4, p.23-47, set. 2014./*ref*/ARAÚJO, C. A. Bibliometria: Evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006./*ref*/BARDI, L. B. Architettura e natura, la casa nel paesaggio. Domus, n.191, nov. 1943. p. 464./*ref*/BENDASSOLLI, P. F.; WOOD JUNIOR, T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. Pina e. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de administração de empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, v.49, n.1, 2009./*ref*/BIANCHI, M.; SILVA, C. V. da; GELATTI, R. A evolução e o perfil da governança corporativa no Brasil: um levantamento da produção científica do ENANPAD entre 1999-2008. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: EnaNPAD, 2009./*ref*/BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. Setorial 30. Rio de Janeiro: BNDS, [200-?]. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndespt/Galerias /Arquivos/conhecimento/bnset/set3007.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016./*ref*/BOURDIEU, P. Poder simbólico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009./*ref*/BRASIL. Ministério da Cultura. Discurso de posse da ministra da cultura Ana Hollanda. Brasília: MinC, 2013. Disponível em <http://www.cultura.gov.br/discursos/-/asset_publisher/DmSRak0YtQfY/content/discurso-de-posse-da-ministra-da-cultura-ana-de-hollanda-410921/10883>. Acesso em: 28 jan. 2016./*ref*/BRASILEIRO FILHO, I. de O. Estado de graça: o humor cearense como dimensão da economia criativa e em prol do desenvolvimento local. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016./*ref*/BRÍGIDO, J. O Ceará – lado cômico. Fortaleza: Edictor Louis C. Cholowiecki, 1900./*ref*/CABRAL, A. C. A.; OLIVEIRA, P. G. G.; FREITAS FILHO, W. B.; SANTOS, S. M. dos. Economia criativa na produção científica brasileira em administração: Mapeamento bibliométrico nas bases ANPAD, CAPES e SPELL. In: CONGRESSO IFBAE, 8., 2015, Gramado (RS). Anais... Gramado: IFBAE, 2015. Disponível em: <http://www.ifbae.com.br/congresso8/pdf/B177.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2015./*ref*/CAVES, R. E. Creative industries: contracts between art and commerce. Cambridge: Harvard University Press, 2001./*ref*/COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005./*ref*/COSTA, F. L. da. Calha Norte: modelo de gestão e cooperação institucional. Manaus: Fundação Getulio Vargas/Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia (Isae), 2006./*ref*/DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1999./*ref*/DEHEINZELIN, L. Economia criativa e empreendedorismo cultural. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2., 2006, Salvador (BA). Anais... Salvador, BA: UFBa, 2006. Disponível em: <http://laladeheinzelin.com.br/wp-content/uploads/2010/07/2005-eneacult-_economia-criativa-e-empreendedorismrismo-cultural.pdf>. Acesso em: 04 out. 2015./*ref*/DUARTE, M. de F.; SILVA, A. L. A experimentação do risco na carreira criativa: O caso de mestres da cultura do artesanato cearense. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Campo Largo – PR, v. 12, n. 2, p. 22 – 38, ago. 2013./*ref*/FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Paraíba, ISSN: 1981-0695. Disponível em: <http://dgz.org.br/jun10/Art_05.htm>. Acesso em: 01 nov. 2015./*ref*/FLORIDA, R. The fl ight of the creative class. New York: Harper Business, 2005./*ref*/GASPAR. M. A. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de Software. Revista de Negócios, ISSN 1980-4431, Blumenau, v. 14, n. 4 p. 28- 42, out. 2009./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008./*ref*/______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010./*ref*/GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM – Encontro Nacional de Ciência da Informação, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ICI/UFBA, 2005./*ref*/HUSSEY, R.; COLLIS, J. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005./*ref*/KLEINUBING, L. da S. Análise bibliométria da produção científica em gestão da informação na base de dados lisa. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas – SP , v.8, n. 1, p. 01-11, julho. 2010./*ref*/KOBASHI, N. Y.; SANTOS, R. N. M. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2008./*ref*/JUSBRASIL. Secretário da cultura destaca ações em prol do humor. [s. l.]: Jusbrasil, 2009./*ref*/LIMA. E. C. Planejamento ambiental como subsídio para gestão ambiental da bacia de drenagem do açude Paulo Sarasate Varjota-Ceará. 