AS RELAÇÕES DE RACISMO NO ÂMBITO ESCOLAR DA EJA: SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEED, Souza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER, Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205
Resumo: O vigente artigo tem como objetivo realizar, através de uma pesquisa bibliográfica e documental (material utilizado na EJA e documentos governamentais), uma breve reflexão sobre as relações entre os afrodescendentes e a escolaridade no Brasil no contexto da EJA, para a partir daí pensar na superação desse racismo. Nessa efígie, são levadas em consideração as relações entre os atores escolares (alunos, professores e gestores), o material didático e os referenciais que os alunos assimilam sobre o negro. A partir dessa problemática, o trabalho apresenta os marcos governamentais que já ocorreram e as legislações vigentes no Brasil que têm como propósito superar a desigualdade racial, em especial aquelas voltadas às escolas que oferecem o ensino direcionado a Jovens e Adultos. Constatou-se, através desta pesquisa bibliográfica, que a maior parte dos alunos que recorrem à EJA é composta por negros ou pessoas de classe baixa que não tiveram acesso ao ensino regular na idade certa.
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Constatou-se, através desta pesquisa bibliográfica, que a maior parte dos alunos que recorrem à EJA é composta por negros ou pessoas de classe baixa que não tiveram acesso ao ensino regular na idade certa.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva Filho, Antônio Hilário da; Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRRAraújo, Jucimar Vieira; Secretaria de Estado da Educação e Desportos de Roraima - SEEDSouza, Josiane Silva de; Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTERCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/220510.25190/rec.v6i2.2205Revista Expressão Católica; v. 6, n. 2 (2017): Revista Expressão Católica; 23-312357-848310.25190/rec.v6i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2205/pdf/*ref*/ARROYO, M. 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São Paulo: Reflexão, 2017.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:39Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2205Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:39Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
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