A escolarização dos exercícios físicos e os manuais de ginástica no processo de constituição da educação física como disciplina escolar (1882-1926)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHSJ |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o processo de escolarização dos exercícios físicos e da ginástica no ensino público primário ofertado em alguns Estados brasileiros, quais sejam: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, neste último notadamente na cidade do Rio de Janeiro, município da Corte e Capital Federal. Compreendendo um período que vai das duas últimas décadas dos oitocentos ao primeiro quartel do século XX, visa entender como a escolarização dos exercícios físicos e da ginástica incluindo a adoção, aquisição e circulação de manuais de ginástica contribuiu para a constituição da Educação Física como disciplina escolar, bem como as mudanças e permanências que marcaram sua trajetória no currículo. Para isso, além dos manuais de ginástica, também foram mobilizadas fontes como relatórios da instrução pública; a legislação do ensino; ofícios e correspondências de governo; inventários escolares; notas de compra e venda; periódicos da época; entre outras. A análise dos manuais fundamenta-se no conceito de fundo comum formulado por Stella Bresciani (2004), bem como nas observações de Alain Choppin (2000 e 2004), levando em consideração tanto as características próprias do livro, quanto às características pedagógicas. Inserido no âmbito da história das disciplinas escolares, também fundamenta-se nos estudos sobre a construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b e 2000) e nos trabalhos de Antonio Viñao (2008), André Chervel (1990) e Dominique Juliá (2002). A análise da documentação possibilitou identificar os diferentes entendimentos sobre a educação física, o ensino da ginástica e a prática de exercícios físicos nas escolas, assim como alguns dos argumentos usados na época em defesa (ou não) da exercitação física dos escolares. Possibilitou ainda verificar quem foram os autores dos manuais adotados em cada um dos Estados, o contexto de produção e a circulação desses livros, além das finalidades atribuídas à educação física e à ginástica. Os conteúdos selecionados e os métodos de ensino foram analisados cotejando os programas de ensino oficiais, levando em consideração à forma como a ginástica e os exercícios físicos deveriam ser organizados nas escolas, ou seja, as recomendações quanto ao emprego do tempo, a configuração dos espaços e as observações sobre o vestuário. Na falta de formação específica, destaca-se a contribuição dos manuais de ginástica como ferramentas pedagógicas importantes ao subsidiarem o trabalho dos professores. Observa-se a preocupação em promover a educação intelectual sem descuidar da educação física, respeitando o equilíbrio das forças, isto é, a harmonia entre a atividade do espírito e a atividade do corpo. Destaca-se ainda a importância da educação física não apenas para promover a saúde e garantir o vigor das novas gerações, mas também para formar o caráter, moralizar os costumes e educar a vontade. Com efeito, também é notória uma aproximação entre educação física e educação moral, reconhecendo a contribuição da primeira para o forjar de uma nova sensibilidade moral e cívica. |
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Marcus Aurelio Taborda de OliveiraDiogo Rodrigues Puchta2019-08-13T20:43:43Z2019-08-13T20:43:43Z2015-08-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHSJEste trabalho versa sobre o processo de escolarização dos exercícios físicos e da ginástica no ensino público primário ofertado em alguns Estados brasileiros, quais sejam: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, neste último notadamente na cidade do Rio de Janeiro, município da Corte e Capital Federal. Compreendendo um período que vai das duas últimas décadas dos oitocentos ao primeiro quartel do século XX, visa entender como a escolarização dos exercícios físicos e da ginástica incluindo a adoção, aquisição e circulação de manuais de ginástica contribuiu para a constituição da Educação Física como disciplina escolar, bem como as mudanças e permanências que marcaram sua trajetória no currículo. Para isso, além dos manuais de ginástica, também foram mobilizadas fontes como relatórios da instrução pública; a legislação do ensino; ofícios e correspondências de governo; inventários escolares; notas de compra e venda; periódicos da época; entre outras. A análise dos manuais fundamenta-se no conceito de fundo comum formulado por Stella Bresciani (2004), bem como nas observações de Alain Choppin (2000 e 2004), levando em consideração tanto as características próprias do livro, quanto às características pedagógicas. Inserido no âmbito da história das disciplinas escolares, também fundamenta-se nos estudos sobre a construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b e 2000) e nos trabalhos de Antonio Viñao (2008), André Chervel (1990) e Dominique Juliá (2002). A análise da documentação possibilitou identificar os diferentes entendimentos sobre a educação física, o ensino da ginástica e a prática de exercícios físicos nas escolas, assim como alguns dos argumentos usados na época em defesa (ou não) da exercitação física dos escolares. Possibilitou ainda verificar quem foram os autores dos manuais