AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949
Resumo: O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.
id CATOLICA_bbd36367756b935ce443fbfd036b6e8b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3949
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITATecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; LectoescritaO presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALeal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, BrasilTavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/394910.25190/rec.v10i2.3949Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 34-432357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949/pdf03/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal Edições 70, LDA. 1977./*ref*/CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 17. ed. 2016./*ref*/CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1998./*ref*/FERNANDES, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019./*ref*/FREITAS, M. T. de A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. de A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011./*ref*/GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, n. 18, abr. 2008./*ref*/LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informação. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011./*ref*/MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1992./*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias educacionais: um cenário para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413. Acesso em: 08 dez. 2020./*ref*/PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n. 5, p. 56, 2001.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3949Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
title AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
spellingShingle AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil
Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita
title_short AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
title_full AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
title_fullStr AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
title_full_unstemmed AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
title_sort AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK PARA A PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA
author Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil
author_facet Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil
Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai
author_role author
author2 Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Débora Araújo; Instituto de Educação Social e Tecnológico, IESTE, Brasil
Tavares, Patrícia Trindade Nunes; Universidad Interamericana, UNINTERAMERICANA, Paraguai
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita
topic Tecnologias da Comunicação e Informação; Facebook; Lectoescrita
description O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as tecnologias da comunicação e informação -TIC através do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preoconizada por Bardin (1977). Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949
10.25190/rec.v10i2.3949
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949
identifier_str_mv 10.25190/rec.v10i2.3949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3949/pdf03
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal Edições 70, LDA. 1977.
/*ref*/CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 17. ed. 2016.
/*ref*/CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1998.
/*ref*/FERNANDES, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes. Disponível em: http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
/*ref*/FREITAS, M. T. de A. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, M. T. de A. (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
/*ref*/GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, n. 18, abr. 2008.
/*ref*/LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informação. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
/*ref*/MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1992.
/*ref*/MOREIRA, L. R.; CAVALCANTE, F. L. de L.; MEIRELES, A. M. R. Tecnologias educacionais: um cenário para uma prática pedagógica inovadora. Revista Expressão Católica, v. 3, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1413. Acesso em: 08 dez. 2020.
/*ref*/PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n. 5, p. 56, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 34-43
2357-8483
10.25190/rec.v10i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420735967232