AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205 |
Resumo: | O vigente artigo tem como objetivo realizar, através de uma pesquisa bibliográfica e documental (material utilizado na EJA e documentos governamentais), uma breve reflexão sobre as relações entre os afrodescendentes e a escolaridade no Brasil no contexto da EJA, para a partir daí pensar na superação desse racismo. Nessa efígie, são levadas em consideração as relações entre os atores escolares (alunos, professores e gestores), o material didático e os referenciais que os alunos assimilam sobre o negro. A partir dessa problemática, o trabalho apresenta os marcos governamentais que já ocorreram e as legislações vigentes no Brasil que têm como propósito superar a desigualdade racial, em especial aquelas voltadas às escolas que oferecem o ensino direcionado a Jovens e Adultos. Constatou-se, através desta pesquisa bibliográfica, que a maior parte dos alunos que recorrem à EJA é composta por negros ou pessoas de classe baixa que não tiveram acesso ao ensino regular na idade certa. |
id |
CATOLICA_b7e749b9006d2b944cfdd8c2d31529a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2205 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃOEJA. Educação. Preconceito. Racismo. Cidadania.O vigente artigo tem como objetivo realizar, através de uma pesquisa bibliográfica e documental (material utilizado na EJA e documentos governamentais), uma breve reflexão sobre as relações entre os afrodescendentes e a escolaridade no Brasil no contexto da EJA, para a partir daí pensar na superação desse racismo. Nessa efígie, são levadas em consideração as relações entre os atores escolares (alunos, professores e gestores), o material didático e os referenciais que os alunos assimilam sobre o negro. A partir dessa problemática, o trabalho apresenta os marcos governamentais que já ocorreram e as legislações vigentes no Brasil que têm como propósito superar a desigualdade racial, em especial aquelas voltadas às escolas que oferecem o ensino direcionado a Jovens e Adultos. Constatou-se, através desta pesquisa bibliográfica, que a maior parte dos alunos que recorrem à EJA é composta por negros ou pessoas de classe baixa que não tiveram acesso ao ensino regular na idade certa.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRRAraújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEEDSouza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTERCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/220510.25190/rec.v6i2.2205Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 23-312357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205/pdf/*ref*/ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. São Paulo: Cortez. 2013./*ref*/BRASIL. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008./*ref*/______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/1992 e 52/2006e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nºs 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007./*ref*/BRASLAVSKY, C. Educação para todos para aprender a viver juntos: um desafio prioritário no século XXI. In: ______ (Org.). Aprender a viver juntos: educação para a integração na diversidade. Educação do trabalhador, n. 3. Brasília: Unesco, IBC, SESI, UnB, 2002./*ref*/CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura (s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002./*ref*/CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012./*ref*/CUNHA, E. de P.; CUNHA, E. S. M. Políticas Públicas e Sociais. In: CARVALHO, A.; SALES, F. (Orgs.). Políticas Públicas. Belo Horizonte: UFMG, 2002./*ref*/DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2008./*ref*/DURANTE, M. Alfabetização de Adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998./*ref*/FONSECA, M. N. S. (Org.). Brasil afro-brasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002./*ref*/GONÇALVES, L. A. Os negros e educação no Brasil. In: LOPES, E. M. et al. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2005./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1992./*ref*/LESME, A. O que são as reservas de vagas? São Paulo, SP: Abril, 2016./*ref*/JACCOUD, L. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, M. (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008./*ref*/MEKSENAS, P. Aprendendo Sociologia: A Paixão de Conhecer a Vida. 6. ed. São Paulo: Ed Loyola 1991. MOCKUS, A. Convivência como harmonização de lei, moral e cultura. In: BRASLAVSKY, C. (Org.). Aprender a viver juntos: educação para a integração na diversidade. Educação do trabalhador, n. 3. Brasília: Unesco, IBC, SESI, UnB, 2002./*ref*/MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: Um ponto de vista em defesa das cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, p. 31-43, jul./dez. 2001./*ref*/MUNANGA, K.; GOMES, N. L. Para entender o negro no Brasil de hoje: histórias, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004./*ref*/PASSOS, F. J. dos. A urgência de um processo de desconstrução do racismo institucional rumo a verdadeira democracia racial. São Paulo: Brasiliense, 2013./*ref*/RIBEIRO, M. L. Representações sociais de professores sobre afetividade. Estudos de psicologia, Campinas, v. 23, n. 1, p. 39- 45, 2001./*ref*/SANTOS, J. L. dos. O que é cultura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987./*ref*/SILVA FILHO, A. H. da et al. A Declaração de Jumtien de 1990: novas abordagens sobre as necessidades básicas de aprendizagem. III Mostra Científica de Educação e Direto Comparados – perspectivas epistemológicas da educação e política educacionais. Ciudad del Este – Paraguay, Anais... Caderno de Resumos Apresentações Orais, São Paulo: Reflexão, julho de 2017./*ref*/VIEIRA, L. de S.; BURITY, D. Q. G.; VASCONCELOS, F. J. M. Direitos humanos em educação e educação em direitos humanos. In: Variegado Jurídico-educacional: comentários acerca da educação continuada, formação docente e direito educacional. 1. ed. São Paulo: Reflexão, 2017.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:39Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2205Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:39Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
