COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013 |
Resumo: | De acordo com as mudanças de paradigmas que se fazem evidentes, nas escolas, ressaltam-se questões sobre a necessidade de uma formação acadêmica humanizada para o docente, visto que, ao longo da história da educação brasileira, os docentes foram formados através de uma ideologia marcada pelo autoritarismo, a qual se converteu em obstáculo no estabelecimento de uma relação dialógica entre professor/aluno. Destacamos a existência de autores que tentam resgatar a essência da ação de educar através de um ato humano, sendo que tal aspecto não é uma teoria desconhecida da nossa literatura. O presente artigo baseia-se em uma revisão integrativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica de artigos e livros de autores, cujos discursos evidenciam a humanização da educação para contrapor a um paradigma tradicionalista, que historicamente, instaurou-se e se faz presente no Brasil desde o período colonial. O objetivo do estudo centra-se em analisar as evidências que apontam a desumanização na formação acadêmica do docente brasileiro que se contrastam com a necessidade de um processo humanizado diante das mudanças de paradigmas que se fazem presentes em nossa contemporaneidade. |
id |
CATOLICA_e9ee2479deebf0928febdbd3b9450a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4013 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADEFormação acadêmica; Formação docente; Humanização da educaçãoDe acordo com as mudanças de paradigmas que se fazem evidentes, nas escolas, ressaltam-se questões sobre a necessidade de uma formação acadêmica humanizada para o docente, visto que, ao longo da história da educação brasileira, os docentes foram formados através de uma ideologia marcada pelo autoritarismo, a qual se converteu em obstáculo no estabelecimento de uma relação dialógica entre professor/aluno. Destacamos a existência de autores que tentam resgatar a essência da ação de educar através de um ato humano, sendo que tal aspecto não é uma teoria desconhecida da nossa literatura. O presente artigo baseia-se em uma revisão integrativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica de artigos e livros de autores, cujos discursos evidenciam a humanização da educação para contrapor a um paradigma tradicionalista, que historicamente, instaurou-se e se faz presente no Brasil desde o período colonial. O objetivo do estudo centra-se em analisar as evidências que apontam a desumanização na formação acadêmica do docente brasileiro que se contrastam com a necessidade de um processo humanizado diante das mudanças de paradigmas que se fazem presentes em nossa contemporaneidade.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAPinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, BrasilAmparo Neto, Melquíades Souza; Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, FACEMP, Brasil2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/401310.25190/rec.v9i2.4013Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 113-1222357-848310.25190/rec.v9i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013/pdf10/*ref*/ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia. Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006./*ref*/BORNHEIM, G. (org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1999./*ref*/BOTELHO, L.; CUNHA, C.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, maio/ago. 2011./*ref*/COOPER, H. M. Scientific guidelines for conducting integrative research reviews. Review of Educational Research, v. 52, n. 2, p. 291-302, 1981./*ref*/DEMO, P. Professor/Conhecimento. Brasília: UNB, 2001./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998./*ref*/FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999./*ref*/NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão como docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, out./dez. 2017./*ref*/HARARI, Y. Homo Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2016./*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005./*ref*/MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003./*ref*/MORIN, E. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008./*ref*/MORIN, E. O método 5. A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2007./*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000./*ref*/PACHECO, J. Dicionário de valores. São Paulo: Edições SM, 2012./*ref*/PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. São Paulo: Artmed, 2000./*ref*/PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: 2011./*ref*/SANTOS, B. S. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007.Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-13T18:41:52Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4013Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-05-13T18:41:52Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
title |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE Pinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, Brasil Formação acadêmica; Formação docente; Humanização da educação |
title_short |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
COMO HUMANIZAR A QUEM ENSINA? A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA HUMANIZADA PARA O DOCENTE EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Pinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, Brasil |
author_facet |
Pinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, Brasil Amparo Neto, Melquíades Souza; Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, FACEMP, Brasil |
author_role |
author |
author2 |
Amparo Neto, Melquíades Souza; Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, FACEMP, Brasil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Alexandra Moreno; Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil Universidade Católica de Salvador, UCSal, Brasil Amparo Neto, Melquíades Souza; Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, FACEMP, Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação acadêmica; Formação docente; Humanização da educação |
topic |
Formação acadêmica; Formação docente; Humanização da educação |
description |
De acordo com as mudanças de paradigmas que se fazem evidentes, nas escolas, ressaltam-se questões sobre a necessidade de uma formação acadêmica humanizada para o docente, visto que, ao longo da história da educação brasileira, os docentes foram formados através de uma ideologia marcada pelo autoritarismo, a qual se converteu em obstáculo no estabelecimento de uma relação dialógica entre professor/aluno. Destacamos a existência de autores que tentam resgatar a essência da ação de educar através de um ato humano, sendo que tal aspecto não é uma teoria desconhecida da nossa literatura. O presente artigo baseia-se em uma revisão integrativa realizada através de uma pesquisa bibliográfica de artigos e livros de autores, cujos discursos evidenciam a humanização da educação para contrapor a um paradigma tradicionalista, que historicamente, instaurou-se e se faz presente no Brasil desde o período colonial. O objetivo do estudo centra-se em analisar as evidências que apontam a desumanização na formação acadêmica do docente brasileiro que se contrastam com a necessidade de um processo humanizado diante das mudanças de paradigmas que se fazem presentes em nossa contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013 10.25190/rec.v9i2.4013 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v9i2.4013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4013/pdf10 /*ref*/ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia. Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. /*ref*/BORNHEIM, G. (org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1999. /*ref*/BOTELHO, L.; CUNHA, C.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, maio/ago. 2011. /*ref*/COOPER, H. M. Scientific guidelines for conducting integrative research reviews. Review of Educational Research, v. 52, n. 2, p. 291-302, 1981. /*ref*/DEMO, P. Professor/Conhecimento. Brasília: UNB, 2001. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. /*ref*/FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. /*ref*/NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão como docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, out./dez. 2017. /*ref*/HARARI, Y. Homo Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. /*ref*/LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005. /*ref*/MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. /*ref*/MORIN, E. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2008. /*ref*/MORIN, E. O método 5. A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2007. /*ref*/MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. /*ref*/PACHECO, J. Dicionário de valores. São Paulo: Edições SM, 2012. /*ref*/PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. São Paulo: Artmed, 2000. /*ref*/PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: 2011. /*ref*/SANTOS, B. S. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 9, n. 2 (2020): Rev. Expr. Catól.; 113-122 2357-8483 10.25190/rec.v9i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826420665712640 |