FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal. |
id |
CATOLICA_d134284946d2947c5ca84b792e030813 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1477 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANOCiências SociaisEducação Pública. TICs. Formação de Professores.O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMoura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de QuixadáCosta, Elisângela André da Silva2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/147710.25190/rec.v5i1.1477Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477/1210/*ref*/ASSUMPÇÃO. R. O. D’ (Org.). Além da Inclusão Digital: O Projeto sampa. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em Comunicação. São Paulo-SP, 2001. Disponívelem:<http://referencias.onid.org.br/media/arquivos/dissertacao_Rodrigo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2014./*ref*/BARROS, S.; CAVALCANTE, P. S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicação no ensino segundo as abordagens de ensino aprendizagem. In: Anais... Workshop Internacional Sobre Educação Virtual: Realidade e desafios para o próximo milênio. Fortaleza: UECE, 1999./*ref*/BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005./*ref*/CABRAL FILHO, A. V. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, set. 2006. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 06 set. 2014./*ref*/DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em: <http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2014./*ref*/HOFFMANN, R. Mensuração da desigualdade e da pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, R. (Org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000./*ref*/KEARSLEY, G. Education Technology: Does It Work? ED-Tech Review, Spring/Summer, p.34-6, 1993./*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2013./*ref*/LÉVY, P. A conexão planetária – o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001./*ref*/LIGUORI, L. M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologia Educacional– Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997./*ref*/MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999./*ref*/MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22150>. Acesso em: 15 jun. 2013./*ref*/MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000./*ref*/NEY, M. G.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. Revista Cientifica internacional, ano 3, n. 13, maio/jun. 2010./*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994./*ref*/PRETTO, N. de L. (org.). Globalização & organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999./*ref*/______. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996./*ref*/REZENDE, D. A.; FREY, K. Administração estratégica e governança eletrônica na gestão urbana. eGesta (UNISANTOS), Santos, v. 1, n. 0, p. 1-12, 2005./*ref*/SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996./*ref*/SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília, DF: Unesco, 2003.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1477Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá Ciências Sociais Educação Pública. TICs. Formação de Professores. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO |
author |
Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_facet |
Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá Costa, Elisângela André da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Elisângela André da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá Costa, Elisângela André da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Educação Pública. TICs. Formação de Professores. |
topic |
Ciências Sociais Educação Pública. TICs. Formação de Professores. |
description |
O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477 10.25190/rec.v5i1.1477 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v5i1.1477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477/1210 /*ref*/ASSUMPÇÃO. R. O. D’ (Org.). Além da Inclusão Digital: O Projeto sampa. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em Comunicação. São Paulo-SP, 2001. Disponívelem:<http://referencias.onid.org.br/media/arquivos/dissertacao_Rodrigo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2014. /*ref*/BARROS, S.; CAVALCANTE, P. S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicação no ensino segundo as abordagens de ensino aprendizagem. In: Anais... Workshop Internacional Sobre Educação Virtual: Realidade e desafios para o próximo milênio. Fortaleza: UECE, 1999. /*ref*/BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. /*ref*/CABRAL FILHO, A. V. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, set. 2006. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 06 set. 2014. /*ref*/DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em: <http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2014. /*ref*/HOFFMANN, R. Mensuração da desigualdade e da pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, R. (Org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000. /*ref*/KEARSLEY, G. Education Technology: Does It Work? ED-Tech Review, Spring/Summer, p.34-6, 1993. /*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2013. /*ref*/LÉVY, P. A conexão planetária – o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001. /*ref*/LIGUORI, L. M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologia Educacional– Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. /*ref*/MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999. /*ref*/MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22150>. Acesso em: 15 jun. 2013. /*ref*/MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. /*ref*/NEY, M. G.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. Revista Cientifica internacional, ano 3, n. 13, maio/jun. 2010. /*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. /*ref*/PRETTO, N. de L. (org.). Globalização & organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. /*ref*/______. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996. /*ref*/REZENDE, D. A.; FREY, K. Administração estratégica e governança eletrônica na gestão urbana. eGesta (UNISANTOS), Santos, v. 1, n. 0, p. 1-12, 2005. /*ref*/SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996. /*ref*/SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília, DF: Unesco, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica 2357-8483 10.25190/rec.v5i1 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420619575296 |