EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3221 |
Resumo: | Aproximação com a educação financeira desde cedo influencia de forma positiva nossos comportamentos e escolhas diante das situações que surgem no decorrer do cotidiano. Isto porque oferece uma base de conhecimentos para que se consiga gerenciar da melhor forma possível o dinheiro ganho. Este artigo teve como objetivo identificar como os discentes do curso de Administração de Empresas de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Quixadá, lidam com suas finanças pessoais. O estudo possui natureza quantitativa e caráter descritivo. Após um levantamento teórico, o estudo foi submetido a uma pesquisa de campo, do tipo survey, e como instrumento de coleta de dados foram usados questionários fechados com uma amostra de 104 alunos. Os resultados obtidos apontam que os discentes têm responsabilidades com suas finanças pessoais, buscando ter uma vida financeira estável, gastando menos que ganham, sempre planejando e tendo o hábito de poupar com frequência. Pode se constatar que as mulheres têm sempre o costume de planejar e economizar em suas finanças. De forma geral, o comportamento dos discentes em relação às suas finanças pessoais mostra-se bastante positivo. |
id |
CATOLICA_de6dd4150450d6b9655c77e1bf5bb570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3221 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREducação financeira; Finanças pessoais; PlanejamentoAproximação com a educação financeira desde cedo influencia de forma positiva nossos comportamentos e escolhas diante das situações que surgem no decorrer do cotidiano. Isto porque oferece uma base de conhecimentos para que se consiga gerenciar da melhor forma possível o dinheiro ganho. Este artigo teve como objetivo identificar como os discentes do curso de Administração de Empresas de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Quixadá, lidam com suas finanças pessoais. O estudo possui natureza quantitativa e caráter descritivo. Após um levantamento teórico, o estudo foi submetido a uma pesquisa de campo, do tipo survey, e como instrumento de coleta de dados foram usados questionários fechados com uma amostra de 104 alunos. Os resultados obtidos apontam que os discentes têm responsabilidades com suas finanças pessoais, buscando ter uma vida financeira estável, gastando menos que ganham, sempre planejando e tendo o hábito de poupar com frequência. Pode se constatar que as mulheres têm sempre o costume de planejar e economizar em suas finanças. De forma geral, o comportamento dos discentes em relação às suas finanças pessoais mostra-se bastante positivo.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALaureano, Antonia Ilânia Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, BrasilMendes, Daniel Paiva; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, BrasilMattos, Sergio Horta; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/322110.25190/rec.v8i2.3221Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 79-912357-848310.25190/rec.v8i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3221/EDUCA%C3%87%C3%83O%20FINANCEIRA/*ref*/BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada ás ciências sociais. 5. ed. Santa Catarina: UFSC, 2010./*ref*/BCB. Caderno de Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 20 set. 2018./*ref*/BORGES, P. R. S. Educação Financeira e sua influência no comportamento do consumidor no mercado de bens e serviços. V EPCT - Encontro de Produção Cientifica e Tecnologia. Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. p. 1-12, out.2010. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_v_epct/PDF/ciencias_sociais/04_BORGES.pdf. Acesso em: 31 maio 2019./*ref*/BRAIDO, M. G. Planejamento financeiro pessoal dos alunos de cursos da área de gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do rio grande do sul. ESTUDO & DEBATE, Lajeado, v. 21, n. 1, p. 37-58, 2014. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/viewFile/601/591. Acesso em: 20 set. 2018./*ref*/BRASIL. Decreto de Lei Nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1C8ViKDaXUARAuRzhbs3MsbnZW_LjoKfC/view. Acesso em: 07 set. 2018./*ref*/COSTA, M. C.; MIRANDA, C. J. Educação Financeira e Taxas de Poupanças no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, UNEB, Salvador, v. 3, n. 3, p. 57-74, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/377. Acesso em: 24 set. 2018./*ref*/ENEF - ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Quem somos. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/para-criancas-e-jovens/. Acesso em: 05 set. 2018./*ref*/GAMA, B. S.; CORREIA, M. V. Planejamento financeiro pessoal e a importância da gestão dos próprios recursos: um estudo de caso com os estudantes de Administração. 2010. