Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226 |
Resumo: | RESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social. |
id |
CBCE-1_25b07614214463d526f47c274dff7ec9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32892022000100226 |
network_acronym_str |
CBCE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19AdolescentesEducaçãoArtes marciaisEducação FísicaRESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e004722info:eu-repo/semantics/openAccessGasparotto,Guilherme da SilvaGasparotto,Lívia Pimenta Rennópor2022-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100226Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.780068Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
title |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 Gasparotto,Guilherme da Silva Adolescentes Educação Artes marciais Educação Física |
title_short |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
title_full |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
title_sort |
Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19 |
author |
Gasparotto,Guilherme da Silva |
author_facet |
Gasparotto,Guilherme da Silva Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó |
author_role |
author |
author2 |
Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparotto,Guilherme da Silva Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Educação Artes marciais Educação Física |
topic |
Adolescentes Educação Artes marciais Educação Física |
description |
RESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/rbce.44.e004722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) instacron:CBCE |
instname_str |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
instacron_str |
CBCE |
institution |
CBCE |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br |
_version_ |
1792203856703127552 |