Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart,Karine Naves de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fortunato,Stayce Moreira, Dias,Gabrielle Batista, Cerqueira,Laura Lírio Resende, Wanner,Samuel Penna, Nunomura,Myrian, Aleixo,Ivana Montandon Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.
id CBCE-1_14ad33ad739295cd1b3c7a466bf1419d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100227
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artísticaEnsino onlineGinásticaMotivaçãoSatisfação pessoalRESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220020info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Karine Naves de OliveiraFortunato,Stayce MoreiraDias,Gabrielle BatistaCerqueira,Laura Lírio ResendeWanner,Samuel PennaNunomura,MyrianAleixo,Ivana Montandon Soarespor2022-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100227Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.839860Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
title Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
spellingShingle Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
Goulart,Karine Naves de Oliveira
Ensino online
Ginástica
Motivação
Satisfação pessoal
title_short Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
title_full Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
title_fullStr Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
title_full_unstemmed Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
title_sort Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
author Goulart,Karine Naves de Oliveira
author_facet Goulart,Karine Naves de Oliveira
Fortunato,Stayce Moreira
Dias,Gabrielle Batista
Cerqueira,Laura Lírio Resende
Wanner,Samuel Penna
Nunomura,Myrian
Aleixo,Ivana Montandon Soares
author_role author
author2 Fortunato,Stayce Moreira
Dias,Gabrielle Batista
Cerqueira,Laura Lírio Resende
Wanner,Samuel Penna
Nunomura,Myrian
Aleixo,Ivana Montandon Soares
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart,Karine Naves de Oliveira
Fortunato,Stayce Moreira
Dias,Gabrielle Batista
Cerqueira,Laura Lírio Resende
Wanner,Samuel Penna
Nunomura,Myrian
Aleixo,Ivana Montandon Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino online
Ginástica
Motivação
Satisfação pessoal
topic Ensino online
Ginástica
Motivação
Satisfação pessoal
description RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e20220020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856704176128