Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzini,Ana Rita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Taffarel,Celi Nelza Zülke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300302
Resumo: Resumo O objetivo buscou analisar os níveis de sistematização da ginástica em aulas de Educação Física na Perspectiva Crítico-Superadora, no ensino fundamental e médio, elencando a formação de conceitos nos estudantes. Subsidiada no Materialismo Histórico e Dialético, a investigação utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular e, um recorte de tese de doutorado que investigou 120 horas/aula, sobre a ginástica nas aulas de Educação Física. Concluiu-se que, a sistematização da ginástica elevou em níveis sucessivos a capacidade teórica nos estudantes, concretizada com a formação de conceitos que elaboraram o pensamento sobre o conhecimento, internalizando representações, generalizações e regularidades científicas dominando o conteúdo específico.
id CBCE-1_3cbb8a73fc4235829a7a0df51f991ac8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892018000300302
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolarEducação EscolarEducação FísicaSistematizaçãoGinástica.Resumo O objetivo buscou analisar os níveis de sistematização da ginástica em aulas de Educação Física na Perspectiva Crítico-Superadora, no ensino fundamental e médio, elencando a formação de conceitos nos estudantes. Subsidiada no Materialismo Histórico e Dialético, a investigação utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular e, um recorte de tese de doutorado que investigou 120 horas/aula, sobre a ginástica nas aulas de Educação Física. Concluiu-se que, a sistematização da ginástica elevou em níveis sucessivos a capacidade teórica nos estudantes, concretizada com a formação de conceitos que elaboraram o pensamento sobre o conhecimento, internalizando representações, generalizações e regularidades científicas dominando o conteúdo específico.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300302Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.004info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzini,Ana RitaTaffarel,Celi Nelza Zülkepor2018-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000300302Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:07.035911Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
title Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
spellingShingle Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
Lorenzini,Ana Rita
Educação Escolar
Educação Física
Sistematização
Ginástica.
title_short Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
title_full Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
title_fullStr Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
title_full_unstemmed Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
title_sort Os níveis de sistematização da ginástica para formação de conceitos na educação escolar
author Lorenzini,Ana Rita
author_facet Lorenzini,Ana Rita
Taffarel,Celi Nelza Zülke
author_role author
author2 Taffarel,Celi Nelza Zülke
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzini,Ana Rita
Taffarel,Celi Nelza Zülke
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Educação Física
Sistematização
Ginástica.
topic Educação Escolar
Educação Física
Sistematização
Ginástica.
description Resumo O objetivo buscou analisar os níveis de sistematização da ginástica em aulas de Educação Física na Perspectiva Crítico-Superadora, no ensino fundamental e médio, elencando a formação de conceitos nos estudantes. Subsidiada no Materialismo Histórico e Dialético, a investigação utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular e, um recorte de tese de doutorado que investigou 120 horas/aula, sobre a ginástica nas aulas de Educação Física. Concluiu-se que, a sistematização da ginástica elevou em níveis sucessivos a capacidade teórica nos estudantes, concretizada com a formação de conceitos que elaboraram o pensamento sobre o conhecimento, internalizando representações, generalizações e regularidades científicas dominando o conteúdo específico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000300302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.03.004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.3 2018
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855653502976