As revoluções tecnológicas na Educação: o uso do Facebook para a promoção da Lectoescrita / Technological revolutions in Education: the use of Facebook for the promotion of Lectoscript

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Patrícia Trindade Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leal, Débora Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11644
Resumo: O presente estudo é exponenceado na relevância do uso das tecnologias da informação e comunicação através do Facebook para a promoção da lectoescrita no espaço escolar. Traçou-se como objetivo geral do estudo analisar como as TIC por meio do Facebook, no espaço escolar, promovem as práticas da lectoescrita. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa qualitativa, como técnica de recolha de dados: observação, questionário e a entrevista semiestruturada. Os procedimentos para interpretação dos dados foram respaldados na Análise do Conteúdo preconizada por Bardin (1977).  A abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Paulino (2001), Grossi (2008), Lévy (2011), Chartier (1998), entre outros. Pelos dados e análises realizadas, foi possível constatar que a produção de um texto de forma coletiva é um processo que exige gerar ideias, confrontá-las com as outras e entrar muitas vezes em negociações para chegar num consenso. Conclui-se que as TIC por meio do Facebook tornam viáveis novas formas de aprendizagem, de construção, de registro e armazenamento do conhecimento, possibilitando, assim, maior facilidade em seu acesso, comunicação e uso no dia a dia. Além disso, a tecnologia nos oportuniza uma interatividade antes não permitida pelos demais meios de comunicação, haja visto a possibilidade de o usuário interagir com aquele que envia ou recebe a informação.
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