A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128 |
Resumo: | O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno. |
id |
UFG-4_04cd26efd05c2ea037727b2cf194436a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/53128 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação FísicaFormação de conceito. Educação Física. Ginástica.Ensino da Ginástica na Educação FísicaO estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno. Universidade Federal de Goiás2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5312810.5216/rpp.v22.53128Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128/33451Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Carolina MouraPacifico Martineli, Telma AdrianaAlmeida, Eliane Maria2020-02-27T16:22:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/53128Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:24.651205Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
title |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
spellingShingle |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física Vasconcelos, Carolina Moura Formação de conceito. Educação Física. Ginástica. Ensino da Ginástica na Educação Física |
title_short |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
title_full |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
title_fullStr |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
title_full_unstemmed |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
title_sort |
A formação do conceito na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na Educação Física |
author |
Vasconcelos, Carolina Moura |
author_facet |
Vasconcelos, Carolina Moura Pacifico Martineli, Telma Adriana Almeida, Eliane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pacifico Martineli, Telma Adriana Almeida, Eliane Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Carolina Moura Pacifico Martineli, Telma Adriana Almeida, Eliane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de conceito. Educação Física. Ginástica. Ensino da Ginástica na Educação Física |
topic |
Formação de conceito. Educação Física. Ginástica. Ensino da Ginástica na Educação Física |
description |
O estudo objetivou compreender a concepção de formação de conceito cotidiano e científico, segundo a teoria vigotskiana, com vistas a contribuir para o ensino da ginástica, na educação física. Portanto, realizou-se levantamento das produções científicas sobre formação de conceito, bem como estudo de obras clássicas de Vigotski a fim de elaborar uma proposta de ensino da cultura corporal, que possibilite a formação dos conceitos científicos. A partir do movimento ginástico salto, estabeleceu-se a sistematização de ensino em quatro fases: captação dos conceitos cotidianos; mediação do professor pela linguagem; captação dos conceitos científicos; e comparação entre esses conceitos. Por intermédio desse processo de ensino, identifica-se a capacidade de generalização do aluno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128 10.5216/rpp.v22.53128 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.53128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/53128/33451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859197530112 |