Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparotto,Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226
Resumo: RESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.
id CBCE-1_25b07614214463d526f47c274dff7ec9
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892022000100226
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19AdolescentesEducaçãoArtes marciaisEducação FísicaRESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.44.e004722info:eu-repo/semantics/openAccessGasparotto,Guilherme da SilvaGasparotto,Lívia Pimenta Rennópor2022-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892022000100226Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:20.780068Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
title Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
spellingShingle Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
Gasparotto,Guilherme da Silva
Adolescentes
Educação
Artes marciais
Educação Física
title_short Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
title_full Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
title_fullStr Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
title_full_unstemmed Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
title_sort Significados da prática do Jiu-jítsu na escola: percepção de estudantes no contexto de pandemia da covid-19
author Gasparotto,Guilherme da Silva
author_facet Gasparotto,Guilherme da Silva
Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó
author_role author
author2 Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparotto,Guilherme da Silva
Gasparotto,Lívia Pimenta Rennó
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Educação
Artes marciais
Educação Física
topic Adolescentes
Educação
Artes marciais
Educação Física
description RESUMO O objetivo do estudo foi compreender significados atribuídos pelos estudantes à prática do jiu-jítsu em um projeto escolar, sobre sentimentos e emoções durante a pandemia de covid-19, a partir da análise de discurso de um grupo focal formado por oito participantes de um projeto de extensão da modalidade de jiu-jítsu, com auxílio do software Iramuteq. Identificaram-se três classes e seis subclasses de palavras relacionadas que, em conjunto com a análise de similitude destes termos, demonstraram as percepções e significações que os estudantes atribuíram à experiência no projeto. Para os estudantes, os ensinamentos da modalidade e experiências no projeto escolar puderam auxiliar a mitigar efeitos emocionais negativos, resultantes do isolamento social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892022000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.44.e004722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856703127552