O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho,Alex
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Montezi,Aline Vilarinho, Ambrosio,Fabiana Follador e, Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626
Resumo: Objetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais.
id CBCE-1_3ee9f85f2a12f1cdbb432fa81e5d16ee
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892014000300626
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudávelImaginário coletivoHábitos saudáveisPromoção de saúdeEstudantes de Educação FísicaObjetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/2179-325520143630005info:eu-repo/semantics/openAccessFialho,AlexMontezi,Aline VilarinhoAmbrosio,Fabiana Follador eAiello-Vaisberg,Tânia Maria Josépor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892014000300626Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:51.256382Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
title O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
spellingShingle O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
Fialho,Alex
Imaginário coletivo
Hábitos saudáveis
Promoção de saúde
Estudantes de Educação Física
title_short O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
title_full O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
title_fullStr O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
title_full_unstemmed O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
title_sort O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre vida saudável
author Fialho,Alex
author_facet Fialho,Alex
Montezi,Aline Vilarinho
Ambrosio,Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José
author_role author
author2 Montezi,Aline Vilarinho
Ambrosio,Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho,Alex
Montezi,Aline Vilarinho
Ambrosio,Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg,Tânia Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário coletivo
Hábitos saudáveis
Promoção de saúde
Estudantes de Educação Física
topic Imaginário coletivo
Hábitos saudáveis
Promoção de saúde
Estudantes de Educação Física
description Objetivo:A presente pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre a vida saudável.Metodologia:Foi realizada uma entrevista coletiva com 27 alunos do curso de Educação Física, organizada ao redor do uso do Procedimento Desenhos-Estórias com Tema "uma pessoa que leva uma vida saudável". As produções foram consideradas à luz do método psicanalítico em termos de produção interpretativa dos campos de sentido afetivo-emocional subjacentes ao material obtido.Resultados:O trabalho interpretativo permitiu a percepção de um campo denominado "responsabilidade individual", que se estrutura a partir da crença de que a saúde seria um estado que depende primordialmente de iniciativas e ações individuais.Conclusões:O quadro encontrado indica que o campo opera efeitos positivos, no sentido do fortalecimento da iniciativa pessoal, mas gera, como consequência problemática, um obscurecimento acerca da importância de fatores ambientais, que dependem de ações sociais e governamentais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892014000300626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2179-325520143630005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.36 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854646870016