Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinôco,Rafael de Gois
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo,Allyson Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257
Resumo: RESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação.
id CBCE-1_14414e9de202298b2cab563833dfcf5e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100257
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física EscolarEducaçãoEscolaFilosofiaMídia AudiovisualRESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2020.0037info:eu-repo/semantics/openAccessTinôco,Rafael de GoisAraújo,Allyson Carvalho depor2021-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100257Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:15.753092Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
title Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
spellingShingle Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
Tinôco,Rafael de Gois
Educação
Escola
Filosofia
Mídia Audiovisual
title_short Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
title_full Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
title_fullStr Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
title_sort Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
author Tinôco,Rafael de Gois
author_facet Tinôco,Rafael de Gois
Araújo,Allyson Carvalho de
author_role author
author2 Araújo,Allyson Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinôco,Rafael de Gois
Araújo,Allyson Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola
Filosofia
Mídia Audiovisual
topic Educação
Escola
Filosofia
Mídia Audiovisual
description RESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.42.2020.0037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856448323584