O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puchta,Diogo Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300272
Resumo: ResumoNo presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber Ginástica doméstica, médica e higiênica para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à educação física e à ginástica pensadas nos anos iniciais do século XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no Estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no início de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da educação física regular nas escolas é apenas um exemplo.
id CBCE-1_149c00d91a16a1ed9297c432085b1035
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892015000300272
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)História da educaçãoHistória do ensino da educação física/ginásticaHistória das disciplinas escolaresHistória do livro didáticoResumoNo presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber Ginástica doméstica, médica e higiênica para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à educação física e à ginástica pensadas nos anos iniciais do século XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no Estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no início de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da educação física regular nas escolas é apenas um exemplo.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300272Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2013.06.004info:eu-repo/semantics/openAccessPuchta,Diogo RodriguesOliveira,Marcus Aurélio Taborda depor2015-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892015000300272Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:55.157401Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
title O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
spellingShingle O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
Puchta,Diogo Rodrigues
História da educação
História do ensino da educação física/ginástica
História das disciplinas escolares
História do livro didático
title_short O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
title_full O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
title_fullStr O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
title_full_unstemmed O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
title_sort O livro como ferramenta pedagógica para a inserção da educação física e da ginástica no ensino público primário paranaense (fim do século XIX e início do século XX)
author Puchta,Diogo Rodrigues
author_facet Puchta,Diogo Rodrigues
Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
author_role author
author2 Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puchta,Diogo Rodrigues
Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
História do ensino da educação física/ginástica
História das disciplinas escolares
História do livro didático
topic História da educação
História do ensino da educação física/ginástica
História das disciplinas escolares
História do livro didático
description ResumoNo presente trabalho procuramos analisar as motivações do autor Domingos Nascimento ao se valer da obra de Daniel Schreber Ginástica doméstica, médica e higiênica para escrever sobre a ginástica que deveria ser ensinada e praticada nas escolas paranaenses. Buscamos confrontar a perspectiva dos dois autores com relação à educação física e à ginástica pensadas nos anos iniciais do século XX, bem como contextualizar tais perspectivas com a situação em que se encontrava a instrução pública no Estado do Paraná, de grandes discussões em torno da renovação do ensino, manifestadas no início de um amplo ciclo de reformas escolares, no qual a “novidade” da educação física regular nas escolas é apenas um exemplo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300272
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892015000300272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2013.06.004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.37 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854723416064