AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949 |
Resumo: | O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação. |
id |
CATOLICA_bbd36367756b935ce443fbfd036b6e8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3949 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITATecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; LectoescritaO presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALeal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, BrasilTavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/394910.25190/rec.v10i2.3949Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 34-432357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949/pdf03/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal Edições 70, LDA. 1977./*ref*/CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 17. ed. 2016./*ref*/CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1998./*ref*/FERNANDES, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019./*ref*/FREITAS, M. T. de A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. de A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011./*ref*/GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, n. 18, abr. 2008./*ref*/LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informação. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011./*ref*/MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1992./*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias educacionais: um cenário para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413. Acesso em: 08 dez. 2020./*ref*/PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n. 5, p. 56, 2001.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3949Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
title |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
spellingShingle |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita |
title_short |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
title_full |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
title_fullStr |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
title_full_unstemmed |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
title_sort |
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA |
author |
Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil |
author_facet |
Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita |
topic |
Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita |
description |
O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949 10.25190/rec.v10i2.3949 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v10i2.3949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949/pdf03 /*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal Edições 70, LDA. 1977. /*ref*/CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 17. ed. 2016. /*ref*/CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1998. /*ref*/FERNANDES, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019. /*ref*/FREITAS, M. T. de A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. de A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. /*ref*/GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, n. 18, abr. 2008. /*ref*/LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informação. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011. /*ref*/MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1992. /*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias educacionais: um cenário para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413. Acesso em: 08 dez. 2020. /*ref*/PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n. 5, p. 56, 2001. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 34-43 2357-8483 10.25190/rec.v10i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420735967232 |