Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227 |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas. |
id |
CBCE-1_14ad33ad739295cd1b3c7a466bf1419d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100227 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artísticaEnsino onlineGinásticaMotivaçãoSatisfação pessoalRESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e20220020info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart,Karine Naves de OliveiraFortunato,Stayce MoreiraDias,Gabrielle BatistaCerqueira,Laura Lírio ResendeWanner,Samuel PennaNunomura,MyrianAleixo,Ivana Montandon Soarespor2022-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100227Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.839860Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
title |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
spellingShingle |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística Goulart,Karine Naves de Oliveira Ensino online Ginástica Motivação Satisfação pessoal |
title_short |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
title_full |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
title_fullStr |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
title_full_unstemmed |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
title_sort |
Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística |
author |
Goulart,Karine Naves de Oliveira |
author_facet |
Goulart,Karine Naves de Oliveira Fortunato,Stayce Moreira Dias,Gabrielle Batista Cerqueira,Laura Lírio Resende Wanner,Samuel Penna Nunomura,Myrian Aleixo,Ivana Montandon Soares |
author_role |
author |
author2 |
Fortunato,Stayce Moreira Dias,Gabrielle Batista Cerqueira,Laura Lírio Resende Wanner,Samuel Penna Nunomura,Myrian Aleixo,Ivana Montandon Soares |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart,Karine Naves de Oliveira Fortunato,Stayce Moreira Dias,Gabrielle Batista Cerqueira,Laura Lírio Resende Wanner,Samuel Penna Nunomura,Myrian Aleixo,Ivana Montandon Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino online Ginástica Motivação Satisfação pessoal |
topic |
Ensino online Ginástica Motivação Satisfação pessoal |
description |
RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar fatores motivacionais para a participação em aulas online de ginástica artística (GA) e a satisfação dos alunos quanto à qualidade dessas aulas. Uma amostra de 39 alunos respondeu ao Inventário de Motivação para Prática Desportiva e a um questionário estruturado para avaliação da qualidade das aulas online. Um total de 67%, 53% e 30% dos alunos consideraram “muito importante” os motivos relacionados à “competência esportiva”, “saúde” e “amizade/lazer”, respectivamente. Todas as dimensões avaliadas no questionário sobre a qualidade das aulas apresentaram satisfação superior a 75%. Portanto, a “Competência esportiva” é o principal fator motivacional para a prática de aulas online de GA. De maneira geral, os alunos se mostraram satisfeitos com a qualidade dessas aulas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e20220020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856704176128 |