As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Camila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas dos Santos, Alana, do Socorro Andrade dos Santos, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290
Resumo: Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.
id URI-5_23fd622fe502dc4587817222db0328eb
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/290
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.ensino de ciênciasprofessoresTICsAo passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/29010.31512/encitec.v11i1.290Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 30-312237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290/206Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, CamilaFreitas dos Santos, Alana do Socorro Andrade dos Santos, Maria2021-06-03T16:35:20Zoai:ojs2.san.uri.br:article/290Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-06-03T16:35:20Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
title As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
spellingShingle As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
Cunha, Camila
ensino de ciências
professores
TICs
title_short As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
title_full As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
title_fullStr As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
title_full_unstemmed As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
title_sort As TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O USO WHATSAPP: AS POSIÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
author Cunha, Camila
author_facet Cunha, Camila
Freitas dos Santos, Alana
do Socorro Andrade dos Santos, Maria
author_role author
author2 Freitas dos Santos, Alana
do Socorro Andrade dos Santos, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Camila
Freitas dos Santos, Alana
do Socorro Andrade dos Santos, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de ciências
professores
TICs
topic ensino de ciências
professores
TICs
description Ao passo que a sociedade se transforma e incorpora as tecnologias digitais, surge a necessidade de modificar também a educação. Para que ocorram práticas pedagógicas inovadoras, é necessário de antemão que eles estejam dispostos a aprender a lidar e trabalhar a favor dessas tecnologias. Serão discutidos neste artigo dados de natureza qualitativa e quantitativa de pesquisas empíricas que nos permitiram compreender a posição dos professores diante das TICs e do Whatsapp. Os resultados indicam que os professores depositam grande esperança nas TICs sobretudo para deixar o ensino mais dinâmico e atrativo. Alguns professores as consideram como um recurso, enquanto que outros indicam que as TICs são uma metodologia de ensino. O Whatsapp aparece a tecnologia mais utilizada pelos professores, sendo as TICs utilizadas para viabilizar o ensino de todos os conteúdos de ciências e biologia, mas em especial àqueles que necessitam de maior abstração, como Citologia e Microbiologia. As experiências dos professores mostram as potencialidades e momentos em que a inserção do Whatsapp se efetiva com fins educativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290
10.31512/encitec.v11i1.290
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i1.290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/290/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 1 (2021); 30-31
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333639352320