COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, Brasil
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amparo Neto, Melquíades Souza; Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, FACEMP, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013
Resumo: De acordo com as mudanças de paradigmas que se fazem evidentes, nas escolas, ressaltam-se questões sobre a necessidade de uma formação acadêmica humanizada para o docente, visto que, ao longo da história da educação brasileira, os docentes foram formados através de uma ideologia marcada pelo autoritarismo, a qual se converteu em obstáculo no estabelecimento de uma relação dialógica entre professor/aluno. Destacamos a existência de autores que tentam resgatar a essência da ação de educar através de um ato humano, sendo que tal aspecto não é uma teoria desconhecida da nossa literatura. O presente artigo baseia-se em uma revisão integrativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica de artigos e livros de autores, cujos discursos evidenciam a humanização da educação para contrapor a um paradigma tradicionalista, que historicamente, instaurou-se e se faz presente no Brasil desde o período colonial. O objetivo do estudo centra-se em analisar as evidências que apontam a desumanização na formação acadêmica do docente brasileiro que se contrastam com a necessidade de um processo humanizado diante das mudanças de paradigmas que se fazem presentes em nossa contemporaneidade.
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