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/planejamento-financeiro-pessoal-e-importancia-da-gestao-dos-proprios-recursos-um-estudo-de. Acesso em: 15 set. 2018./*ref*/GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010./*ref*/GOMES, D. M.; SORATO, K. A. D. L. Planejamento e controle das finanças pessoais com enfoque na utilização das ferramentas contábeis: um estudo com profissionais autônomos. Seminário de Ciências sociais aplicadas, v. 2, n. 2 ,2010. Disponível em: https://periódicos.unesc.net/index.php/seminariocsa/article/ vire/1424/1351. Acesso 22 set. 2018./*ref*/JOHANN; B. L.; BRAIDO; G. M. Comportamento financeiro pessoal de alunos do terceiro ano noturno do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de lajeado/rs. 2017. Disponível em: http://www.enangrad.org.br/2017/pdf/2017_ENANGRAD480.pdf. Acesso em: 17 ago. 2018./*ref*/MEDEIROS, F. S. B. M.; LOPES, T. de A. M. L. Finanças Pessoais: um estudo com alunos do curso de ciências contábeis de uma instituição privada de Santa Maria – RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 7, n. 2, maio/ago. 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/1966. Acesso em: 17 ago. 2018./*ref*/MELO, M. A. Ferreira. Educação Financeira: educação financeira, poupança e investimento. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, 2016./*ref*/PICCOLI, M. R.; SILVA, T. P. Análise do nível de educação em gestão financeira dos funcionários de uma instituição de ensino superior. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 41, out./dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7249. Acesso em: 26 ago. 2018./*ref*/RESENDE, B. de M.; COSTA, C. Análise do planejamento financeiro pessoal dos discentes de administração de uma instituição de ensino superior em Monte Carmelo – MG, no ano de 2015. Getec, v. 6, n. 13, p. 26-42, 2017. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1009. Acesso em: 29 ago. 2018./*ref*/SANTOS, J. O. dos. Finanças para todas as idades: um guia prático. São Paulo: Atlas, 2014./*ref*/VIEIRA, K. M. et al. O uso do cartão de credito por universitários: Analise do perfil, da compra compulsiva e do conhecimento financeiro. Estudo & debate, Lajeado, v. 21, n. 2, p. 100-122, 2014. Disponível: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/617. Acesso em: 10 ago. 2018./*ref*/VILAIN, J. S. B.; PEREIRA, M. F. O impacto do status no planejamento financeiro pessoal: estudo de caso com os advogados de Florianópolis, Santa Catarina. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 14, n. 3, p. 470-488, set./dez. 2013. Disponível: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/2580. Acesso em: 27 ago. 2018.Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T19:11:40Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/3221Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-12-18T19:11:40Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Laureano, Antonia Ilânia Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Educação financeira; Finanças pessoais; Planejamento |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Laureano, Antonia Ilânia Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
author_facet |
Laureano, Antonia Ilânia Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Mendes, Daniel Paiva; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Mattos, Sergio Horta; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Daniel Paiva; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Mattos, Sergio Horta; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laureano, Antonia Ilânia Rodrigues; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Mendes, Daniel Paiva; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil Mattos, Sergio Horta; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira; Finanças pessoais; Planejamento |
topic |
Educação financeira; Finanças pessoais; Planejamento |
description |
Aproximação com a educação financeira desde cedo influencia de forma positiva nossos comportamentos e escolhas diante das situações que surgem no decorrer do cotidiano. Isto porque oferece uma base de conhecimentos para que se consiga gerenciar da melhor forma possível o dinheiro ganho. Este artigo teve como objetivo identificar como os discentes do curso de Administração de Empresas de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Quixadá, lidam com suas finanças pessoais. O estudo possui natureza quantitativa e caráter descritivo. Após um levantamento teórico, o estudo foi submetido a uma pesquisa de campo, do tipo survey, e como instrumento de coleta de dados foram usados questionários fechados com uma amostra de 104 alunos. Os resultados obtidos apontam que os discentes têm responsabilidades com suas finanças pessoais, buscando ter uma vida financeira estável, gastando menos que ganham, sempre planejando e tendo o hábito de poupar com frequência. Pode se constatar que as mulheres têm sempre o costume de planejar e economizar em suas finanças. De forma geral, o comportamento dos discentes em relação às suas finanças pessoais mostra-se bastante positivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3221 10.25190/rec.v8i2.3221 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3221 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v8i2.3221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3221/EDUCA%C3%87%C3%83O%20FINANCEIRA /*ref*/BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada ás ciências sociais. 