title |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO Silva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR EJA. Educação. Preconceito. Racismo. Cidadania. |
title_short |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
title_full |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
title_sort |
AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO |
author |
Silva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR |
author_facet |
Silva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR Araújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEED Souza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEED Souza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR Araújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEED Souza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Educação. Preconceito. Racismo. Cidadania. |
topic |
EJA. Educação. Preconceito. Racismo. Cidadania. |
description |
O vigente artigo tem como objetivo realizar, através de uma pesquisa bibliográfica e documental (material utilizado na EJA e documentos governamentais), uma breve reflexão sobre as relações entre os afrodescendentes e a escolaridade no Brasil no contexto da EJA, para a partir daí pensar na superação desse racismo. Nessa efígie, são levadas em consideração as relações entre os atores escolares (alunos, professores e gestores), o material didático e os referenciais que os alunos assimilam sobre o negro. A partir dessa problemática, o trabalho apresenta os marcos governamentais que já ocorreram e as legislações vigentes no Brasil que têm como propósito superar a desigualdade racial, em especial aquelas voltadas às escolas que oferecem o ensino direcionado a Jovens e Adultos. Constatou-se, através desta pesquisa bibliográfica, que a maior parte dos alunos que recorrem à EJA é composta por negros ou pessoas de classe baixa que não tiveram acesso ao ensino regular na idade certa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205 10.25190/rec.v6i2.2205 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v6i2.2205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205/pdf /*ref*/ARROYO, M. Educação e exclusão da cidadania. São Paulo: Cortez. 2013. /*ref*/BRASIL. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008. /*ref*/______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/1992 e 52/2006e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nºs 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007. /*ref*/BRASLAVSKY, C. Educação para todos para aprender a viver juntos: um desafio prioritário no século XXI. In: ______ (Org.). Aprender a viver juntos: educação para a integração na diversidade. Educação do trabalhador, n. 3. Brasília: Unesco, IBC, SESI, UnB, 2002. /*ref*/CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura (s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002. /*ref*/CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012. /*ref*/CUNHA, E. de P.; CUNHA, E. S. M. Políticas Públicas e Sociais. In: CARVALHO, A.; SALES, F. (Orgs.). Políticas Públicas. Belo Horizonte: UFMG, 2002. /*ref*/DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2008. /*ref*/DURANTE, M. Alfabetização de Adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. /*ref*/FONSECA, M. N. S. (Org.). Brasil afro-brasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. /*ref*/GONÇALVES, L. A. Os negros e educação no Brasil. In: LOPES, E. M. et al. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1992. /*ref*/LESME, A. O que são as reservas de vagas? São Paulo, SP: Abril, 2016. /*ref*/JACCOUD, L. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. In: THEODORO, M. (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008. /*ref*/MEKSENAS, P. Aprendendo Sociologia: A Paixão de Conhecer a Vida. 6. ed. São Paulo: Ed Loyola 1991. MOCKUS, A. Convivência como harmonização de lei, moral e cultura. In: BRASLAVSKY, C. (Org.). Aprender a viver juntos: educação para a integração na diversidade. Educação do trabalhador, n. 3. Brasília: Unesco, IBC, SESI, UnB, 2002. /*ref*/MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: Um ponto de vista em defesa das cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, p. 31-43, jul./dez. 2001. /*ref*/MUNANGA, K.; GOMES, N. L. Para entender o negro no Brasil de hoje: histórias, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global; Ação Educativa, 2004. /*ref*/PASSOS, F. J. dos. A urgência de um processo de desconstrução do racismo institucional rumo a verdadeira democracia racial. São Paulo: Brasiliense, 2013. /*ref*/RIBEIRO, M. L. Representações sociais de professores sobre afetividade. Estudos de psicologia, Campinas, v. 23, n. 1, p. 39- 45, 2001. /*ref*/SANTOS, J. L. dos. O que é cultura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. /*ref*/SILVA FILHO, A. H. da et al. A Declaração de Jumtien de 1990: novas abordagens sobre as necessidades básicas de aprendizagem. III Mostra Científica de Educação e Direto Comparados – perspectivas epistemológicas da educação e política educacionais. Ciudad del Este – Paraguay, Anais... Caderno de Resumos Apresentações Orais, São Paulo: Reflexão, julho de 2017. /*ref*/VIEIRA, L. de S.; BURITY, D. Q. G.; VASCONCELOS, F. J. M. Direitos humanos em educação e educação em direitos humanos. In: Variegado Jurídico-educacional: comentários acerca da educação continuada, formação docente e direito educacional. 1. ed. São Paulo: Reflexão, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 23-31 2357-8483 10.25190/rec.v6i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420751695872 |