adotados em cada um dos Estados, o contexto de produção e a circulação desses livros, além das finalidades atribuídas à educação física e à ginástica. Os conteúdos selecionados e os métodos de ensino foram analisados cotejando os programas de ensino oficiais, levando em consideração à forma como a ginástica e os exercícios físicos deveriam ser organizados nas escolas, ou seja, as recomendações quanto ao emprego do tempo, a configuração dos espaços e as observações sobre o vestuário. Na falta de formação específica, destaca-se a contribuição dos manuais de ginástica como ferramentas pedagógicas importantes ao subsidiarem o trabalho dos professores. Observa-se a preocupação em promover a educação intelectual sem descuidar da educação física, respeitando o equilíbrio das forças, isto é, a harmonia entre a atividade do espírito e a atividade do corpo. Destaca-se ainda a importância da educação física não apenas para promover a saúde e garantir o vigor das novas gerações, mas também para formar o caráter, moralizar os costumes e educar a vontade. Com efeito, também é notória uma aproximação entre educação física e educação moral, reconhecendo a contribuição da primeira para o forjar de uma nova sensibilidade moral e cívica.This thesis deals with the schooling process of physical exercises and gymnastics in the public primary education offered in some Brazilian states, which are: Paraná, São Paulo, Minas Gerais and Rio de Janeiro, on the last one, notably, in the city of Rio de Janeiro, municipality of the Court and capital of the Federal Republic. Comprising a historical period that goes from the last decades of the eighteen hundreds to the first quarter of the XXth century, aims to understand how the schooling process of physical exercises and gymnastics including the adoption, acquisition and circulation of gymnastic manuals contributes to the constitution process of Physical Education (P. E.) as a school subject, as well as the changes and permanency that make its trajectory in the curriculum. Thereunto, besides the gymnastic manuals, other sources were mobilized like reports; educational legislation; government letters; school inventories; periodicals; among others. The analysis of the manuals is based on the Stella Brescianis concept of common background, and on the observations of Alain Choppin (2000 and 2004), taking into consideration not only the characteristics of the book, but also the pedagogical features. Inserted within the history of school subjects, it is also based on the study of the curriculum as a social construction of Ivor Goodson (1995a, 1995b e 2000) and the works of Antonio Viñao (2008), André Chervel (1990) and Dominique Juliá (2002). The analysis of the documents allowed to identify different understandings about physical education, the teaching of gymnastics and the practice of physical exercises in schools, as well as some of the arguments used at the time in defense (or not) of the students physical exercitation. Still allowed to verify who were the authors of manuals adopted in each State, the context of production and circulation of these books, in addition to the purposes assigned to physical education and gymnastics. The selected contents and the methods of teaching were analyzed comparing the educational programs, taking into account the way gymnastics and physical exercises should be organized on schools, i.e, the recommendation on the use of time, the configuration of spaces and observations on the garment. In the absence of specific formation, stands out the contribution of exercise manuals as important teaching tools to subsidize the teachers work. It is observed the concern to promote intellectual education without neglecting physical education, respecting the balance of forces, that is, the harmony between the activity of the spirit and the activity of the body. It also highlights the importance of physical education not only to promote health and ensure the strength of the new generations, but also to form character, moralize the customs and educate the will. Indeed, it is also noticeable a rapprochement between physical education and moral education, recognizing the first contribution to the forging of a new moral and civic sensibility.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos HistóriaEducação HistoriaEducação física Estudo e ensino HistóriaGinásticaHistória do ensino de educação físicaHistória do livro didáticoHistória das disciplinas escolaresA escolarização dos exercícios físicos e os manuais de ginástica no processo de constituição da educação física como disciplina escolar (1882-1926)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___diogo_rodrigues_puchta.pdfapplication/pdf3294479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHSJ/1/tese___diogo_rodrigues_puchta.pdf3054dc2e806e404c17d973e7315c8300MD51TEXTtese___diogo_rodrigues_puchta.pdf.txttese___diogo_rodrigues_puchta.pdf.txtExtracted texttext/plain718171https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHSJ/2/tese___diogo_rodrigues_puchta.pdf.txt5b32eac9331b01d4652f996159ebaf72MD521843/BUBD-A3NHSJ2019-11-14 16:10:17.993oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NHSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:10:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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