5. ed. Santa Catarina: UFSC, 2010. /*ref*/BCB. Caderno de Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 20 set. 2018. /*ref*/BORGES, P. R. S. Educação Financeira e sua influência no comportamento do consumidor no mercado de bens e serviços. V EPCT - Encontro de Produção Cientifica e Tecnologia. Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. p. 1-12, out.2010. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_v_epct/PDF/ciencias_sociais/04_BORGES.pdf. Acesso em: 31 maio 2019. /*ref*/BRAIDO, M. G. Planejamento financeiro pessoal dos alunos de cursos da área de gestão: estudo em uma instituição de ensino superior do rio grande do sul. ESTUDO & DEBATE, Lajeado, v. 21, n. 1, p. 37-58, 2014. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/viewFile/601/591. Acesso em: 20 set. 2018. /*ref*/BRASIL. Decreto de Lei Nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1C8ViKDaXUARAuRzhbs3MsbnZW_LjoKfC/view. Acesso em: 07 set. 2018. /*ref*/COSTA, M. C.; MIRANDA, C. J. Educação Financeira e Taxas de Poupanças no Brasil. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, UNEB, Salvador, v. 3, n. 3, p. 57-74, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/377. Acesso em: 24 set. 2018. /*ref*/ENEF - ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Quem somos. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/para-criancas-e-jovens/. Acesso em: 05 set. 2018. /*ref*/GAMA, B. S.; CORREIA, M. V. Planejamento financeiro pessoal e a importância da gestão dos próprios recursos: um estudo de caso com os estudantes de Administração. 2010. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/planejamento-financeiro-pessoal-e-importancia-da-gestao-dos-proprios-recursos-um-estudo-de. Acesso em: 15 set. 2018. /*ref*/GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. /*ref*/GOMES, D. M.; SORATO, K. A. D. L. Planejamento e controle das finanças pessoais com enfoque na utilização das ferramentas contábeis: um estudo com profissionais autônomos. Seminário de Ciências sociais aplicadas, v. 2, n. 2 ,2010. Disponível em: https://periódicos.unesc.net/index.php/seminariocsa/article/ vire/1424/1351. Acesso 22 set. 2018. /*ref*/JOHANN; B. L.; BRAIDO; G. M. Comportamento financeiro pessoal de alunos do terceiro ano noturno do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de lajeado/rs. 2017. Disponível em: http://www.enangrad.org.br/2017/pdf/2017_ENANGRAD480.pdf. Acesso em: 17 ago. 2018. /*ref*/MEDEIROS, F. S. B. M.; LOPES, T. de A. M. L. Finanças Pessoais: um estudo com alunos do curso de ciências contábeis de uma instituição privada de Santa Maria – RS. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 7, n. 2, maio/ago. 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/1966. Acesso em: 17 ago. 2018. /*ref*/MELO, M. A. Ferreira. Educação Financeira: educação financeira, poupança e investimento. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa, 2016. /*ref*/PICCOLI, M. R.; SILVA, T. P. Análise do nível de educação em gestão financeira dos funcionários de uma instituição de ensino superior. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 41, out./dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7249. Acesso em: 26 ago. 2018. /*ref*/RESENDE, B. de M.; COSTA, C. Análise do planejamento financeiro pessoal dos discentes de administração de uma instituição de ensino superior em Monte Carmelo – MG, no ano de 2015. Getec, v. 6, n. 13, p. 26-42, 2017. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1009. Acesso em: 29 ago. 2018. /*ref*/SANTOS, J. O. dos. Finanças para todas as idades: um guia prático. São Paulo: Atlas, 2014. /*ref*/VIEIRA, K. M. et al. O uso do cartão de credito por universitários: Analise do perfil, da compra compulsiva e do conhecimento financeiro. Estudo & debate, Lajeado, v. 21, n. 2, p. 100-122, 2014. Disponível: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/617. Acesso em: 10 ago. 2018. /*ref*/VILAIN, J. S. B.; PEREIRA, M. F. O impacto do status no planejamento financeiro pessoal: estudo de caso com os advogados de Florianópolis, Santa Catarina. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 14, n. 3, p. 470-488, set./dez. 2013. Disponível: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/2580. Acesso em: 27 ago. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 8, n. 2 (2019): Rev. Expr. Catól.; 79-91 2357-8483 10.25190/rec.v8i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421121843200 |