2012. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2016./*ref*/MACÍAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasilia, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998./*ref*/BARBA, B. M. Los Indicadores Bibliométricos: fundamentos y aplicación al análisis de la ciência. Gijón: Ediciones Trea, 2003/*ref*/MATOS, T. Vaiando o sol. Fortaleza: Livro Técnico Tupyniquim, 2000./*ref*/MEADOWS. A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999. 268 p./*ref*/MONTEIRO, J. E. R.; SILVA, G. I. S. da; PETER, M. da G. A.; MACHADO, M. V. V. Ética e Contabilidade: Estudo Bibliométrico das publicações dos anais do ENaNPAD na primeira década do Século XXI. Seminário em Administração – SemeAd, 14., 2011, Santa Maria (RS). Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/14semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=1015>. Acesso em: 16 jan. 2016./*ref*/NEWBIGIN, J. A Economia Criativa: um guia introdutório. London: British Council, 2010./*ref*/PIRES, V. S.; ALBAGLI, S. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa. Perspect. ciênc.inf., Belo Horizonte, v.17, n.2, Jun 2007./*ref*/PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, dec. 1969./*ref*/REIS, A. C. F.; KAGEYAMA, P. Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011./*ref*/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ. Revela Ceará Jovem ano de 2009. Fortaleza (CE): SECULT, 2011./*ref*/SERRA, R.; FERNANDES, R. S. Economia criativa: da discussão do conceito à formulação de políticas públicas. Economia Criativa, São Paulo , v . 11 , n .4, p .355-372, dez. 2014./*ref*/SILVA, G. M.; NEVES, J. A. B. Estruturação organizacional e realidade socioeconômica: O caso da indústria criativa minero-artesanal em três municípios de Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 53-62, mar. 2011./*ref*/SILVA, M. Humor, vergonha e decoro na cidade de Fortaleza (1850-1890). Fortaleza: Museu do Ceará; SECULT, 2009./*ref*/SOUSA. F. L. Clima organizacional: Um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos anais do EnANPAD de 2007 a 2011. Picos (PI): UFPI, 2013. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/TCC%20PRONTO%20%20EM%20PDF(2).pdf>. Acesso em: 28 out. 2015 SPELL Biblioteca eletrônica. Artigos publicados na área da economia criativa entre 2010 e 2015. [s.l.]: Speel, 2012. Disponível em: <http://www.spell.org.br/>. Acesso em: 27 out. 2015./*ref*/UNESCO. Creative economy: report 2010. Nova York: United Nation, 2010./*ref*/VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1476Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
title |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
spellingShingle |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 Silva, Francisco Laurêncio Rodrigues da; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Economia criativa. Empreendedorismo. Cultura brasileira. Bibliometria. |
title_short |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
title_full |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
title_fullStr |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
title_full_unstemmed |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
title_sort |
ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS EnANPAD E PERIÓDICOS DO SPELL DE 2010 A 2015 |
author |
Silva, Francisco Laurêncio Rodrigues da; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Silva, Francisco Laurêncio Rodrigues da; Centro Universitário Católica de Quixadá Mendes, Daniel Paiva Gomes, Douglas Willyam Rodrigues Coutinho, Elane Maria de Castro Bessa, Marcos James Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Daniel Paiva Gomes, Douglas Willyam Rodrigues Coutinho, Elane Maria de Castro Bessa, Marcos James Chaves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Laurêncio Rodrigues da; Centro Universitário Católica de Quixadá Mendes, Daniel Paiva Gomes, Douglas Willyam Rodrigues Coutinho, Elane Maria de Castro Bessa, Marcos James Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Economia criativa. Empreendedorismo. Cultura brasileira. Bibliometria. |
topic |
Ciências Sociais Economia criativa. Empreendedorismo. Cultura brasileira. Bibliometria. |
description |
