As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644 |
Resumo: | O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as TIC por meio do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preconizada por Bardin (1977). A abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Paulino (2001), Grossi (2008), Lévy (2011), Chartier (1998), entre outros. Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação. |
id |
VERACRUZ-0_bf4418caea5f483b76889e5955f00a80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11644 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of LectoscriptTecnologias da Comunicação e Informação. Facebook. Lectoescrita.O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as TIC por meio do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preconizada por Bardin (1977). A abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Paulino (2001), Grossi (2008), Lévy (2011), Chartier (1998), entre outros. Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1164410.34117/bjdv6n6-324Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37468-37483Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37468-37483Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37468-374832525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644/9710Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Patrícia Trindade NunesLeal, Débora Araújo2020-07-21T19:01:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11644Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:17.163351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
title |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
spellingShingle |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript Tavares, Patrícia Trindade Nunes Tecnologias da Comunicação e Informação. Facebook. Lectoescrita. |
title_short |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
title_full |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
title_fullStr |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
title_full_unstemmed |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
title_sort |
As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript |
author |
Tavares, Patrícia Trindade Nunes |
author_facet |
Tavares, Patrícia Trindade Nunes Leal, Débora Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Débora Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Trindade Nunes Leal, Débora Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Comunicação e Informação. Facebook. Lectoescrita. |
topic |
Tecnologias da Comunicação e Informação. Facebook. Lectoescrita. |
description |
O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as TIC por meio do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preconizada por Bardin (1977). A abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Paulino (2001), Grossi (2008), Lévy (2011), Chartier (1998), entre outros. Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644 10.34117/bjdv6n6-324 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644/9710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37468-37483 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37468-37483 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37468-37483 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645457921933312 |