Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rosineire Silva de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Giseli Barreto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii-  estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i-  as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente.
id METO-3_a04f1ca2379df748e3f3113fee2cea28
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4143
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professorasEnsino-AprendizagemDidática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I.Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii-  estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i-  as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente.Universidade Metodista de PiracicabaAlmeida, Rosineire Silva deCruz, Giseli Barreto da2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/414310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 153-1682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143/2407Rio de JaneiroDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4143Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
title Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
spellingShingle Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
Almeida, Rosineire Silva de
Ensino-Aprendizagem
Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I.
title_short Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
title_full Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
title_fullStr Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
title_full_unstemmed Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
title_sort Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
author Almeida, Rosineire Silva de
author_facet Almeida, Rosineire Silva de
Cruz, Giseli Barreto da
author_role author
author2 Cruz, Giseli Barreto da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rosineire Silva de
Cruz, Giseli Barreto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I.
topic Ensino-Aprendizagem
Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I.
description Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii-  estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i-  as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143/2407
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 153-168
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021611347968