A área da economia criativa ou indústrias criativas tem sido cada vez mais explorada nos trabalhos realizados. Objetivando uma utilização frequente e uma ótima ferramenta geradora de renda através da própria cultura local, o que demonstra a profissionalização das empresas e o comprometimento com o bem-estar pessoal, profissional dos colaboradores e o social visando o desenvolvimento não só da entidade, como também da comunidade. Com o intuito de contribuir no campo de estudo da economia criativa, este artigo realizou um estudo bibliométrico, por meio das publicações de artigos do EnANPAD e SPELL sobre as indústrias criativas nos períodos de 2010 a 2015, tendo como o objetivo identificar as principais contribuições na área da economia criativa nos anais e periódicos desses dois importantes instrumentos da administração. Quanto às categorias identificadas na pesquisa, conclui-se que é uma área considerada nova, mas as produções científicas estão acompanhando a evolução do empreendedorismo, principalmente com o quantitativo de publicações e estudos realizados nos encontros do EnANPAD e SPELL, que aparentemente contou com poucas publicações nos anais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1476 10.25190/rec.v5i1.1476 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1476 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v5i1.1476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1476/1209 /*ref*/ALBAGLI, S.; PIRES, V. S. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa. Perspect. ciênc.inf., Belo Horizonte, v.17, n.2, jun. 2007. /*ref*/ALMEIDA, A. S.; TEIXEIRA, R. M.; LUFT, M. C. M. S. Mapeando a produção científica sobre economia criativa em periódicos nacionais e internacionais de 2000 a 2013. Pensamentos Contemporâneos em Administração, Rio de Janeiro, v. 8, n.4, p.23-47, set. 2014. /*ref*/ARAÚJO, C. A. Bibliometria: Evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. /*ref*/BARDI, L. B. Architettura e natura, la casa nel paesaggio. Domus, n.191, nov. 1943. p. 464. /*ref*/BENDASSOLLI, P. F.; WOOD JUNIOR, T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. Pina e. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de administração de empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, v.49, n.1, 2009. /*ref*/BIANCHI, M.; SILVA, C. V. da; GELATTI, R. A evolução e o perfil da governança corporativa no Brasil: um levantamento da produção científica do ENANPAD entre 1999-2008. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: EnaNPAD, 2009. /*ref*/BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. Setorial 30. Rio de Janeiro: BNDS, [200-?]. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndespt/Galerias /Arquivos/conhecimento/bnset/set3007.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2016. /*ref*/BOURDIEU, P. Poder simbólico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. /*ref*/BRASIL. Ministério da Cultura. Discurso de posse da ministra da cultura Ana Hollanda. Brasília: MinC, 2013. Disponível em <http://www.cultura.gov.br/discursos/-/asset_publisher/DmSRak0YtQfY/content/discurso-de-posse-da-ministra-da-cultura-ana-de-hollanda-410921/10883>. Acesso em: 28 jan. 2016. /*ref*/BRASILEIRO FILHO, I. de O. Estado de graça: o humor cearense como dimensão da economia criativa e em prol do desenvolvimento local. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. /*ref*/BRÍGIDO, J. O Ceará – lado cômico. Fortaleza: Edictor Louis C. Cholowiecki, 1900. /*ref*/CABRAL, A. C. A.; OLIVEIRA, P. G. G.; FREITAS FILHO, W. B.; SANTOS, S. M. dos. Economia criativa na produção científica brasileira em administração: Mapeamento bibliométrico nas bases ANPAD, CAPES e SPELL. In: CONGRESSO IFBAE, 8., 2015, Gramado (RS). Anais... Gramado: IFBAE, 2015. Disponível em: <http://www.ifbae.com.br/congresso8/pdf/B177.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2015. /*ref*/CAVES, R. E. Creative industries: contracts between art and commerce. Cambridge: Harvard University Press, 2001. /*ref*/COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. /*ref*/COSTA, F. L. da. Calha Norte: modelo de gestão e cooperação institucional. Manaus: Fundação Getulio Vargas/Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia (Isae), 2006. /*ref*/DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1999. /*ref*/DEHEINZELIN, L. Economia criativa e empreendedorismo cultural. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2., 2006, Salvador (BA). Anais... Salvador, BA: UFBa, 2006. Disponível em: <http://laladeheinzelin.com.br/wp-content/uploads/2010/07/2005-eneacult-_economia-criativa-e-empreendedorismrismo-cultural.pdf>. Acesso em: 04 out. 2015. /*ref*/DUARTE, M. de F.; SILVA, A. L. A experimentação do risco na carreira criativa: O caso de mestres da cultura do artesanato cearense. