O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid, Lílian Almeida de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839
Resumo: O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente.
id UFRN_78edeeb5257166a69b8265410829d03f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30839
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cid, Lílian Almeida de Souzahttp://lattes.cnpq.br/2244337017973499Santana, GilmarSilva, Lenina Lopes SoaresPaiva, Irene Alves de2020-12-05T00:07:37Z2020-12-05T00:07:37Z2020-08-10CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente.This study analyzes the basic education teacher’s continuing education through the ProInfo program in the city of Parnamirim, in the state of Rio Grande do Norte. This is the frame that is used to build the study’s subject: on one side, there is the ProInfo and its specificities, and, on the other side, there is the teacher’s formation. The study’s starting question that serves as a guiding thread for the research is: starting from the teacher’s point of view associated with document analysis, how did the continuing education of elementary school teachers that received training from ProInfo happen? When it comes to the study’s purposes, the general one consists in investigating how the continuing formation of elementary school teachers from a Parnamirim public school, offered by ProInfo, happened. As specific purposes, the study decided to: a) contextualize Proinfo and its specificities as a part of an education’s public policy; b) problematize the Technology of Information and Communication (TICs) and the teacher’s formation, aiming to know how the new technologies may have, or have, influenced teacher’s professional lives and their respective formations (specially the continuing education); c) identify, based on the teacher’s perspective, ProInfo’s actions on the teacher’s classroom practices. The study developed this investigation in a school that is part of the city of Parnamirim’s municipal school network, with teachers that actively work in classrooms from the first to the fifth year of the elementary school, so it could address some aspects related to the training offered by ProInfo, between 2010 and 2014. This study has a qualitative approach, and its methodological process consisted of a bibliographic review, document analysis, and semistructured interviews with the teachers from the chosen school. In order to analyse the data, we used the content analysis technique proposed by Amado (2013). From this analysis, the study realized that, although ProInfo’s formation action have contributed to the introduction of technological tools in the teaching practices, the formation process’ discontinuity and the lack of social condition and infrastructure are present in the teacher’s narratives as obstacles to the usage of TICs as part of school’s daily life and of the teaching practice.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilProInfoFormação de professoresTICsPrática docenteCapacitaçãoO Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdfapplication/pdf1406510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/1/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf80ac1c442725014f11b18e687c05e16cMD51TEXTProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain226050https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/2/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txtc7dbae2bc5a7a77dad239b77f7c1f1eaMD52THUMBNAILProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/3/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpgc4dfe8737bd435837478af006f584c34MD53123456789/308392020-12-06 05:07:09.603oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30839Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-06T08:07:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
title O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
spellingShingle O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
Cid, Lílian Almeida de Souza
ProInfo
Formação de professores
TICs
Prática docente
Capacitação
title_short O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
title_full O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
title_fullStr O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
title_full_unstemmed O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
title_sort O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN
author Cid, Lílian Almeida de Souza
author_facet Cid, Lílian Almeida de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2244337017973499
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santana, Gilmar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid, Lílian Almeida de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paiva, Irene Alves de
contributor_str_mv Paiva, Irene Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv ProInfo
Formação de professores
TICs
Prática docente
Capacitação
topic ProInfo
Formação de professores
TICs
Prática docente
Capacitação
description O estudo analisa a formação continuada de professores da educação básica por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no município de Parnamirim/RN. Nesse âmbito, construímos nosso objeto de estudo: o ProInfo e suas especificidades no processo de formação docente. A pergunta de partida que teve, como fio condutor da pesquisa é a seguinte: a partir da ótica dos professores associada à análise documental, como ocorreu a formação continuada de professores, dos anos iniciais do ensino fundamental que receberam a capacitação por meio do ProInfo? Quanto aos objetivos, o geral consiste em investigar como ocorreu a formação continuada por meio do ProInfo dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Parnamirim/RN. Como objetivos específicos, definimos: a) Contextualizar o ProInfo e suas especificidades enquanto parte de uma política pública de educação; b) Problematizar as Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação docente, procurando saber como as novas tecnologias podem ou têm influenciado a vida profissional dos professores e suas respectivas formações (a continuada em especial); c) Identificar, com base na ótica dos professores a atuação do ProInfo nas suas respectivas práticas docentes. Essa investigação se desenvolveu em uma escola da rede municipal da cidade de Parnamirim/RN, com professores que atuam em sala de aula do 1º ao 5º ano, de modo a contemplar alguns aspectos relacionados à capacitação oferecida pelo ProInfo, dos anos de 2010 a 2014. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa, cujo processo metodológico consistiu de revisão bibliográfica, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas junto a quatro docentes da referida escola. Para analisar os dados, nos ancoramos na técnica de análise de conteúdo de Amado (2013). Dessa análise, constatamos que, apesar da ação de formação do ProInfo haver contribuído para inserção das ferramentas tecnológicas na prática docente, a descontinuidade do processo de formação, a ausência das condições sociais e de infraestrutura estão presentes nas narrativas dos professores como obstáculos para que o uso das TICs façam parte do cotidiano da escola e da prática docente.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-05T00:07:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-05T00:07:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839
identifier_str_mv CID, Lílian Almeida de Souza. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional e a Formação Docente: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/1/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/2/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30839/3/ProgramaNacionalTecnologia_Cid_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80ac1c442725014f11b18e687c05e16c
c7dbae2bc5a7a77dad239b77f7c1f1ea
c4dfe8737bd435837478af006f584c34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117621683847168