FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Elisângela André da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477
Resumo: O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal.
id CATOLICA_d134284946d2947c5ca84b792e030813
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1477
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANOCiências SociaisEducação Pública. TICs. Formação de Professores.O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAMoura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de QuixadáCosta, Elisângela André da Silva2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/147710.25190/rec.v5i1.1477Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v5i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477/1210/*ref*/ASSUMPÇÃO. R. O. D’ (Org.). Além da Inclusão Digital: O Projeto sampa. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em Comunicação. São Paulo-SP, 2001. Disponívelem:<http://referencias.onid.org.br/media/arquivos/dissertacao_Rodrigo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2014./*ref*/BARROS, S.; CAVALCANTE, P. S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicação no ensino segundo as abordagens de ensino aprendizagem. In: Anais... Workshop Internacional Sobre Educação Virtual: Realidade e desafios para o próximo milênio. Fortaleza: UECE, 1999./*ref*/BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005./*ref*/CABRAL FILHO, A. V. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, set. 2006. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 06 set. 2014./*ref*/DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em: <http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2014./*ref*/HOFFMANN, R. Mensuração da desigualdade e da pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, R. (Org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000./*ref*/KEARSLEY, G. Education Technology: Does It Work? ED-Tech Review, Spring/Summer, p.34-6, 1993./*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2013./*ref*/LÉVY, P. A conexão planetária – o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001./*ref*/LIGUORI, L. M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologia Educacional– Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997./*ref*/MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999./*ref*/MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22150>. Acesso em: 15 jun. 2013./*ref*/MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000./*ref*/NEY, M. G.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. Revista Cientifica internacional, ano 3, n. 13, maio/jun. 2010./*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994./*ref*/PRETTO, N. de L. (org.). Globalização & organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999./*ref*/______. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996./*ref*/REZENDE, D. A.; FREY, K. Administração estratégica e governança eletrônica na gestão urbana. eGesta (UNISANTOS), Santos, v. 1, n. 0, p. 1-12, 2005./*ref*/SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996./*ref*/SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília, DF: Unesco, 2003.Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1477Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Educação Pública. TICs. Formação de Professores.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO CEARENSE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: APONTAMENTOS SOBRE LIMOEIRO DO NORTE E PALHANO
author Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Costa, Elisângela André da Silva
author_role author
author2 Costa, Elisângela André da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rose Alves de; Centro Universitário Católica de Quixadá
Costa, Elisângela André da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Educação Pública. TICs. Formação de Professores.
topic Ciências Sociais
Educação Pública. TICs. Formação de Professores.
description O presente artigo busca compreender a importância da formação docente para o uso das tecnologias digitais como elemento promotor de transformações no espaço escolar e na dinâmica de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes. Busca de forma específica: enfatizar a formação para o uso das tecnologias digitais como necessidade premente do docente do século XXI. Assim, como apontar as ações, programas ou políticas públicas adotadas pelas secretarias de educação dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano, no estado do Ceará como promotoras de capacitação docente para o uso das TIC´s e, ainda, relatar possíveis problemas na formulação e oferta de capacitação docente para esses usos. Para tanto, metodologicamente, vale-se da pesquisa bibliográfica para apropriar-se dos autores que postulam sobre educação, tecnologias e formação docente e da entrevista com os gestores de educação municipal dos municípios pesquisados. Ao final, foi possível constatar que mesmo os gestores considerando importante formar na perspectiva do uso das TICs, os municípios em questão não desenvolvem nenhuma ação, alegando para isso variados motivos que vão desde o financeiro até o técnico. Dessa forma, a possível formação tecnológica docente fica a cargo de eventuais ações das esferas estadual e federal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477
10.25190/rec.v5i1.1477
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477
identifier_str_mv 10.25190/rec.v5i1.1477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1477/1210
/*ref*/ASSUMPÇÃO. R. O. D’ (Org.). Além da Inclusão Digital: O Projeto sampa. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em Comunicação. São Paulo-SP, 2001. Disponívelem:<http://referencias.onid.org.br/media/arquivos/dissertacao_Rodrigo.pdf>. Acesso em: 06 set. 2014.
/*ref*/BARROS, S.; CAVALCANTE, P. S. Os recursos computacionais e suas possibilidades de aplicação no ensino segundo as abordagens de ensino aprendizagem. In: Anais... Workshop Internacional Sobre Educação Virtual: Realidade e desafios para o próximo milênio. Fortaleza: UECE, 1999.
/*ref*/BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
/*ref*/CABRAL FILHO, A. V. Sociedade e tecnologia digital: entre incluir ou ser incluída. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, set. 2006. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 06 set. 2014.
/*ref*/DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em: <http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2014.
/*ref*/HOFFMANN, R. Mensuração da desigualdade e da pobreza no Brasil. In: HENRIQUES, R. (Org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2000.
/*ref*/KEARSLEY, G. Education Technology: Does It Work? ED-Tech Review, Spring/Summer, p.34-6, 1993.
/*ref*/KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2013.
/*ref*/LÉVY, P. A conexão planetária – o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001.
/*ref*/LIGUORI, L. M. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Campo dos Velhos Problemas e Desafios Educacionais. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologia Educacional– Política, Histórias e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
/*ref*/MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.
/*ref*/MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, Ministério de Educação e Cultura, 1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22150>. Acesso em: 15 jun. 2013.
/*ref*/MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
/*ref*/NEY, M. G.; SOUZA, P. M.; PONCIANO, N. J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. Revista Cientifica internacional, ano 3, n. 13, maio/jun. 2010.
/*ref*/PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
/*ref*/PRETTO, N. de L. (org.). Globalização & organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
/*ref*/______. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
/*ref*/REZENDE, D. A.; FREY, K. Administração estratégica e governança eletrônica na gestão urbana. eGesta (UNISANTOS), Santos, v. 1, n. 0, p. 1-12, 2005.
/*ref*/SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
/*ref*/SORJ, B. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília, DF: Unesco, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 5, n. 1 (2016): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v5i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826420619575296