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Campo Largo – PR, v. 12, n. 2, p. 22 – 38, ago. 2013. /*ref*/FERREIRA, A. G. C. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Paraíba, ISSN: 1981-0695. Disponível em: <http://dgz.org.br/jun10/Art_05.htm>. Acesso em: 01 nov. 2015. /*ref*/FLORIDA, R. The fl ight of the creative class. New York: Harper Business, 2005. /*ref*/GASPAR. M. A. Gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de Software. Revista de Negócios, ISSN 1980-4431, Blumenau, v. 14, n. 4 p. 28- 42, out. 2009. /*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. /*ref*/______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. /*ref*/GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM – Encontro Nacional de Ciência da Informação, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ICI/UFBA, 2005. /*ref*/HUSSEY, R.; COLLIS, J. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. /*ref*/KLEINUBING, L. da S. Análise bibliométria da produção científica em gestão da informação na base de dados lisa. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas – SP , v.8, n. 1, p. 01-11, julho. 2010. /*ref*/KOBASHI, N. Y.; SANTOS, R. N. M. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2008. /*ref*/JUSBRASIL. Secretário da cultura destaca ações em prol do humor. [s. l.]: Jusbrasil, 2009. /*ref*/LIMA. E. C. Planejamento ambiental como subsídio para gestão ambiental da bacia de drenagem do açude Paulo Sarasate Varjota-Ceará. 2012. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2016. /*ref*/MACÍAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cientometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasilia, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. /*ref*/BARBA, B. M. Los Indicadores Bibliométricos: fundamentos y aplicación al análisis de la ciência. Gijón: Ediciones Trea, 2003 /*ref*/MATOS, T. Vaiando o sol. Fortaleza: Livro Técnico Tupyniquim, 2000. /*ref*/MEADOWS. A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999. 268 p. /*ref*/MONTEIRO, J. E. R.; SILVA, G. I. S. da; PETER, M. da G. A.; MACHADO, M. V. V. Ética e Contabilidade: Estudo Bibliométrico das publicações dos anais do ENaNPAD na primeira década do Século XXI. Seminário em Administração – SemeAd, 14., 2011, Santa Maria (RS). Anais... Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2011. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/14semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=1015>. Acesso em: 16 jan. 2016. /*ref*/NEWBIGIN, J. A Economia Criativa: um guia introdutório. London: British Council, 2010. /*ref*/PIRES, V. S.; ALBAGLI, S. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa. Perspect. ciênc.inf., Belo Horizonte, v.17, n.2, Jun 2007. /*ref*/PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [s. l.], v. 25, n.4, p. 348-349, dec. 1969. /*ref*/REIS, A. C. F.; KAGEYAMA, P. Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções, 2011. /*ref*/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ. Revela Ceará Jovem ano de 2009. Fortaleza (CE): SECULT, 2011. /*ref*/SERRA, R.; FERNANDES, R. S. Economia criativa: da discussão do conceito à formulação de políticas públicas. Economia Criativa, São Paulo , v . 11 , n .4, p .355-372, dez. 2014. /*ref*/SILVA, G. M.; NEVES, J. A. B. Estruturação organizacional e realidade socioeconômica: O caso da indústria criativa minero-artesanal em três municípios de Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 53-62, mar. 2011. /*ref*/SILVA, M. Humor, vergonha e decoro na cidade de Fortaleza (1850-1890). Fortaleza: Museu do Ceará; SECULT, 2009. /*ref*/SOUSA. F. L. Clima organizacional: Um estudo bibliométrico dos artigos publicados nos anais do EnANPAD de 2007 a 2011. Picos (PI): UFPI, 2013. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/TCC%20PRONTO%20%20EM%20PDF(2).pdf>. Acesso em: 28 out. 2015 SPELL Biblioteca eletrônica. Artigos publicados na área da economia criativa entre 2010 e 2015. [s.l.]: Speel, 2012. Disponível em: <http://www.spell.org.br/>. Acesso em: 27 out. 2015. /*ref*/UNESCO. Creative economy: report 2010. Nova York: United Nation, 2010. /*ref*/VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v5i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420017692672 |