A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Carolina Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pacifico Martineli, Telma Adriana, Almeida, Eliane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128
Resumo: O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.
id UFG-4_04cd26efd05c2ea037727b2cf194436a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53128
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação FísicaFormação de conceito. Educação Física. Ginástica.Ensino da Ginástica na Educação FísicaO estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno. Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5312810.5216/rpp.v22.53128Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128/33451Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Carolina MouraPacifico Martineli, Telma AdrianaAlmeida, Eliane Maria2020-02-27T16:22:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53128Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:24.651205Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
title A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
spellingShingle A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
Vasconcelos, Carolina Moura
Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.
Ensino da Ginástica na Educação Física
title_short A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
title_full A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
title_fullStr A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
title_full_unstemmed A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
title_sort A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
author Vasconcelos, Carolina Moura
author_facet Vasconcelos, Carolina Moura
Pacifico Martineli, Telma Adriana
Almeida, Eliane Maria
author_role author
author2 Pacifico Martineli, Telma Adriana
Almeida, Eliane Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Carolina Moura
Pacifico Martineli, Telma Adriana
Almeida, Eliane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.
Ensino da Ginástica na Educação Física
topic Formação de conceito. Educação Física. Ginástica.
Ensino da Ginástica na Educação Física
description O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128
10.5216/rpp.v22.53128
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.53128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128/33451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859197530112