Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257 |
Resumo: | RESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação. |
id |
CBCE-1_14414e9de202298b2cab563833dfcf5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892020000100257 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física EscolarEducaçãoEscolaFilosofiaMídia AudiovisualRESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.42.2020.0037info:eu-repo/semantics/openAccessTinôco,Rafael de GoisAraújo,Allyson Carvalho depor2021-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100257Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:15.753092Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
title |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
spellingShingle |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar Tinôco,Rafael de Gois Educação Escola Filosofia Mídia Audiovisual |
title_short |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
title_full |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
title_fullStr |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
title_full_unstemmed |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
title_sort |
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar |
author |
Tinôco,Rafael de Gois |
author_facet |
Tinôco,Rafael de Gois Araújo,Allyson Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Allyson Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tinôco,Rafael de Gois Araújo,Allyson Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola Filosofia Mídia Audiovisual |
topic |
Educação Escola Filosofia Mídia Audiovisual |
description |
RESUMO Este escrito nasceu da inquietação sobre os usos dos aparatos midiáticos na escola, em especial, nas aulas de Educação Física. Tem como objetivo, apresentar reflexões sobre a possível interlocução da concepção Crítico-Emancipatória e a Mídia-Educação na prática pedagógica, revelando suas proximidades e possibilidades. Metodologicamente, trata-se de um estudo documental exploratório de abordagem qualitativa, justificando-se a partir da necessidade de construção de novas propostas frente aos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Ao final, edificamos a importância da materialização de planejamentos que utilizem tais teorias, a fim de assegurar uma experiência crítica e criativa, fruição, análise e criação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.42.2020.0037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856448323584 |